A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Estudo de caso meio ambiente

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNINGÁ- Centro universitário
Atividade Estudo de caso
Acadêmica: 
Curso: Serviço Social
Disciplina: Meio Ambiente, responsabilidade social e sustentabilidade
Pensando em amplificação biológica, descreva a implicação desse fenômeno atualmente. Exemplifique com o tipo de industrialização e quantidade de produtos químicos existentes na atualidade, sua utilização e destino.
R- A amplificação biológica é compreendida como o processo de aumento de concentração de diversos materiais, inclusive metais pesados no organismo dos seres vivos. 
Este fenômeno vem se tornando cada vez mais comum no mundo globalizado. Com o crescimento populacional e o avanço das tecnologias, e a falta de preocupação com o meio ambiente vem tornando o processo de amplificação biológica ainda mais preocupante.
Neste processo de industrialização acelerada e a falta de consciência ambiental e o não cumprimentos das leis, muitas industrias não fazem o tratamento adequado dos seus resíduos e acabam depositando de forma irregular no meio ambiente. 
O lixo industrial é originado de todas as atividades do ramo da industrial. O mesmo pode ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas, etc. 
Cada empresa tem a obrigação e responsabilidade de cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de seus resíduos. Mas muitas vezes este tratamento correto não acontece na pratica. O despejo irregular de materiais proveniente das industrias é muito comum em diversos países na atualidade. 
O despejo irregular de diversos tipos de materiais poluentes contendo substancias altamente poluentes como mercúrio, solvente, pesticidas, etc. ocorre em diferentes locais, principalmente em rios e mares. Estes materiais altamente poluentes podem alterar completamente um ecossistema, comprometendo a vida de todos os seres vivos deste meio. 
Estes resíduos são os maiores responsáveis por diversas agressões ao meio ambiente e ecossistemas. Ao homem quando ingeridos, se depositam no tecido ósseo e gorduroso e causam varias doenças.