Buscar

QUESTÕES ATIVIDADES AUDIT SIST CERT QUAL INST SAUD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AUDIT/SIST CERT QUAL INST SAUD
1-  A realidade que se apresenta para a Auditoria Independente no Brasil é a de mercado ainda restrito e altamente competitivo; de uma imagem ainda em recuperação junto à sociedade, diante de uma fase de desgaste capitaneada pela mídia, do hiato entre as expectativas de auditores e usuários, bem como da relação entre o modelo contábil brasileiro e o padrão de auditoria praticado (Carvalho, Pinho; 2004).  Assinale a alternativa INCORRETA:
Embora a satisfação das expectativas dos clientes, em relação à qualidade do serviço, agregue valor, esses não se ressentem de atenção por parte dos profissionais liberais quanto às necessidades que extrapolam as relacionadas ao processo de trabalho. A resposta correta é: B.
CORRETA: Embora a satisfação das expectativas dos clientes, em relação à qualidade do serviço, agregue valor, esses se ressentem de atenção maior por parte dos profissionais liberais quanto às necessidades que extrapolam as relacionadas ao processo de trabalho.
2- A auditoria independente é uma atividade que utilizando-se de procedimentos técnicos específicos tem a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe características de confiabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
A auditoria independente é uma profissão que exige nível técnico com registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC de sua região.
CORRETA: A auditoria independente é uma profissão que exige nível superior e é atribuição exclusiva de bacharel em Ciências Contábeis com registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC de sua região.
3- Em se tratando de uma economia de mercado, os profissionais de auditoria independente, denominados auditores independentes ou auditores externos, têm um papel fundamental no funcionamento do sistema econômico,  vis-à-vis a influência que seu trabalho pode exercer sobre as decisões de investimento, de financiamento e, de um modo geral, no comportamento dos agentes econômicos. Essa influência decorre da tarefa de revisão das demonstrações contábeis das entidades auditadas e na emissão de uma opinião técnica e isenta sobre as mesmas, propiciando uma maior confiança e credibilidade no funcionamento do mercado de capitais e contribuindo para consecução do objetivo de uma eficiente alocação de recursos na economia.  Assinale a alternativa INCORRETA:
Assim, desempenhando a função de agente parcial na execução de seus trabalhos, embora contratados pelos administradores da entidade auditada, os auditores independentes devem se reportar não só a estes, mas, principalmente, atuar como agente que se reporta ao mercado, ou seja, tendo plena consciência de seu papel como guardião dos interesses dos demais participantes desse mercado 
CORRETA: Assim, desempenhando a função de agente NEUTRO E IMparcial na execução de seus trabalhos, embora contratados pelos administradores da entidade auditada, os auditores independentes devem se reportar não só a estes, mas, principalmente, atuar como agente que se reporta ao mercado, ou seja, tendo plena consciência de seu papel como guardião dos interesses dos demais participantes desse mercado 
CONTEUDO 3. Segundo Donabedian (1980) qualidade é o cumprimento de requisitos básicos de segurança e processos, garantindo a conformidade do atendimento. Assianle a alternativa INCORRETA:
A auditoria de avaliação dos serviços de saúde é um  instrumento fraco para as operadoras de planos de saúde avaliarem a qualidade dos serviços oferecidos para os seus usuários, além de disponibilizar informações que instrumentalizarão o setor de credenciamento a realizar comparativos de qualidade e perfil dos prestadores, ganhando maior poder de negociação e auxiliando no encaminhamento da clientela, permitindo oferecer aos clientes um atendimento diferenciado e específico para a sua necessidade. Instrumento forte 
2- Para Nogueira (1999) a qualidade deixou de ser um pré-requisito opcional, mas é um requisito obrigatório de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. Assianle a alternativa INCORRETA:
	A  melhor forma de iniciar a implantação da filosofia da qualidade é esquadrinhar a história institucional a fim de realizar um trabalho de fundo, a longo prazo e, como afirma o famoso provérbio: “Quem não aprende com o passado, com os erros do passado, está condenado a repeti-los”. Assim a “qualidade possibilitará a baixa ALTA produtividade e preparará a inflexibilidade FLEXIBILIDADE”.
3-O objetivo da avaliação da qualidade é determinar o grau de sucesso das profissões relacionadas com a saúde, em se autogovernarem, de modo a impedir a exploração ou a incompetência, e o objetivo da monitorização da qualidade é exercer vigilância contínua, de tal forma que desvios dos padrões possam ser precocemente detectados e corrigidos. Assinale a alternativa INCORRETA:
A avaliação de processo descreve as atividades do serviço de atenção médica. Esse tipo de avaliação está orientado, principalmente, para a análise da competência médica no tratamento dos problemas de saúde, isto é, o que é feito para o paciente com respeito à sua doença ou complicação particular. A avaliação do processo não faz comparações dos procedimentos empregados com os estabelecimentos como normas pelos próprios profissionais de saúde.  CORRETA: FAZ COMPARAÇÕES 
CONTEUDO 4 – 1 Ao falar sobre a evolução da história da qualidade  na saúde, não podemos deixar de nos referir aos trabalhos da pioneira Florence Nightingale (1820-1910), enfermeira inglesa que implantou o primeiro modelo de melhoria contínua da qualidade em saúde em 1854, durante a Guerra da Criméia. Tal fato se demonstra através de
Dados estatísticos e gráficos, as taxas de mortalidade foram reduzidas de 40% para 2% em apenas 6 meses, fato que só pode ser conseguido com a implantação de rígidos padrões sanitários e de uma revolução no atendimento e nos cuidados de enfermagem estabelecidos
2- Segundo a Lei n. 7.498/86, art. 11, inciso I, alínea h, e Decreto n. 94.406/87, que regulamenta a lei, cabe ao enfermeiro privativamente a consultoria, a auditoria e a emissão de parecer sobre matéria de enfermagem (artigo 8º, inciso I, alínea d do Decreto) (COREN, 2003). A auditoria de enfermagem pode ser realizada em hospitais, clínicas, ambulatórios, home care e operadoras de planos de saúde. Indique a Afirmativa INCORRETA
Externa por meio de análise dos prontuários comparando com a condição clínica do paciente
Assim as anotações de enfermagem têm valor como fonte de investigação, instrumento de educação e documento legal. Desta forma, os registros podem servir como um dos meios para avaliação da assistência de enfermagem prestada ao paciente, bem como da qualidade das anotações elaboradas pela equipe de enfermagem.
3- A auditoria dentro desse contexto hospitalar emerge como um instrumento essencial ao controle adequado às necessidades de gerenciamento das informações do ambiente hospitalar, garantindo a manutenção da qualidade de seus processos. Quanto ao seu posicionamento profissional, o auditor baseia-se em princípios tais como:
Assinale a alternativa incorreta:
I) Soberania: proteger os interesses da sociedade, respeitar as normas de condutas ético-profissionais.
II) Cautela e zelo profissional: na elaboração de seus relatórios, na emissão de sua opinião, bom senso em seus atos decisórios, cumprindo a lei.
III) Objetividade: o auditor deve se abster de intervir nos casos em que há conflitos de interesses que possam influenciar a absoluta isenção do seu julgamento.
IV) Independência: o auditor no exercício de sua atividade deve manter uma atitude de independência que assegure a imparcialidade do seu julgamento.
Somente a alternativa III está incorreta

Outros materiais