Buscar

Atividade Contextualizada Políticas Publícas da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Guarulhos
Curso: Pedagogia
Disciplina: Políticas Públicas da Educação
Aluna: Kédima Naiara Xavier Lopes Farias
Atividade Contextualizada
“A crise da Educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”
A frase é de Darcy Ribeiro e ganhou recentemente nova projeção no cenário político brasileiro ao ser amplamente divulgada pelos veículos de comunicação. A afirmação demonstra a situação preocupante da educação no país.
 
A charge de Clóvis Cabalau (2019) reitera a percepção da crise como um projeto.
Elabore uma análise crítica sobre o panorama das Políticas Públicas em Educação através do que foi trabalhado na disciplina, da frase em destaque e da charge presente neste enunciado.
O texto deve ter entre 25 e 30 linhas: inicie apresentando o autor em questão – Darcy Ribeiro – e sua importância para a educação nacional. Em seguida, construa a sua análise com atenção à diferença existente entre políticas de Estado e políticas de governo.
Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos principais antropólogos, sociólogos e pensadores da educação no País, deixando enormes contribuições para a causa indígena, da escola pública e da educação integral. Costumava dizer que “a crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”, referindo-se às estruturas sociais segregacionistas presentes no Brasil, cujas raízes procurou identificar e combater. Ele era defensor incansável da escola pública, que ele considerava “a maior invenção do mundo”.
Infelizmente os governos brasileiros vieram cometendo erros grossos em matéria de Educação Superior. Na verdade, foram acertos que não tiveram como objetivo ampliar a qualidade do ensino superior brasileiro, mas dar sustentação a projetos de poder.
Fernando Henrique Cardosos por meio da Reforma do Estado, incentivou a proliferação de Faculdade Particulares, na verdade escolas de 3º grau de qualidade bastante duvidosa. Tivemos uma ampliação da atuação do setor privado e um abandono das universidades públicas durante seu governo e a criação do FIES (ainda tímido nesse período), a qual tem por discurso ampliar o acesso ao ensino superior, mas na prática enriquecer grupos privados que se beneficiam dos recursos públicos.
Lula, ainda que tenha expandido o número de universidades públicas se esforçou bem mais para colocar a população mais pobre no ensino superior por meio de compra de vagas em instituições privadas (via PROUNI e FIES). Deveria ter investido exclusivamente na ampliação de vagas nas universidades federais. 
No mandato de Dilma as faculdades privadas viveram “tempos dourados.” Contudo, o acesso ao ensino superior tornou-se realidade entre os mais pobres e as universidades seguiam seu rumo, ainda que não como deveria.
Temer, por sua vez, reduziu os investimentos nas Universidades federais, cortando cerca de 45% dos recursos. 
Temer busca sucatear as federais e deixar as faculdades privadas controlando o mercado e recebendo ainda algum auxílio do governo.
Sabemos que Políticas Públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinado direito de cidadania, ou seja, correspondem a direitos assegurados na Constituição. Já as Políticas de governo são aquelas que o Executivo decide num processo bem mais elementar de formulação e implementação de determinadas medidas para responder às demandas colocadas na própria agenda política interna.
Desta forma percebe-se um Brasil orientado por políticas de governo, que pretende deixar sua ‘marca’, descontinuando ou às vezes desqualificando iniciativas e políticas públicas estabelecidas em gestões anteriores. Nessa falta de continuidade de políticas públicas, assim como na falta de clareza das responsabilidades dos diferentes níveis do poder público o país patina.
Referências:
https://diplomatizzando.blogspot.com/2018/02/politicas-de-estado-e-politicas-de.html
https://educacaointegral.org.br/reportagens/darcy-ribeiro-e-a-defesa-da-escola-publica/
https://www.cafecomsociologia.com/crise-da-educacao-no-brasil-nao-e-crise-e-projeto-ja-dizia-darcy/
https://www.politize.com.br/politicas-publicas/

Outros materiais