Buscar

apol 1 história da educação 1

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A História Nova, inspirada na Escola dos Annales, compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre, e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 9. 
Considerando o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, leia as afirmativas a seguir, observando as que apresentam os pontos que permitem visualizar os pressupostos da “Nova história”:
I. Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica diálogo com outras áreas de conhecimento.
II. Ressaltar o tema política e conhecimentos gerais e divulgar os fatos e narrativas dos acontecimentos de forma linear.
III. Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
IV. Compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns. 
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
Você acertou!
A nova história interessa-se por toda a atividade humana, preocupa-se em analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, por meio de registros, escritos, visuais e orais como fontes. Ela procura articular os elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos e compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns (p. 16 e 17 – capítulo 1).
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 2/10 - História da Educação
Considere a seguinte passagem de texto:
“Um outro elemento-chave a ser observado no projeto da escola primária republicana diz respeito ao papel assumido por essa instituição na formação do caráter e no desenvolvimento de virtudes morais, de sentimentos patrióticos e da disciplina na criança. Mensagens de caráter moralizante e cívico foram amplamente propagadas pela escola pública primária”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na primeira república: memória, história e perspectivas de pesquisa. In: Tempo, Niterói, v.13, n. 26, p. 32-55, 2009.  p. 45. 
O início do período republicano no Brasil trouxe mudanças para o cenário educacional. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Um dos fatos importantes do campo educacional na Primeira República foi a desestruturação dos grupos escolares, principalmente de São Paulo, e a extinção do ensino simultâneo.
	
	B
	O governo republicano desacelerou a construção de edifícios e instalações para o ambiente escolar, pois já havia um excesso dessas construções desde o período imperial.
	
	C
	As instituições escolares na Primeira República desvencilharam-se das noções eugenistas e racialistas oriundas dos períodos colonial e imperial e encerraram os preconceitos raciais existentes.
	
	D
	No início do século XX, houve uma homogeneidade no campo das ideias educacionais com o domínio da orientação jesuítica para a organização do sistema de ensino nacional.
	
	E
	A escola na Primeira República, influenciada pela lógica positivista do período, concentrava esforços para moralizar e civilizar a população e estabelecer uma ordem social necessária para o progresso.
Você acertou!
“De forma breve, podemos afirmar que princípios positivistas influenciaram muitos participantes do movimento pela proclamação da República no Brasil, em especial os militares: ideias como construir um progresso para a história e as instituições do país, de aproximá-lo de um ideal de civilização e de modernidade, nesse momento fortemente relacionado aos modelos europeu e norte-americano, permearam o debate em torno da Constituição e também das diretrizes políticas. A escola era compreendida como instituição fundamental no esforço de moralizar e civilizar a população do país e de estabelecer uma ordem social necessária para o progresso. Além disso, compreendemos o lema da bandeira brasileira como bastante ilustrativo desses princípios e da influência de ideais positivistas na construção da República: Ordem e Progresso”. (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, p. 113 – capítulo 4)
Questão 3/10 - História da Educação
Leia o trecho de texto a seguir:
“Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere à educação, passou a ser a formação das elites dirigentes dos pais. Ao invés de procurar montar um sistema nacional de ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, as autoridades preocupavam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 41. 
Segundo o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil sobre a escolarização no Brasil no período imperial, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) O consenso era de que a educação do povo não poderia ser decidida pelo povo.
II. ( ) A Constituição de 1824 garantiu não somente a gratuidade do ensino, mas também a sua oferta, sob a responsabilidade dos governantes locais.
III. ( ) D. Pedro I afirmou a necessidade de uma legislação especial voltada à instrução pública.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F
	
	B
	F – V – V
	
	C
	V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I e III são VERDADEIRAS: ”O consenso era de que a educação do povo não poderia ser decidida pelo povo”. (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, p. 92  – capítulo 3) [...]  “ [...] D. Pedro I [...] a?rmava: ‘Tenho promovido os estudos públicos quanto é possível porém necessita-se de uma legislação especial’ ”. (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, p. 97 – capítulo 3)
A II é FALSA: “Segundo a Constituição de 1824, a instrução primária era gratuita a todos os cidadãos, mas não garantia a oferta nem indicava de quem seria essa responsabilidade”. (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, p. 98 – capítulo 3)
	
	D
	F – V – F
	
	E
	V – V – F
Questão 4/10 - História da Educação
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Enumere, na ordem sequencial, as características de acordo com a respectiva concepção. 
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História 
(  ) Interesse essencial pelo tema política e pela história mundial.
(  ) História compreendida como uma narrativa dos acontecimentos, factual e linear.
(  ) Interesse por toda a atividade humana, daí a expressão história total, relacionada aos Annales.
(  ) Preocupa-se em realizar análise das estruturas que envolvem as permanências, mudanças e transformações históricas.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
Você acertou!
Paradigma Tradicional - Interesse essencial pelo tema política e pela história mundial.
História compreendida como uma narrativa dos acontecimentos, factual e linear (p 16). Nova História - Interesse por toda a atividade humana, daí a expressão históriatotal, relacionada aos Annales. Preocupa-se em realizar análise das estruturas que envolvem as permanências, mudanças e transformações históricas (p. 16 – capítulo 1)
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 –  2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
Questão 5/10 - História da Educação
Analise a citação a seguir:
“As novas diretrizes para o ensino de história da década de 1990 traz na problemática o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados. Desta forma, os PCNs e a LDB nos faz pensar qual é o verdadeiro papel da escola para a sociedade. É neste ponto que temos grandes debates, pois há uma grande problemática no que é cultura e memória e história de uma nação, e como isso deve ser ensinado”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 29. 
A sociedade, a cultura e o momento histórico que envolvem a ação educativa ainda são muito discutidos e para compreendê-los é importante compreender os fundamentos históricos da educação no Brasil. Nesse contexto, de acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, responda à seguinte questão: qual é o papel da história para a sociedade? Analise as afirmativas e assinale a correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A história é resultado de uma construção coletiva e individual seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial no mundo das ideias.
Você acertou!
O papel da história é o resultado da construção coletiva e individual, seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial das ideias (p. 40 – capítulo 1).
	
	B
	A história tem em seu papel a responsabilidade de identificar as mudanças ocorridas nos diferentes tempos e espaços exatamente como elas aconteceram.
	
	C
	A história é uma crescente construção de fatos e acontecimentos que foram registrados desconsiderando a totalidade da sociedade
	
	D
	A história seu arcabouço de registros e documentos contribui para a exposição nos livros didáticos dos principais acontecimentos e fatos
	
	E
	A história tem seu papel na sociedade para informar nomes de datas importantes dos fatos históricos ocorridos
Questão 6/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O regime implantado pelo golpe civil-militar de 1964 produziu uma democratização do acesso à educação no Brasil, mas dentro de uma lógica de vinculação da educação pública aos interesses do mercado e de estímulo e favorecimento à privatização do ensino”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/entrevistas/reforma-educacional-da-ditadura-eliminou-exigencia-de-gasto-minimo-com-educacao>. Acesso em 03 ago. 2016. 
A ditadura civil-militar modificou significativamente a estrutura educacional brasileira. A partir desses elementos e do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os governos militares se afastaram do campo educacional, pois tinham outros interesses e deixaram as propostas e reformas nas mãos dos intelectuais escolanovistas.
	
	B
	As reformas educacionais dos governos militares geraram conquistas quantitativas; porém, sem um acompanhamento de recursos orçamentários, o que abriu espaço para a iniciativa privada no setor.
Você acertou!
“Dessa forma, apesar de todos os questionamentos feitos às duas grandes reformas educacionais desse período, notamos que quantitativamente houve conquistas, mas não foram acompanhadas de recursos orçamentários, humanos, materiais e pedagógicos necessários para a solução de problemas, derivados da própria expansão e do novo público ao qual foi permitido o acesso à escolarização em todos os níveis”.  (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, p. 148 – capítulo 4)
	
	C
	O regime militar encerrou o modelo educacional pautado pelo tecnicismo, retirando investimentos do ensino profissionalizante.
	
	D
	Durante a ditadura, houve um esforço massivo do governo para inibir a iniciativa privada no âmbito educacional, promovendo um crescimento quantitativo e qualitativo da educação pública.
	
	E
	As disciplinas das áreas de ciências humanas, tais como história e geografia, encontraram mais espaço na grade curricular do ensino público, pois substituíram disciplina de educação moral e cívica.
Questão 7/10 - História da Educação
Leia a passagem de texto a seguir:
“O Ratio Studiorum ou Plano de Estudos – o método pedagógico dos jesuítas, publicado em 1599 foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, primeiro colégio aberto na Sicília, em 1548”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_jesuitico_intro.html>. Acesso em: 28 jul. 2016. 
A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A maior proeminência da educação jesuítica no Brasil foi no período colonial, mas sempre teve que lutar contra a Coroa portuguesa para conseguir instituir seus colégios e seminários nesse contexto
	
	B
	Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião.
Você acertou!
“Mais sistematizados com o Ratio Studiorum, o número de colégios aumentou e seminários específicos par a carreira eclesiástica foram criados. [...] Embora relacionados à Igreja e à Companhia de Jesus, perpassavam e eram legitimados pela sociedade portuguesa e orientavam para a formação de bons costumes e da fé católica [...]. Tais princípios permeavam a organização e as práticas educativas nos colégios e seminários dos jesuítas, destacando primeiramente a ‘glória de Deus, em função do que aparelha toda a instituição: organização, regimento, disciplinas, práticas, valores etc. [...] Buscavam a formação virtuosa com base na religião, o que orientava quaisquer ações e normas ali estabelecidas”. (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, p. 67-68 – CAPÍTULO 2)
	
	C
	O Ratio Studiorium era o principal método da educação proposta pelos jesuítas; era voltado para o ensino das letras e desconsiderava os preceitos religiosos da Companhia de Jesus.
	
	D
	Ao proporem e utilizarem o Ratio Studiorium, os jesuítas defendiam uma educação laica e baseada na ausência de hierarquia
	
	E
	As práticas educativas oriundas do Ratio Studiorium enfatizavam uma educação difusa oriunda das comunidades tribais, distanciando-se das obrigações religiosas
Questão 8/10 - História da Educação
Leia o seguinte excerto:
“No Brasil, a história da educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. [...] A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela ‘programatização’”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROBALLO, R. O. B. Historia da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.p. 7-8. 
No que diz respeito aos aspectos da origem da história da educação como disciplina no Brasil apresentados no livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. A história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional.
II. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil.
III. A disciplinahistória da educação primeiramente foi atribuída aos cursos de História e Filosofia.
IV. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina. 
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
Você acertou!
Os aspectos da origem da história da educação como disciplina no campo da Pedagogia no Brasil enfatizam que a história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina (p. 20 e 21).
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 9/10 - História da Educação
Considere a seguinte passagem de texto:
“No Brasil, os jesuítas se dedicaram a duas tarefas principais: a pregação da fé católica e o trabalho educativo. Com seu trabalho missionário, procurando salvar as almas, abriram caminho a penetração dos colonizadores, com seu trabalho educativo, ao mesmo tempo em que ensinavam as primeiras letras e a gramática latina, ensinavam a doutrina católica e os costumes europeus”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 33.
Segundo o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil sobre as ações dos jesuítas, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Para a catequização dos índios, os jesuítas buscaram sistematizar a língua tupi e utilizaram práticas como a dança e a música.
II. ( ) No século XVI, havia muitas casas de bê-á-bá e poucos colégios, que se tornaram mais numerosos nos séculos seguintes.
III. ( ) Nas ações jesuíticas, a educação é necessariamente articulada à religião e à moral, desde os discursos até os conteúdos disciplinares.
IV. ( ) Logo após a expulsão dos jesuítas, Portugal implantou o sistema público de ensino no Brasil, aos moldes do que era feito na metrópole.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são VERDADEIRAS: “Basicamente focada na catequização em especial de crianças indígenas e na adaptação dos jesuítas a essa nova realidade inclusive quanto à língua tupi que foi traduzida por eles [...] “ (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil p. 64 – capítulo 2) [...]  “[...] de 1570 a 1599 – à medida que os indígenas do litoral vão sendo dizimados e o modelo colonizador de monocultura latifúndio e trabalho escravo era estabelecido diminuiu o número de casas de bê-á-bá e aumentou o de colégios”.  (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil p. 65 – capítulo 2) [...] “[....] eles [os jesuítas] desenvolveram uma ação educativa que não dissociava o aprendizado das letras da catequização nesse momento mais voltado para as crianças indígenas.  [...] havia ‘a música o canto a dança e a arte dramática’ [...] considerados a principal estratégia para cativar os indígenas e aproximá-los da doutrina cristã”. (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil p. 66 – capítulo 2) [...] “Buscavam a formação virtuosa com base na religião o que orientava quaisquer ações e normas ali estabelecidas. Assim, o ensino das letras também era voltado para essa ?nalidade formativa, priorizando-se a virtude e depois a ciência – mesmo para os alunos que não visavam ao sacerdócio. [...] As virtudes, a disciplina e as obrigações religiosas [...] eram insistentemente reiteradas no cotidiano perpassando a organização hierárquica as normas disciplinares e as ideias e práticas pedagógicas”. (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil p. 67-68 – capítulo 2)
A afirmativa IV é FALSA: “Por mais de dois séculos, a educação jesuítica predominou na colônia uma vez que não havia interesse da metrópole em criar um sistema educacional no Brasil”. (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil p. 68 – capítulo 2)
Questão 10/10 - História da Educação
Considere a seguinte citação:
“O fim do regime militar e a institucionalização do processo de democratização alastraram-se pelo país como suporte ideológico, atingindo também os setores educacionais, que conclamavam uma nova educação e, portanto, uma nova LDB”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da Educação Brasileira. São Paulo: Salta, 2015. p. 204.   
A partir do início da redemocratização brasileira, tivemos significativas mudanças da legislação no âmbito educacional. Sobre esses elementos e, considerando o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, é correto afirmar:
Nota: 10.0
	
	A
	As discussões sobre a educação durante a Constituinte (1988) abordavam vários temas; porém, havia um consenso sobre a necessidade da extinção do ensino público.
	
	B
	A Constituição de 1988 considerou a educação como direito de todos, mas eximiu o Estado do dever de ofertá-la e promovê-la, deixando a cargo das famílias.
	
	C
	Em 1996 é aprovada a Lei nº 9394, a LDBEN, após oito anos de tramitação. Um dos seus pontos centrais é a organização do sistema de ensino em educação básica e em ensino superior.
Você acertou!
“Também em dezembro de 1996 ocorreu a aprovação da Lei nº 9394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), após oito anos de tramitação. As principais mudanças quanto ao ensino fundamental foram: [...] organização do sistema de ensino em educação básica – composta pela educação infantil, ensino fundamental (8 anos) e ensino médio (3 anos) – e em ensino superior”. (Livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, p. 154 – capítulo 4)  
	
	D
	Com a aprovação da Lei nº 9394/1996 - a LDBEN - os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram extintos e passou a ser enfatizada uma maior centralização e cerceamento da autonomia pedagógica. 
	
	E
	A Assembleia Constituinte (1988) contou com pouca participação da sociedade civil, acadêmicos e técnicos, pois a temática da educação foi pouco discutida naquele período.

Continue navegando