A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
Saneamento Urbano e Saneamento Rural

Pré-visualização | Página 3 de 6

rede assistencial, implicando gastos hospitalares, e no desenvolvimento de programas de controle das doenças endêmicas. Analisando a relação proposta entre as duas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A primeira proposição é falsa e a segunda é verdadeira.
b. As duas proposições são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c. As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d. As duas proposições são falsas.
e. A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
Feedback
A resposta correta é: As duas proposições são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira..
Parte inferior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme prevê a Lei ____________, a gestão dos recursos hídricos deve promover o uso múltiplo das águas e todos os setores usuários da água devem ter igualdade de acesso aos recursos hídricos. No entanto, em situações de escassez, os usos prioritários da água passam a ser o consumo humano e ________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Escolha uma:
a. Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos; a dessedentação de animais.
b. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente; a manutenção da biodiversidade.
c. Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos; a manutenção da biodiversidade.
d. Lei n. 9.984, de 17 de julho de 2000, que dispõe sobre a criação da Agência Nacional de Águas (ANA); a dessedentação de animais.
e. Lei n. 9.984, de 17 de julho de 2000, que dispõe sobre a criação da Agência Nacional de Águas (ANA); a manutenção da biodiversidade.
Feedback
A resposta correta é: Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos; a dessedentação de animais..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Relacione cada conceito com sua respectiva definição.
Conceito
1)Meio ambiente
2)Salubridade Ambiental
3)Saúde
4)Poluição
5)Contaminação
Definição
a) Qualidade ambiental com capacidade para promover a saúde da população, na medida em que previne as mazelas propagadas pelo meio ambiente.
b)Alteração provocada pelo ser humano que prejudique, direta ou indiretamente, sua vida ou bem-estar, com danos aos recursos naturais, como a água e o solo, e impedimentos a atividades econômicas como a pesca e a agricultura.
c)Estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doenças. Resultante de diversas condições, como alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, liberdade e acesso a serviços médicos.
d)Totalidade dos fatores externos (químicos, físicos, biológicos e sociais) que cercam e afetam um dado organismo ou uma população.
e)Lançamento ou liberação nas águas, no ar ou no solo de toda e qualquer substância, com intensidade, quantidade, concentração ou características em desacordo com os padrões de qualidade ambiental estabelecidos por legislação, mas que não alterarem as relações ecológicas ali existentes ao longo do tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta.
Escolha uma:
a. 1-a, 2-d, 3-c, 4-e, 5-b.
b. 1-d, 2-a, 3-c, 4-b, 5-e.
c. 1-d, 2-c, 3-a, 4-e, 5-b.
d. 1-a, 2-d, 3-c, 4-e, 5-b.
e. 1-c, 2-a, 3-d, 4-b, 5-e.
Feedback
A resposta correta é: 1-d, 2-a, 3-c, 4-b, 5-e..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Avalie as afirmações a seguir.
I. Uma erupção vulcânica produz poluição.
II. A maioria dos problemas sanitários que afetam a população está intrinsecamente relacionada com a poluição da água (superficial e subterrânea), do ar e do solo.
III. No Brasil, o consumo agropecuário é o setor responsável pelo maior consumo de água, quando comparado com outros setores como o industrial e o consumo doméstico.
IV. A água que cai das chuvas nos dias atuais é a principal responsável pela formação da água subterrânea.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. I e III.
c. I, III e IV.
d. I e II.
Gabarito comentado: Livro Saneamento Ambiental/ Curitiba: Fael, 2016. Capítulo 2 - Saneamento e Meio Ambiente. p. 23-46.
Correto: I. Uma erupção vulcânica produz poluição, pois este fenômeno natural pode alterar as características do ar, o que pode causar danos à saúde, como problemas respiratórios.(p. 35 do livro)
Correto: II. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Banco Mundial (BM) realizam periodicamente estudos com estimativas das principais doenças mundiais (os chamados Global Burden of Diseases – GBD). Em 2010, entre as dez principais, foram listadas doenças relacionadas à poluição ambiental, com as infecções respiratórias em segundo lugar e a diarreia em quarto lugar (MURRAY et al., 2012). (p. 25 do livro)
Correto: III. No Brasil, a maior demanda de água é do setor de irrigação, responsável por 72% do consumo total de água, seguido pelo consumo para abastecimento (p. 29 do livro).
Incorreto: IV. Há séculos a água vem se acumulando no subsolo, e somente uma pequena fração é acrescentada anualmente pelas chuvas (p. 27 do livro).
e. I, II e III.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Relacione cada termo com seu respectivo aspecto.
Termo
1)Manancial
2)Poluição difusa
3)Poluição pontual
4)Uso e ocupação do solo
Aspectos relacionados
a)Chega ao corpo hídrico por meio de tubulação.
b)Inclui tanto situações naturais, como lagos, cursos d’água, florestas e campos, como as decorrentes das inúmeras intervenções humanas, como a urbanização, agricultura e mineração.
c)As águas pluviais são responsáveis pelo seu transporte até os corpos hídricos.
d)Fonte utilizada para consumo humano ou desenvolvimento de atividades econômicas.
e)Principal fator causador de degradação do ambiente urbano.
A relação correta é:
Escolha uma:
a. 1-c, 2-a, 3-d, 4-b.
b. 1-d, 2-b, 3-a, 4-c.
c. 1-d, 2-c, 3-a, 4-b.
d. 1-a, 2-c, 3-b, 4-d.
e. 1-b, 2-c, 3-a, 4-d.
Feedback
A resposta correta é: 1-d, 2-c, 3-a, 4-b..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As reservas de águas superficiais e subterrâneas são utilizadas para diferentes atividades econômicas, para a sobrevivência do homem, e de plantas e animais. Os usos múltiplos da água vão se complexando a medida de que a sociedade se desenvolve social e economicamente. TUNDISI, J. G.; TUNDISI, T. M. Caderno do Professor: Projeto Aqua Mundo. São Carlos: Instituto Internacional de Ecologia, 2012. p. 16
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. As variações regionais de consumo médio de água verificadas, em 2014, de 118,9 L/hab/dia no Nordeste e de 187,9 L/hab/dia no Sudeste indicam que a região Sudeste possui um desenvolvimento econômico superior ao da região Nordeste.
II. A água para consumo humano deve atender ao padrão de potabilidade estabelecido por legislação e não oferecer riscos à saúde.
III. Um dos usos múltiplos da água é a diluição de resíduos líquidos (despejo de esgotos domésticos ou industriais).
IV. As perdas de água na rede de distribuição não trazem impactos negativos à sociedade, uma vez que o Brasil é um país rico em recursos hídricos.
V. Perdas reais de água na rede de distribuição são as relativas à falta de hidrômetros ou demais erros de medição, às ligações clandestinas e ao roubo de água.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II.
b. I, II e III.
c. I e III.
d. Todas as alternativas.
e. I, II III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Considere as afirmações.
I.Substâncias orgânicas e inorgânicas podem ocasionar doenças.
II. A eliminação de criadouros de mosquitos é medida eficaz no controle de dengue, doenças de Chagas, leishmaniose, leptospirose e malária.
III. A doença de Chagas é uma endemia exclusiva do Continente Americano.
IV. São doenças endêmicas no Brasil a esquistossomose, a leishmaniose tegumentar e a malária.
V. Bronquite é uma doença que