A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
avaliação final objetiva

Pré-visualização | Página 1 de 3

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Klebson Flor da Silva (1818225)
	
	Disciplina:
	Crescimento e Desenvolvimento Humano (LEF05)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460448) ( peso.:3,00)
	Prova:
	14577002
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A consciência do corpo é um conceito que envolve a construção psíquica do próprio corpo, a partir de aspectos subjetivos e do senso aguçado de localização de cada segmento corporal, necessário para a relação com os objetos e com os outros indivíduos no meio em que vive, servindo de guia para os movimentos. Essa estruturação do corpo depende de aferências como visão, tato, propriocepção e suas conexões com o sistema motor. Com relação à visão, ao tato e à propriocepção, analise as afirmativas a seguir:
I- Na visão, os mecanorreceptores da pele se tornam ativos e levam informação até o sistema nervoso central.
II- Temos a propensão se utilizarmos a visão e confiar mais nela quando comparada aos demais sentidos.
III- Na propriocepção, o sistema nervoso central recebe as informações das vias neurais eferentes, que são os neurônios sensoriais localizados nos tendões, articulações e ligamentos.
IV- O tato é como o indivíduo percebe a posição e os movimentos dos seus membros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PEREIRA, Emy Suelen et al. Comportamento do esquema corporal do adolescente ao idoso. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo, v. 7, n. 1, p. 20-28, nov. 2010. Anual. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/998/pdf>. Acesso em: 1 fev. 2017.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	2.
	O desenvolvimento humano estuda os processos e as características das mudanças dos indivíduos ao longo do ciclo de vida. Os domínios de desenvolvimento podem ser: físico, cognitivo e psicossocial. Referente aos domínios do desenvolvimento motor, analise as sentenças a seguir:
I- O desenvolvimento é um processo unificado, ou seja, um indivíduo é formado pelo conjunto do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, em que cada um poderá influenciar uns aos outros.
II- Os processos de mudança ocorrem em todos os aspectos do desenvolvimento e ao longo de todos os períodos do ciclo da vida de um indivíduo, mas a estabilidade está presente nas mudanças quantitativas, como o crescimento ou a perda da altura e do peso e na aquisição de vocábulos. 
III- Um exemplo de influência do domínio cognitivo sobre os outros domínios é quando uma criança com desenvolvimento precoce da linguagem apresenta reações positivas nos demais domínios.
IV- As mudanças ao longo do desenvolvimento podem ser de dois tipos: qualitativas ou quantitativas. A mudança qualitativa altera o tipo, a estrutura ou a organização da criança, é marcada pela necessidade de novos fenômenos que não podem ser facilmente antecipados, por exemplo: mudança da criança não verbal para a criança que entende palavras e consegue comunicar-se verbalmente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	Durante o crescimento da criança, ela organiza passo a passo o seu mundo a partir do seu próprio corpo. Através disso, a criança vai percebendo os seus interesses e adquirindo a consciência do seu esquema corporal, vivenciando inúmeras situações durante o seu desenvolvimento. Com relação ao esquema corporal, analise as afirmativas a seguir:
I- É um teste de esquema corporal: prova de imitação de gestos simples.
II- É um teste de esquema corporal: equilíbrio com tronco flexionado.
III- É um teste de esquema corporal: prova de rapidez.
IV- É um teste de esquema corporal: subir em um banco.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOUVEIA, Jessika Branco Phomeniuk; BATISTA, Cleide Vitor Mussini. A construção da noção de corpo pela criança de educação infantil representadas no desenho. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, p. 705-729, set. 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/arquivos/anais/2012/anais/educacaoinfantil/acosntrucaodanocao.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2016.
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	Há três diferentes domínios de desenvolvimento que podemos verificar num indivíduo: físico, cognitivo e psicossocial. O desenvolvimento é um processo unificado, em que todos os indivíduos são formados pelo conjunto destes domínios, que atuam influenciando uns aos outros. Com relação a esta influência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma criança com deficiência física desenvolverá mais lentamente a fala.
(    ) Uma criança com deficiência visual poderá desenvolver mais lentamente a escrita.
(    ) Uma criança criada isolada de outras pessoas poderá apresentar déficits nas habilidades motoras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	5.
	A anemia falciforme é a doença hereditária de maior prevalência no Brasil, afetando cerca de 0,1% a 0,3% da população afrodescendente, sendo observada, também, em decorrência da alta taxa de miscigenação, cada vez mais significativa da população caucasiana brasileira. Essa doença ainda não tem cura, mas pode ser controlada. Quando o diagnóstico é feito precocemente e tratada adequadamente com os meios disponíveis na atualidade, há importante redução da morbidade e mortalidade (MELO-REIS et al., 2006). Com relação à anemia falciforme, analise as afirmativas a seguir: 
I- A anemia falciforme faz com que as hemácias percam as características arredondadas e elásticas, tornando-se endurecidas e adquirindo um aspecto de foice.
II- A anemia falciforme tem sintomas como: dores nos ossos e articulações, fadiga intensa, icterícia, tendências a infecções e feridas nas pernas.
III- O teste do pezinho feito logo após o nascimento do bebê é muito eficiente na detecção da anemia falciforme.
IV- A anemia falciforme é causada pela inabilidade do feto em utilizar os nutrientes que são disponibilizados pela mãe.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MELO-REIS, Paulo R. et al. A importância do diagnóstico precoce na prevenção das anemias hereditárias. Revista Brasileira Hematologia Hemoterapia, Goias, v. 28, n. 2, p. 149-152, out. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbhh/v28n2/v28n2a17>. Acesso em: 18 out. 2017.
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	6.
	Habilidade motora é entendida como um padrão fundamental realizado com precisão, exatidão e controle. No modelo de Gentile (apud NUNES, 2010), a habilidade motora se processa em dois estágios, sendo que eles são apresentados do ponto de vista da meta do aprendiz. Referente ao modelo de dois estágios de Gentile, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As condições reguladoras são aquelas características do meio ambiente que determinam as características motoras que o aprendiz deve ter e usar para alcançar a meta da habilidade.
(    ) As condições não reguladoras são aquelas características do ambiente que não influenciam as características motoras exigidas para alcançar o objetivo de uma ação, como a cor do objeto.
(    ) Os principiantes não precisam aprender a discriminar entre as condições reguladoras