Buscar

Pesquisa explicativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pesquisa Explicativa 
Segundo Gil, em seu livro “como elaborar projetos de pesquisa”, a pesquisa é um conjunto de técnicas e etapas sistemáticas que tem como objetivo chegar a uma solução do problema proposto. Ela foi organizada em dois grandes Ramos: quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos técnicos. A pesquisa quanto ao objetivo se divide em três tipos exploratória, descritiva e explicativa.
Pesquisa explicativa busca identificar, registar e analisar as causas do fenômeno estudado, buscando explicar o ocorrido. O maior objetivo desse tipo de pesquisa é o aprofundamento da realidade, buscando os ‘porquês’ através de manipulação e dos controles das variáveis. Ela relaciona a teoria com a prática no processo, por isso são mais estruturadas, complexas e delicadas, tendo em vista que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente que as demais pesquisas, pois ao buscar um sentido ao fenômeno haverá variáveis a ser manipuladas e a pesquisa pode não ter resultados imparciais. Apesar da sua grande complexidade, não significa necessariamente que as pesquisas descritivas e exploratórias tem menos valor, porque quase sempre elas são uma etapa que antecipa as explicações científicas. 
Segundo Gil (2002, p. 43), “uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação de fatores que determinam um fenômeno exige que este esteja suficientemente descrito e detalhado”. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental e, nas ciências sociais, requer o uso do método observacional.
Como exemplo temos a pesquisa de opinião realizada antes das eleições, mostrar quantas pessoas “irão” votar nos candidatos é uma pesquisa descritiva, entretanto se o objetivo for mostrar porque alguém poderia votar em determinados candidatos e outras pessoas nos demais candidatos, será uma pesquisa explicativa. Outro exemplo seria a maior incidência de câncer de mama em determinada população do país, a quantidade de pessoas, idade e outros dados qualitativos seria esquina descritiva. Já o levantamento de hipóteses do porquê está ocorrendo isso, Genética? Hábitos alimentares? Fatores externos? Doenças relacionadas? caberia à pesquisa explicativa responder.
A maioria das teses e dissertações das ciências humanas também costuma seguir essa linha de raciocínio. Elas buscam teorizar sobre as raízes de um problema social ou histórico, contextualizando-o e encontrando motivações para o comportamento de uma cultura.
Biografia 
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2002.
TUMELERO, Naíra. Pesquisa explicativa: conceitos, objetivos, exemplos e comparativos – 2019 – https://blog.mettzer.com/pesquisa-explicativa/ – acessado em 13/03/2020. 
TOURINHO, Rafael. Entenda o que é pesquisa explicativa e veja exemplos – 2018 –https://www.google.com.br/amp/s/viacarreira.com/pesquisa-explicativa/amp/ – acessado em 16/03/2020.

Continue navegando