A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Avaliando anatomia

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.:201810354876)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A punção lombar consiste na coleta do líquido cefalorraquidiano (líquor) na medula espinhal, através da utilização de uma agulha, para exame citológico e também para infecção de quimioterapia com a finalidade de impedir o aparecimento (profilaxia) de células leucêmicas no SNC ou para destruí-las quando existe doença (meningite leucêmica) nesse local. Sua principal utilização é no diagnostico de infecções meníngeas, bem como de outras neurológicas (WIKIPÉDIA). JPS foi agendado para fazer punção lombar (espinal) e diz que está com medo de ficar paralitico em consequência do procedimento. Em relação à punção lombar e a medula espinhal analise as alternativas abaixo. I- A preocupação do JPS é pertinente porque ao realizar a punção a nível de L3, o toque da agulha na medula um pode levar a paraplegia. II- O líquido cefalorraquidiano ( LCR) é produzido pelo plexo coroide, que está localizado nos ventrículos, o espaço subaracnoideo em torno do encéfalo e medula são preenchidos com o LCR. III- Os funículos medulares estão localizados nas substancia cinzenta e contém os Tratos, Fascículos e Leminiscos. IV- As fibras aferentes chegam a medula pelos cornos ventrais sensitivos. V- O N. frênico que inerva o diafragma faz parte do plexo braquial. Com relação as alternativas apresentadas, está correto APENAS o que se afirma em
		
	
	I.
	
	I e II.
	 
	II.
	
	III e IV .
	
	II, III, IV e V
	Respondido em 30/10/2019 16:28:04
	
Compare com a sua resposta: Todo nervo espinal é misto pois é formado por uma raiz ventral que é motora e uma raiz dorsal sensitiva, ligada a seu gânglio sensitivo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201810354765)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na formação do embrião (período que compreende da 2 a 8 semana), se percebe a formação dos somitos, que são estruturas arredondadas, presentes no dorso do embrião. Os somitos, darão origem aos dermatomos, que funcionalmente nos permite identificar clinicamente a perda de sensibilidade ou a perda motora. Em relação as estruturas do somito e o desenvolvimento estrutural adjacente, o que podemos afirmar, segundo a literatura? I. O somito é dividido em uma região anteromedial, o esclerótomo, que dará origem as vertebras e parte do crânio. II. O somito, além do esclerótomo possui uma região anteroposterior, o miótomo que dá origem ao músculo estriado esquelético. III. A terceira parte do somito, mais lateral, é denominada de dermátomo, sendo esta a origem da derme. IV. A localização da lesão pela sensibilidade devido a correlação destas três partes do somito: esclerótomo, miótomo e dermátomo.
		
	
	somente a afirmativa IV está correta;
	 
	todas afirmativas estão corretas.
	
	somente a afirmativa III está correta;
	
	somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	Somente a afirmativa I está correta;
	Respondido em 30/10/2019 16:14:27
	
Compare com a sua resposta: Cervical - 7 vértebras; Torácica - 12 vértebras; Lombar - 5 vértebras; Sacral - 5 vértebras e Cóccix - 3 a 5 vértebras.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201810354672)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia a reportagem abaixo: Uma mulher que vive na província de Shandong, na China teve uma bizarra surpresa recentemente ao visitar o hospital. Os médicos disseram-lhe que no seu cérebro faltava um dos mais importantes centros de controle motor, nomeadamente o cerebelo. No mundo inteiro, houve apenas 9 casos semelhantes, sendo que a maioria morreu logo no inicio. O cerebelo é uma pequena porção do cérebro localizada na parte posterior do crânio. Mas não se deixe enganar pelo seu tamanho, na verdade ele contém metade dos neurónios do cérebro. E, obviamente, ter o cerebelo em falta causou alguns problemas a essa mulher ao longo da sua vida. No espaço onde deveria estar o cerebelo, existia líquido cefalorraquidiano a preencher o espaço vazio. O fato de que essa mulher conseguiu chegar à idade adulta, encontrando-se razoavelmente bem, é bastante surpreendente.¿ Acessado em 11/04/2017. Dentre as principais implicações da ausência dessa estrutura, está:
		
	
	Incapacidade de interpretação da fala.
	
	Incapacidade de distinção de cores.
	
	Perda de memória de longo prazo.
	 
	Tontura, desequilíbrio e incapacidade de manutenção postural.
	
	Ausência de estímulos dolorosos.
	Respondido em 30/10/2019 16:07:46
	
Compare com a sua resposta: Hipercifose - aumento da curvatura patológica da região torácica Hiperlordose - aumento da curva patolóigica da região lombar Escoliose - desvio lateral da coluna vertebral
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201810354524)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual osso que não irá articular com nenhum outro osso, localiza-se na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração?
		
	
	Mandíbula
	
	Etmóide
	 
	Hióide
	
	Vômer
	
	Maxilar
	Respondido em 30/10/2019 16:07:21
	
Compare com a sua resposta: Artéria meníngea média.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201810354983)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O líquido cefalorraquidiano (LCR), Fluido cerebrospinal, ou Líquor, é um fluido corporal estéril e de aparência clara que ocupa o espaço subaracnóideo no cérebro, em qual estrutura esta substancia é produzida.
		
	 
	Plexo coróide;
	
	Meninges;
	
	Somente a alternativa c está correta.
	
	Pia máter;
	
	As alternativas a e b estão corretas;
	Respondido em 30/10/2019 16:07:30
	
Compare com a sua resposta: a) São espaços preenchidos por LCR líquido cefalorraquidiano ou cerebroespinhal, tem por função proteger e manter a homeostase hidríca à nível de sistema nervosos central. b) Patologias que acomentem essa aérea são: Meningite, ventriculite e hidrocefalia.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.