A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
Saneamento Urbano e Saneamento Rural

Pré-visualização | Página 1 de 6

Saneamento Urbano e Saneamento Rural
	Iniciado em
	segunda, 2 Mar 2020, 18:13
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 2 Mar 2020, 18:51
	Avaliar
	4,00 de um máximo de 10,00(40%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Texto da questão
Em relação ao abastecimento de água e ao reuso de águas residuárias, avalie as afirmações a seguir.
I. No meio rural utilizam-se formas alternativas de captação de água, não sendo necessária a realização da etapa de tratamento de água.
II. Nas áreas rurais, as soluções individuais de abastecimento de água são a principal forma de abastecimento.
III. As águas de reúso, quando tratadas, são uma excelente alternativa para economizar água.
IV. A contaminação de mananciais de abastecimento só ocorre em locais próximos a grandes centros urbanos.
V.As águas utilizadas para abastecimento são oriundas de mananciais superficiais, de mananciais subterrâneos ou da captação das águas de chuvas sendo, portanto, livres de contaminantes e/ou micro-organismos causadores de doenças.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e IV.
b. IV e V.
c. II e V.
d. II e III.
e. III e IV.
Gabarito comentado: Livro SaneamentoAmbiental/ Curitiba: Fael, 2016. Capítulo 5 - Saneamentoe rural, p. 103-126; e Capítulo 9 - Tratamento e Disposição Final de Efluentes Tratados e Lodos de Estações de Tratamento de Água e Esgoto, p. 200 – 221.
I.Incorreto: É importante salientar que, mesmo para essas formas alternativas de captação no meio rural, é necessária a realização da etapa de tratamento de água (p. 106 do livro).
II.Correto: Solução individual de abastecimento de água para consumo humano ‒ “Modalidade de abastecimento de água para consumo humano que atenda a domicílios residenciais com uma única família, incluindo seus agregados familiares. Aplica-se em áreas rurais de população dispersa” (p. 106 do livro).
III.Correto: o uso e o reúso de águas residuárias apresentam-se como alternativas para minimizar os efeitos negativos econômicos, sociais e ambientais da escassez hídrica (p. 200 do livro).
IV.Incorreto: Nas áreas urbanas, a elevada densidade populacional é o principal fator causador da degradação do ambiente e da contaminação de mananciais, e nas áreas rurais também ocorre essa contaminação, sendo a atividade agropecuária o principal agente impactante. (p. 59 do livro).
V.Incorreto: As águas utilizadas para abastecimento são oriundas de mananciais superficiais, de mananciais subterrâneos ou da captação das águas de chuvas não sendo, livres de contaminantes e/ou micro-organismos causadores de doenças (p. 106-107 do livro).
Feedback
A resposta correta é: II e III..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A cafeína é uma das substâncias mais consumidas no mundo e presença constante no esgoto humano. Não faz, necessariamente, mal à saúde, mas, por semelhanças químicas, sua presença na água sinaliza a existência de outros contaminantes, em particular os chamados poluentes emergentes, resíduos cada vez mais presentes nas águas do mundo e que só agora começam a despertar a atenção dos órgãos de saneamento. Entre essas substâncias, está a fenolftaleína, que tem seu uso como laxante proibido pela Anvisa, e o triclosan, um antisséptico usado em medicamentos, cremes dentais e desodorantes. Sua proliferação em rios e reservatórios é resultado do crescimento das cidades e de novos processos industriais.
ROSA, G. Água de 15 capitais tem sinal de contaminação, diz estudo. Veja.com, São Paulo, 1 jul. 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2016.
Com base no texto e no mapa do índice da cafeína na água, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. os poluentes emergentes são assim denominados porque surgiram recentemente, com o crescimento industrial e urbano.
b. os poluentes emergentes representam grande periculosidade à saúde do homem e ao meio ambiente, pois pouco ainda se conhece sobre os riscos que podem causar e também por apresentarem características de alta resistência à degradação.
c. a ausência de cafeína na água na maioria dos estados da Região Norte se deve às melhores condições de saneamento e indica que a água não apresenta qualquer tipo de contaminante.
d. os Estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo foram os que apresentaram os maiores valores de cafeína na água e, portanto, possuem maior probabilidade de apresentar água contaminada por poluentes emergentes.
e. a cafeína é uma medida indireta de qualidade e, quando presente, indica que a água que chega a nossa torneira está contaminada com poluentes emergentes.
Feedback
A resposta correta é: os Estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo foram os que apresentaram os maiores valores de cafeína na água e, portanto, possuem maior probabilidade de apresentar água contaminada por poluentes emergentes..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Avalie as afirmações a seguir.
I.As doenças infecciosas são causadas pela água, por excretas, pelo lixo, pelo ar e por poluentes.
II.As doenças respiratórias atingem em maior proporção pessoas que moram em grandes centros, pois nesses locais a poluição atmosférica é mais pronunciada.
III.Lavar as mãos e a face, tomar banho diário e usar toalhas individuais são as principais medidas para controlar a doença de Chagas.
IV.Substâncias orgânicas e inorgânicas podem ocasionar doenças.
V.São consideradas doenças relacionadas à habitação aquelas ligadas à falta de higiene, à localização e às condições da moradia.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, IV e V.
Gabarito comentado: Livro SaneamentoAmbiental/ Curitiba: Fael, 2016. Capítulo 3 - A falta de saneamentoe as doenças. p. 47-73.
I.Incorreto: As doenças infecciosas são causadas por agentes patogênicos e podem ser transmitidas pela água, por excretas, pelo lixo, pelo ar e por poluentes, sendo classificadas de acordo com essas vias de transmissão (p. 48 do livro).
II.Correto: Imagem divulgada pela Administração Nacionalda Aeronáutica e Espaço (NASA) no dia 19 de setembro de 2013, mostra que as areas que mais apresentaram número de mortes relacionadas à poluição atmosférica coincidem com os grandes centros urbanos (p. 67 do livro).
III.Incorreto: A doença de Chagas tem medidas de controle que passam pela melhoria das habitações rurais,de modo a evitar a disseminação do inseto vetor, popularmente chamado de barbeiro (p. 70 do livro).
IV.Correto: Algumas substâncias consideradas nocivas, tanto de origem orgânica quanto inorgânica, podem causar danos à saúde humana. Podem ser transmitidas pela água, pelo solo contaminado ou pelo ar. A dificuldade em se tratar doenças dessa natureza se deve à bioacumulação no organismo, ou seja, uma vez ingerida (de forma direta, pela água ou por material particulado no ar), a substância se acumula no organismo e não é eliminada (p. 59 do livro).
V.Correto: As infecções relacionadas a habitação podem ser classificadas com base em quatro fatores: a) Localização da habitação ‒ Pode favorecer o contato com vetores de algumas doenças, como malária e doença do sono; b) Estrutura e localização da habitação ‒ Pode favorecer a falta de higiene doméstica, o que está relacionado a doenças fecal-orais e doenças relacionadas com higiene; c) Condições de ventilação, temperatura, umidade e densidade de moradores da habitação ‒ Podem favorecer infecções transmitidas pelo ar, como as respiratórias; d) Condições da habitação ‒ Podem favorecer a proliferação de ratos, insetos ou animais domésticos, reservatórios em potencial de várias doenças infecciosas (p. 68 do livro).
b. II e V.
c. I, II e IV.
d. III e IV.
e. IV e V.
Feedback
A resposta correta é: II, IV e V..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Avalie as afirmações a seguir.
I. Os aterros sanitários são considerados reatores biológicos onde os resíduos orgânicos e a água são transformados em gases e chorume.
II.Na etapa de metanogênese da digestão anaeróbia ocorre a transformação de CO2 e H2 em CH4 e CO2.
III. O uso agrícola de lodo de esgoto promove a reciclagem de nutrientes, sendo benéfico ao cultivo de plantas.
IV.