Como ter sucesso no estudo a distância
15 pág.

Como ter sucesso no estudo a distância


DisciplinaA Distancia32 materiais156 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Como ter sucesso no estudo a distância
Atividade anterior
	Iniciado em
	sexta, 20 Mar 2020, 13:33
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 20 Mar 2020, 13:52
	Avaliar
	10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com a tecnologia eletrônica, criam-se novas possibilidades de produzir, acessar e transmitir informações. Em termos de tecnologia escrita, estamos passando de um suporte analógico (papel, livro, revista) para um digital (computador, teclado, internet). Essas mudanças implicam aprendizagens radicalmente novas. Segundo Neder e Possari (2001), tanto o conteúdo quanto a forma de organização do material didático de um curso, qualquer que seja a sua natureza, estarão inseridos em uma teia de relações importantes no sentido da produção de significados. Observe o quadro: 
COMO ACONTECE A APRENDIZAGEM
Aprendemos                                       Retemos
1% por meio do gosto                       10% do que lemos
1,5% por meio do tato                       20% do que escutamos
3,5% por meio do olfato                    30% do que vemos   
11% por meio da audição                  50% do que vemos e escutamos
83% por meio da visão                       70% do que ouvimos e logo discutimos
                                                                90% do que ouvimos e logo realizamos
Fonte: adaptado de Piletti (2004).
Considerando as ideias do texto e as informações do quadro acima, pode-se concluir que:
Escolha uma:
a. Propor conteúdos aos alunos que explorem, principalmente, a visão e a audição, não é essencial na EaD.
b. Os materiais da metodologia em EaD devem ser de memorização, pois somente assim há aprendizagem significativa.
c. Os materiais didáticos para a EaD devem ser todos impressos para que os alunos possam ler, pois a retemos muito mais quando lemos do que quando ouvimos.
d. O professor deve trabalhar os outros sentidos do aluno para que a porcentagem do que se aprende com cada um deles aumente.
e. Os materiais audiovisuais são elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, já que ouvir e ver proporcionam porcentuais de fixação maiores que os demais sentidos.
GABARITO: Está correta a alternativa \u201cOs materiais audiovisuais são elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, já que ouvir e ver proporcionam porcentuais de fixação maiores que os demais sentidos\u201d. Como pode-se perceber na página indicada e com a interpretação da tabela, os materiais audiovisuais são elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, pois já foi confirmado que ouvir e ver proporcionam porcentuais de fixação maiores que os demais sentidos. Assim, torna-se essencial propor conteúdos aos alunos que explorem, principalmente, a visão e a audição, ajudando-os a reter mais informações, por mais tempo; contrário ao que se propõe na alternativa A, por isso ela está incorreta. A alternativa B está incorreta por trazer a informação de que o professor deve trabalhar os outros sentidos do aluno para que a porcentagem do que se aprende com cada um deles aumente, o que não pode ser concluído com a tabela e o texto apresentado. Na alternativa C tem-se que os materiais didáticos para a EaD devem ser todos impressos para que os alunos possam ler, pois a retemos muito mais quando lemos do que quando ouvimos, o que não se confirma no quadro apresentado na questão.
Feedback
A resposta correta é: Os materiais audiovisuais são elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, já que ouvir e ver proporcionam porcentuais de fixação maiores que os demais sentidos..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A aprendizagem autodirigida é de extrema importância, pois apresenta mecanismos capazes de trazer alternativas para os limites do ensino tradicional, bem como vem suprir com as necessidades de difusão da educação, independentemente dos recursos físicos e financeiros, da distância e da disponibilidade dos professores e alunos. O objetivo principal dessa metodologia de aprendizagem é explorar os recursos e os suportes tecnológicos que as novas tecnologias de informação permitem aos níveis de produção e tratamento de conhecimento, sendo caracterizado de várias formas, conforme Lucena e Fuks(2000), e Sampaio e Leite (2000). Algumas das características da metodologia de aprendizagem, trazidas no enunciado, estão dispostas abaixo. Assim, coloque V para as que julgarem verdadeiras e F para as que julgarem falsas.
(__) Ser um instrumento de democratização \u2013 ao se apoderar de todos os recursos tecnológicos de informações e comunicação disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade, o ensino autodirigido viabiliza a democratização da educação sem fronteiras.
(__) Promover o desenvolvimento pessoal \u2013 ao exigir do aluno aprendiz disciplina e organização do pensamento, enfatiza a autonomia, determinação e o poder de decisão
(__) Respeitar as diferenças \u2013 ao receber diferentes informações em quantidade e qualidade, cabe a cada aluno aprendiz controlar o tempo, o local e o ritmo de estudo.
(__) Reduzir as diferenças \u2013 os ambientes autodirigidos também eliminam as lideranças que inibem a participação dos demais.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V, F, F, V.
b. F, V, V, V.
c. V, V, V, F.
d. V, V, V, V.
GABARITO: Todas as alternativas estão corretas. Ser um instrumento de democratização \u2013 ao se apoderar de todos os recursos tecnológicos de informações e comunicação disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade, o ensino autodirigido viabiliza a democratização da educação sem fronteiras. Promover o desenvolvimento pessoal \u2013 ao exigir do aluno aprendiz disciplina e organização do pensamento, enfatiza a autonomia, determinação e o poder de decisão. Respeitar as diferenças \u2013 ao receber diferentes informações em quantidade e qualidade, cabe a cada aluno aprendiz controlar o tempo, o local e o ritmo de estudo. Reduzir as diferenças \u2013 os ambientes autodirigidos também eliminam as lideranças que inibem a participação dos demais. Videoaula 3.1 - A importância da aprendizagem autodirigida.
e. F, F, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Lucena e Fuks (2000) e Sampaio e Leite (2000), o objetivo principal da aprendizagem autodirigida é explorar os recursos e os suportes tecnológicos que as novas tecnologias de informação permitem aos níveis de produção e tratamento de conhecimento. Caracteriza-se por:
I - Ser um instrumento de democratização do saber: apoderar-se de todos os recursos tecnológicos de informação e comunicação disponíveis e colocá-los a serviço da sociedade.
II - Promover o desenvolvimento pessoal: ao exigir do aluno-aprendiz disciplina e organização do pensamento.
III - Respeitar as diferenças: ao receber diferentes informações em quantidade e qualidade, cabendo ao aluno-aprendiz controlar o tempo, o local e o ritmo de estudo.
IV - Reduzir as diferenças: os ambientes autodirigidos também eliminam as lideranças que inibem a participação dos demais.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Estão corretas as afirmativas II e IV
b. Todas as afirmativas estão corretas.
GABARITO: Alternativa correta é \u201ctodas as afirmativas estão corretas\u201d. Todas as alternativas descritas acima são verdadeiras, por ser em um ensino que acontece por intermédio de mídia impressa ou eletrônica, ou seja, não sendo necessário que o instrutor e aprendiz estejam fisicamente juntos, no momento de estudo, a participação e interação entre as partes pode variar de acordo com o método utilizado por cada um.
c. Estão corretas as afirmativas III e IV.
d. Estão corretas as afirmativas II e III.
e. Estão corretas as afirmativas I e II.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
\u201cA utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem pressupõe, ao lado do domínio das tecnologias, uma forma de comunicação do professor que utiliza em sua docência novas concepções, como ciberespaço, interatividade, cibercultura,