A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliacão 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Klebson Flor da Silva (1818225)
	
	Disciplina:
	Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (LEF13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:447331) ( peso.:3,00)
	Prova:
	11162029
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Educação Física brasileira passou por inúmeras fases até ser reconhecida, hoje, como área de conhecimento. Foi um longo processo de transformação que ocorreu ao passar do tempo, e que muito ainda será transformada. Durante certo período, acreditou-se, erroneamente, que para haver aprendizagem era preciso a utilização de duas estratégias. Quais são essas estratégias?
	 a)
	Observação e memorização.
	 b)
	Observação e automação.
	 c)
	Repetição e automatização.
	 d)
	Repetição e memorização.
	2.
	Os jogos são considerados atividades lúdicas com grande valor educacional. A utilização destes no ambiente escolar traz inúmeras vantagens para o processo de ensino e aprendizagem. Sobre os jogos, analise as seguintes sentenças:
I- O jogo é uma brincadeira que envolve regras.
II- Os jogos nem sempre foram vistos de maneira lúdica.
III- Os primeiros jogos foram criados pelos Romanos.
IV- O jogo não pode ser visto como uma atividade com fim em si mesma.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	As crianças têm seu desenvolvimento dividido em cinco grandes áreas. A área do desenvolvimento da motricidade, por sua vez, está dividida em cinco habilidades motoras distintas com suas respectivas características: motricidade global, motricidade fina, experiência sensorial, organização espaço temporal e movimento. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica exclusiva da motricidade global:
	 a)
	Controle.
	 b)
	Balanceamento.
	 c)
	Transposição.
	 d)
	Rapidez.
	4.
	Os jogos lúdicos entre os índios brasileiros são uma prática notória e cumprem um respeitável papel na socialização dos componentes das tribos. No entanto, a entrada de objetos industrializados nas aldeias e a relação com as outras comunidades têm influenciado a cultura da criança indígena. Sobre as brincadeiras infantis, analise as afirmativas a seguir:
I- O lúdico depende do modo de vida de cada agrupamento humano, pois o que ocorreu no período colonial, por exemplo, influenciou as brincadeiras daquele tempo, que já não teria muito significado se fosse aplicado nos dias atuais.
II- A forma de brincar de cada povoado deve ser respeitada nas suas traduções, pois reflete a concepção de mundo, o modo de viver e de entender de cada criança.
III- O lúdico na conjuntura indígena tem pouca relação com as práticas socioculturais de seu povo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	5.
	O jogo sempre esteve presente em todas as civilizações e acompanha o homem desde os primórdios, mas o seu uso como um recurso educativo somente foi considerado bem mais tarde. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O uso dos jogos é relevante para a aprendizagem das crianças, porque consegue transformar a leitura, o cálculo ou a escrita em uma atividade prazerosa e significativa.
	 b)
	Atualmente, os jogos não podem mais ser utilizados como um instrumento pedagógico a serviço da educação, pois causam dependência aos alunos.
	 c)
	A pretensão da maioria dos professores ao utilizar os jogos em sala de aula deve ser manter a turma ocupada, se divertindo.
	 d)
	Os jogos devem ser utilizados pelos professores apenas como um passatempo ou uma brincadeira, pois eles não auxiliam o aluno na sua criatividade, nem no desenvolvimento do raciocínio lógico.
	6.
	De acordo com o nível de desenvolvimento psicológico, social e motor das crianças, existem jogos, brinquedos e brincadeiras adequados. A utilização destes instrumentos pedagógicos deverá ser moderada e adequada às idades correspondentes. Com relação às crianças com idades entre 2 e 4 anos, analise as seguintes sentenças:
I- Realizam atividades com números e letras.
II- Conhecem e identificam suas partes corporais.
III- Brincam com peças de encaixar e blocos de construção.
IV- São capazes de seguir regras e entendê-las.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	González e Fraga (2012) elaboraram uma proposta de organização dos conteúdos e competências da Educação Física escolar dos anos finais do Ensino Fundamental em ?mapas?, que podem ser interpretados nos sentidos transversal e longitudinal. Partindo desse pressuposto, com relação aos conteúdos das ?práticas corporais sistematizadas e saúde? para os 8º e 9º anos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Sistema muscular com relação às práticas corporais.
(    ) Conceito de esporte e de jogo motor.
(    ) Sistema nervoso e regulação do movimento humano.
(    ) Conceito de exercício físico e atividade física.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FRAGA, Alex Branco. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Quando as crianças manipulam brinquedos, elas têm a chance de reproduzir, transformar e até negar situações que vivenciam. Também colocam em cena o que desejam conhecer. Dependendo das características dos brinquedos, estes podem estimular diferentes capacidades, de acordo com a faixa etária indicada. Sobre os tipos de brinquedos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Brinquedos com chocalhos e guizos são sugeridos para crianças de 0 a 5 meses.
	 b)
	Brinquedos de mágicas são sugeridos para crianças de 1 a 3 anos.
	 c)
	Brinquedos de jogos de tabuleiro são sugeridos para crianças de 4 a 6 anos.
	 d)
	Brinquedos de massinha de modelar são sugeridos para crianças de 6 meses a 1 ano.
	9.
	No Brasil, não existe uma padronização dos espaços dedicados às atividades físicas, o que se espera, no mínimo, é que haja um local amplo, coberto e com piso adequado para a prática da maioria das atividades e esportes possível, mas a realidade de muitas escolas não é essa, e algumas até possuem esses espaços, mas em más condições de preservação. Sobre os espaços e materiais utilizados nas aulas de Educação Física escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O espaço a ser utilizado nas aulas deverá sempre ser examinado com antecedência para garantir a segurança de todos.
(    ) Segundo os PCN, a Educação Física deverá sempre ser praticada dentro da escola.
(    ) Deve-se evitar o uso de materiais adaptados, para não descaracterizar a atividade original.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	10.
	A interdisciplinaridade vem assumindo um importante papel na educação. Nela, o objetivo é articular e interagir com as diferentes disciplinas. Quanto à interdisciplinaridade e a Educação Física, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor de Educação Física precisa ter conhecimentos prévios sobre como aplicar práticas pedagógicas que envolvam a interdisciplinaridade.
	 b)
	A interdisciplinaridade se caracteriza por apresentar novas formas de refletir e pensar. Contudo, ainda não é possível adotar essa prática