A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
Saneamento Urbano e Saneamento Rural

Pré-visualização | Página 5 de 6

para aterros para resíduos Classe II A.
Gabarito comentado: Os conteúdos necessários estão nos capítulos: 7. Tratamento de Águas Residuárias e 8. Resíduos Sólidos, Composição, Formas de Tratamento e de Destinação Final do livro da disciplina.
A resposta correta é: A água, após ser separada do óleo, na caixa separadora de água e óleo, pode ser lançada na rede coletora de esgotamento sanitário.
Efluentes líquidos gerados nas áreas de pista de abastecimento, troca de óleo e lavagens de veículos em postos de gasolina devem ser tratados adequadamente ou destinados para rede coletora de esgotamento sanitário, pois contém substancias contaminantes como óleos.
Os resíduos impregnados com óleo, combustíveis, fluidos de freio, aditivos em geral, embalagens de óleo, de fluidos automotivos, filtros de óleo usado, filtros de combustíveis são classificado como perigosos e, portanto podem ser destinados para destinos adequados para resíduos Classe I - perigosos.
Os efluentes gerados no banheiro e na cozinha da loja de conveniência podem ser destinados para rede coletora de esgoto, pois possuem as mesmas características de esgoto doméstico.
As atividades desenvolvidas em um posto de combustível são consideradas potencialmente poluidoras, e necessitam de licenciamento ambiental e de documentação detalhando o tipo de tratamento e controle de efluentes provenientes dos tanques, áreas de bombas e áreas sujeitas a vazamento de derivados de petróleo ou de resíduos oleosos.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
. Interpretar e aplicar a legislação ambiental pertinente ao saneamento ambiental.
. Determinar os princípios e os procedimentos básicos relacionados ao tratamento de águas residuárias e de resíduos sólidos.
. Orientar e executar pequenas ações relacionadas a esgotamento sanitário, águas pluviais e coleta e destinação de resíduos sólidos.
e. Os efluentes gerados no banheiro e na cozinha da loja de conveniência devem ser recolhidos por empresa especializada para o devido tratamento de efluentes perigosos.
Feedback
A resposta correta é: A água, após ser separada do óleo, na caixa separadora de água e óleo, pode ser lançada na rede coletora de esgotamento sanitário..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Exceto em poucos municípios melhor estruturados, a maior parte do Brasil mostra deficiência clara frente aos números de saneamento básico, elevando os casos de doenças de veiculação hídrica e causando transtornos sociais para a população que está à margem desta infraestrutura mais elementar.
A participação da sociedade é fundamental no processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e deverá ser promovida por meio de ampla divulgação das propostas e dos estudos que fundamentam, inclusive com a realização de audiências ou consultas públicas. Todos precisam se envolver para que a cidade tenha saneamento básico, principalmente os Prefeitos.
Disponível em: <http://www.tratabrasil.org.br/blog/2017/02/02/planos-municipais-no-brasil/>;. Acesso em: 11 dez. 2019 (adaptado)
Considerando as competências das entidades ligadas ao setor de saneamento básico, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. É dever do titular dos serviços de saneamento básico elaborar os planos de saneamento básico (PMSB).
b. A função de prestar os serviços públicos de saneamento com regularidade, continuidade, funcionalidade e universalidade é atribuída à entidade reguladora.
Gabarito comentado:
Conteúdo abordado no livro da disciplina: Bittencourt, S.; Poggere, G. C. Saneamento ambiental. Curitiba: Fael, 2016. 256 p. Capítulo 10. Saneamento no Brasil.
A resposta correta é: É dever do titular dos serviços de saneamento básico elaborar os planos de saneamento básico.
c. A entidade reguladora tem por função definir metas e procedimentos para prestação de serviços de saneamento básico do município.
d. As atividades do titular dos serviços de saneamento básico incluem a interpretação e a fixação de critérios para a execução dos contratos, dos serviços e para a correta administração de subsídios.
e. A prestadora de serviços de serviços de saneamento básico tem por função a verificação do cumprimento do PMSB.
Feedback
A resposta correta é: É dever do titular dos serviços de saneamento básico elaborar os planos de saneamento básico (PMSB)..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No Brasil, as crianças são as mais afetadas por doenças evitáveis relacionadas à carência de saneamento. Das 32,4 mil internações registradas no país de janeiro a março de 2019, 12,9 mil (40%) foram de pessoas de até 14 anos.
A figura a seguir mostra a evolução do número de internações por carência de saneamento básico no Brasil e suas regiões, no período de 2009 a 2018.
Disponível em: https://www.saneamentobasico.com.br/saneamento-basico-brasil-graficos/ Acesso em: 10 dez. 2019 (adaptado)
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Quanto maior o atendimento da população com serviços de abastecimento público de água potável, esgotamento sanitário, coleta, tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos, menores são as internações por doenças relacionadas ao saneamento inadequado, diminuindo os gastos com tratamentos de saúde.
II. As regiões Norte e Nordeste apresentam as maiores taxas de internação por doenças relacionadas à carência de saneamento básico como hepatite, dengue, diarreias, cólera e leptospirose.
III. Quando comparada com a região centro-oeste, a região sudeste apresenta menor cobertura de serviços de abastecimento público de água potável, esgotamento sanitário, coleta, tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos.
IV. A redução nas internações por doenças ligadas ao saneamento inadequado, no período de 2009 a 2018, indica que houve a implementação de políticas públicas de saneamento básico, voltadas para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
a. I e III.
b. I e IV.
c. I, II e IV.
d. I e II.
e. II, III e IV.
Gabarito comentado: Os conteúdos necessários estão no item 3.2 Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado e capítulo 10. Saneamento no Brasil, do livro da disciplina.
A resposta correta é: As asserções I, II e IV são proposições verdadeiras.
A asserção III não é correta, pois: Quando comparada com a região centro-oeste, a região sudeste apresenta MAIOR cobertura de serviços de abastecimento público de água potável, esgotamento sanitário, coleta, tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos.
Conteúdo: Saúde ambiental - a falta de saneamento e as doenças
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
.Relacionar o saneamento com as questões relativas à saúde, à qualidade de vida e à preservação do meio ambiente.
. Identificar as doenças relacionadas à falta de saneamento e orientar sobre ações para prevenção dessas doenças.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, na zona rural no Brasil, além da rede coletora, existe também o uso de fossa séptica, ligada ou não à rede de esgoto, as fossas rudimentares, entre outros. O mais comum é a fossa rudimentar (que serve 48% da população rural do país).
A tabela a seguir mostra uma comparação entre as opções de fossa para saneamento:
*Depende do tipo de solo: solos arenosos o material percola e não há necessidade;
**A fossa séptica biodigestora, ao contrário das outras, só trata o esgoto proveniente do vaso sanitário. Esgoto de ralos, tanques e pias não são coletados. Costa, C. C. da; Guilhoto, J. J. M. Saneamento rural no Brasil:
impacto da fossa séptica biodigestora. Eng Sanit Ambient., edição especial, 2014, p. 51-60. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/esa/v19nspe/1413-4152-esa-19-spe-0051.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019 (adaptado)
Considerando as opções de fossas para o saneamento apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A fossa séptica evita a contaminação das águas, mas não promove a reciclagem dos dejetos humanos.
II. Tanto a fossa séptica, como a fossa rudimentar, evita a contaminação das águas.