Buscar

PIM IV - Ingresso de Teatro

Prévia do material em texto

13
UNIP INTERATIVA 
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Cursos Superiores de Tecnologia
SISTEMA EM LINGUAGEM C PARA VENDA DE INGRESSOS DE TEATRO
São Paulo – Universidade Paulista
2019
UNIP INTERATIVA 
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Cursos Superiores de Tecnologia 
SISTEMA EM LINGUAGEM C PARA VENDA DE INGRESSOS DE TEATRO
Alunos: 
Erica Bozoni Garcia			RA: 0519698
Flavio Beira 				RA: 1982437
Henrique Dias T. Nepomuceno	RA: 0522117
Jeferson Vieira B. de Campos	RA: 1980660
Letícia Albertoni Santos		RA: 0513060
Matheus Medeiros da Silva	RA: 0511524
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Semestre: 1º Semestre
São Paulo – Universidade Paulista
2019
RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar foi baseado nas disciplinas linguagem e técnicas de programação e engenharia de software l, desenvolvemos um sistema em linguagem C para vendas de ingressos de teatro, que deverá fornecer 50% de desconto para estudantes, crianças de 02 a 12 anos, adultos a partir de 60 anos e professores da rede pública de ensino.
Ao efetuar a compra o sistema irá emitir um ticket com nome da peça, data, hora e número de poltrona, assim para impedir que o espectador tenha duplicidade na mesma peça. O sistema também será desenvolvido para informar fechamento do caixa e registrando todas suas movimentações do dia e saldo do fechamento.
Palavras-chave: Engenharia de Software l, Linguagem e Técnicas de Programação, Sistema.
ABSTRACT
The present Integrated Multidisciplinary Project was based on the subjects Language and Technics of Coding and Software Engineering I; we developed a system in C language for sale of theatre tickets. The ticket sales system should consider a table of values for tickets, which should include half-admission (50% discount) for students, children from 02 to 12 years, adults from 60 years and teachers of the public school.
After the purchase, the system will issue a ticket with the name of the play, date, time and the seat number. No spectator can have a ticket with the same number of the seat of another spectator for the play at the same time. The system will also do the cash management, ie, inform the cash closing of all the day's movements and the closing balance
Keywords: Software Engineering I, Language and Technics of Coding, System.
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	6
2	LINGUAGEM C	7
2.1	Linguagem de Programação	7
2.2	A Linguagem C	7
2.3	Engenharia de Software	8
3	DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES	9
3.1	Ferramenta para desenvolvimento	9
3.2	Sistema em funcionamento	9
4	CODIFICAÇÃO DO SISTEMA	12
5	CONCLUSÃO	22
	REFERÊNCIAS	22
1 INTRODUÇÃO
Nesta fase do curso, já podemos ter uma noção da consistência em desenvolver o PIM e enquadrar todas matérias cursadas dentro do projeto. A princípio um software para gerenciar um determinado negócio requer diversos tipos de profissionais. A partir de informações que será apresentada no trabalho após a análise das disciplinas estudadas. Assim para melhor compreensão das matérias, obtendo a visão que para desenvolver requer varios processos de implementações e funcionalidades. assim fazendo com que execulte atividades de todo o sistema de linguagem C para vendas de ingressos de teatro.
	
2 LINGUAGEM C:
2.1 Linguagem de Programação
Para definirmos o que é uma linguagem de programação, podemos partir da caracterização do que é um programa.
Segundo Gelernter e Jagannathan (1990), um programa é uma entidade que se manifesta de duas formas:
1) como um documento, ele especifica uma sequência de operações a serem executadas 
2) durante sua execução, ele efetivamente leva a cabo as operações especificadas.
Assim, entendemos que um programa é uma máquina abstrata, pois produz e manipula dados, que são entidades abstratas. Dessa forma, é necessário um meio físico para que a execução abstrata possa ser simulada, ou seja, o computador.
Melo e Silva (2003) define que linguagem de programação é um conjunto de recursos que podem sem compostos para construir programas específicos, mais um conjunto de regras de composição que garantem que todos os programas possam ser implementados em computadores com qualidade apropriada 
2.2 A Linguagem C
A linguagem C foi criada na década de 70 por Dennis Ritchie, a partir da linguagem B, inventada por Ken Thompson 
É frequentemente definida como uma linguagem de “nível médio”, ou seja, que acessa recursos tanto de linguagens de “baixo nível”, aproximando-se à linguagem de máquina, como de “alto nível”, escritas em linguagem natural, geralmente em inglês, através de palavras e expressões curtas e específicas.
Alguns pontos positivos da linguagem C que levaram à sua popularidade:
1.	A portabilidade do compilador;
2.	O conceito de bibliotecas padronizadas;
3.	A quantidade e variedade de operadores poderosos;
4.	A sintaxe elegante;
5.	O fácil acesso ao hardware quando necessário;
6.	A facilidade com que as aplicações podem ser otimizadas, tanto na codificação quanto na depuração, pelo uso de rotinas isoladas e encapsuladas.
2.3 Engenharia de Software
Segundo Sommerville (2007), os aspectos que envolvem o desenvolvimento de um software vão além dos processos técnicos. Incorporam o gerenciamento de projeto e o desenvolvimento de métodos, ferramentas e teorias que apoiem a produção do software.
A engenharia, por sua vez, consiste na aplicação de métodos, ferramentas e teorias, afim de descobrir soluções para problemas, levando em consideração restrições organizacionais e financeiras.
Nesse contexto, a engenharia de software pode ser definida como a disciplina que busca a forma mais eficiente de se produzir software com qualidade, baseando-se nas circunstâncias e necessidades da solução.
Wilson de Pádua Paula Filho (2003) afirma que a Engenharia de Software não se confunde com a Ciência da Computação, e nem é uma disciplina desta, tal como a Engenharia Metalúrgica não é uma disciplina da Física dos Metais, nem a Engenharia Elétrica é uma disciplina da Física da Eletricidade. Como toda engenharia, a Engenharia de Software usa resultados da ciência, e fornece problemas para estudo desta: mas são vocações profissionais completamente distintas, tão distintas quanto as vocações do engenheiro e do físico, do médico e do biólogo, do político e do cientista político.
3 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
3.1 Ferramenta para desenvolvimento
A linguagem utilizada para desenvolvimento do nosso sistema de vendas de ingressos foi a linguagem C, que é uma linguagem de programação procedural.
Utilizamos para compilar o programa a ferramenta DEV C++, ele é um ambiente de desenvolvimento integrado para desenvolvimento de aplicações com funcionalidades padrão como o debug.
3.2 Sistema em funcionamento
A tela inicial é a tela para escolha do ingresso, nela contém o nome das peças que são as opções 1, 2 e 3, sendo a opção 4 a de encerramento da compra.
Depois de escolher o espetáculo escolhemos a sessão desejada, o tipo do ingresso e a quantidade de ingressos
Ao escolher a quantidade de ingressos um menu para escolher as cadeiras é aberto, nesse menu temos a opção de ver quais lugares estão disponíveis.
Na próxima tela vemos que o menu para escolha dos lugares continua a aparecer, então escolhemos os lugares.
O menu continua aparecendo então escolhemos a opção 4 que é para sair e finalizar essa venda. Se quisermos saber quais foram as vendas do dia escolhemos a opção 4 no menu inicial que é para encerrar o caixa, ou seja finalizar com o pagamento e assim encerrar o nosso programa.
4 CODIFICAÇÃO DO SISTEMA:
As telas abaixo mostra todo o código utilizado para a construção do sistema.
5 CONCLUSÃO
Com base no que foi apresentado no projeto, observa-se que a linguagem de programação e engenharia de software, são fundamentais para o desenvolvimento de sistema dinamizado de venda de ingressos, tanto para a empresa que terá total controle de vendas e ao usuário que terá todas as informações dos tickets vinculadas à compra. 
Sendo assim, proporcionando o diferencial entre ingressos que possuem descontospor pessoas preferências (crianças entre 02 e 12 anos, idosos e etc) dos convencionais. 
Pode-se concluir que o uso de linguagem de programação implementado na empresa traz inúmeras vantagens aos clientes além disso, facilita o fechamento de caixas com registros de movimentações e saldos diários.
REFERÊNCIAS
1. Programming Linguistics, D. Gelernter e S. Jagannathan, 1990.
2. Manual da Linguagem C; Luiz Fernando Espinosa Cosian, 2004.
3. Princípios de Linguagens de Programação; Ana Cristina Vieira de Melo e Flávio Soares Corrêa da Silva, 2003.
4. Engenharia de Software, Ian Sommerville, 2007.
5. Engenharia de Software, Wilson de Pádua Paula Filho, 2003.

Outros materiais

Perguntas Recentes