Buscar

Avaliação Final (Discursiva) _ Direito Empresarial e do Consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:443123) ( peso.:4,00)
	Prova:
	10393707
	Nota da Prova:
	8,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O nascimento da associação se dá com o registro de seu estatuto no órgão competente, da mesma forma como a sociedade empresária passa a existir legalmente com o registro do contrato social na junta comercial. Partindo desse pressuposto, explique a diferença entre sociedade empresária e associação.
	Resposta Esperada:
A sociedade empresária é quando duas ou mais pessoas reúnem esforços em um determinado segmento, objetivando o lucro. Já a associação não tem como objetivo o lucro.
	2.
	O código de defesa do consumidor traz em seus dispositivos as definições do que seriam defeitos ou vícios. Com relação a defeito da quantidade do produto, este pode ser reparado. Este defeito está em encontrarmos indicações no rótulo que não condizem com o encontrado no produto. Nestes casos, o consumidor pode exigir do comerciante um "reparo", quanto ao preço, à complementação do peso, substiuição do produto ou ainda devolução em recursos financeiros. Como exemplo, tomemos a situação da compra de um quilo de café. No ato da compra, você constatou que a embalagem contém apenas 900 gramas de café. A que tipo de reparo você tem direito em razão do defeito do produto quanto à sua quantidade?
	Resposta Esperada:
Na compra de um quilo de café, em que na verdade só temos novecentos gramas, portanto, informação diferente da que consta no rótulo, você, consumidor, poderá ser reparado por uma das seguintes maneiras: 1. ter o preço do café reduzido equivalente aos 900 gramas que você está adquirindo; 2. ter o peso de 900 gramas de café complementado para 1 kg; 3. ter a embalagem do café que contém 900 gramas substituído por uma embalagem que tenha 1 quilo, da mesma marca; 4. ter devolvido o valor em dinheiro que você pagou pelo produto com defeito de quantidade, se aplicável, com atualização monetária (juros e correção, se for o caso).
Parte inferior do formulário

Outros materiais