Buscar

Estética na Filosofia Antiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTÉTICA
1- A Estética vem do grego aisthesis, e significa "faculdade de sentir”, na filosofia seus estudos são de grande valia para a compreensão da sensibilidade humana e dos juízos de gosto que fazemos no nosso dia-a-dia. Desde a antiguidade, a preocupação com a beleza e seus questionamentos era objeto de estudos dos principais pensadores da época: Sócrates, Platão e Aristóteles. Porém, em cada época, os estudos estéticos foram guiados por tendências próprias da época as quais elas foram analisadas. Assinale a alternativa que corresponda à preocupação estética desenvolvida no período antigo: A filosofia estética buscava formar um ideal pedagógico, relacionando a análise moral com a investigação da estética.
2- A filosofia da arte se distingue da estética a partir do momento que ela excede os limites estéticos, a arte não se limita na produção do belo, ela se utiliza do belo para o seu desenvolvimento, mas o foco é a própria arte que muitas vezes não entra em concordância com os juízos estéticos da época. Por isso, a estética se desvincula das artes e se concentra em uma autoreflexão, como por exemplo, a extensão dos juízos estéticos, considerando uma beleza objetiva válida para todo o mundo. Assinale a alternativa que indique o filósofo que realizou a primeira crítica sobre os pressupostos da estética objetiva: A filosofia empirista de Hume buscou encontrar bases críticas para derrubar a visão objetivista da estética, afirmando que está na mente das pessoas
3- Além da imaginação, outra peça fundamental para o desenvolvimento do senso estético, é o sentimento. Só através dele, o homem entra em acordo com a natureza, tirando dela, todo o referencial de beleza e harmonia. Quando o homem desperta o sentimento e sensibilidade, não é simplesmente em relação a uma obra, mas sim em relação ao um todo, ao mundo que se descortina em toda a sua profundidade. Assinale a alternativa que indique a relação entre sentimento e conhecimento: O sentimento é conhecimento porque esclarece o que motiva a emoção e porque é irrefletido e supõe para a empatia.
4- As artes nem sempre tiveram a mesma função, com o decorrer do tempo, essas funções foram sofrendo alterações e ganhando outros significados. Dependendo o período histórico que aquela arte vive, ela ganha uma função de representação da natureza, em outra época, a mesma arte pode ter uma função de comunicação. O trabalho do filósofo é identificar as funções dessas artes para que não ocorra um erro de interpretação das artes. Assinale a alternativa que corresponda à função da arte utilitária: A arte utilitária é aquela que serve ou é útil para alguma coisa, ela é o meio para atingir algo objetivo específico.
5- A análise da beleza inicia na Grécia antiga, principalmente sua forma de manifestação nas artes criadas pelas pessoas. O naturalismo que se inicia na Grécia marcou profundamente toda arte ocidental desde a antiguidade até o século XIX. Assinale a alternativa que corresponde à definição de naturalismo grego: O Naturalismo grego é a ambição de colocar diante do observador uma semelhança convincente das aparências reais das coisas.
6- Na filosofia platônica, a estética está inerentemente relacionada com outras duas áreas: a moral e a epistemologia. Todavia, Platão vê essa relação como algo negativo, pois gera um impedimento do homem em conhecer realmente a verdade e de participar da ideia do bem superior, a qual seria a finalidade da filosofia, levar o homem a verdade. Assinale a alternativa que represente o caráter negativo da estética de acordo com Platão: O belo seria a cópia da cópia do mundo sensível, por isso seu caráter é negativo, pois ela afasta ainda mais o homem da verdade.
7- Na filosofia idealista platônica, nem todas as artes tem uma função negativa em relação a verdade, a poesia ganha espaço privilegiado na crítica estética fundamentada pelo filósofo Platão. Diferente do artista, que busca imitar as coisas materiais e assim cria meios que afasta o homem cada vez mais da verdade, fazendo-o apegar mais nas coisas sensíveis e “falsas”, o poeta trás uma grande contribuição para o entendimento da verdade e das Ideias. Assinale a alternativa que represente a função da poesia na teoria estética de Platão: A poesia instiga a lembrança da beleza eterna, reacendendo o desejo infinito do Belo, a fim de prepará-la para o voo de retorno ao mundo inteligível.
8- Aristóteles foi um dos principais pensadores da antiguidade, sendo responsável por uma sistematização do conhecimento produzido até então, e de uma análise crítica daquilo que pode ser classificado como ciência ou não. O filósofo escreveu sobre diversos assuntos: metafísica, política, moral, conhecimento, e estética. Nesse último, Aristóteles tinha uma visão diferente do seu mestre Platão, para ele, a arte como imitação (mimese) universaliza os conceitos e ideias tornando-os acessíveis para a maioria das pessoas. Assinale a alternativa que corresponde à finalidade da imitação de acordo com a filosofia de Aristóteles:  A finalidade da arte como mimese é purificar as paixões do cidadão, esse efeito de catarse remove os sentimentos excessivos, como o medo.
9- Na era medieval, a estética naturalista se esconde para dar espaço para uma nova modalidade de arte, a arte utilitária. Devido ao grande número de analfabetos nesse período, os lideres religiosos resolveram utilizar da arte como forma de educar os fiéis de acordo com o crédulo dominante da época, o cristianismo. São Tomás de Aquino foi o maior representante da escolástica na época medieval, e propôs uma estética vinculada ao caráter utilitário, sendo o Bem, a finalidade de toda atividade estética. Assinale a alternativa, onde Tomás Aquino associa a estética com outro campo de análise filosófica: O filósofo associa os estudos estéticos com a análise moral do sujeito, pois o belo tem a função que levar preceitos morais para a população.
10- O Renascimento foi um movimento muito importante para a retomada do pensamento filosófico e crítico no ocidente. Depois de um longo período da Idade Média, onde o pensamento humanístico da antiguidade foi esquecido para dar lugar ao um pensamento teocêntrico, a arte e a estética foram usadas como instrumentos pedagógicos para o ensino da doutrina cristã. Com o retorno dos ideais da antiguidade, essa noção utilizada pela era medieval foi recusada pelos modernos, que configura uma nova ideia de beleza. Assinale a alternativa que defini um dos seis princípios propostos pelos modernos para uma nova estética: A nova estética deve unir a arte com o conhecimento, pois ela colabora com a criação da inteligência e produção do conhecimento.
11- Os Filósofos Galileu, Giordano Bruno e Leonardo da Vinci, contribuíram para concepção do universo moderno, a visão mecânica que substituiria a visão antiga do cosmo hierarquizado, trouxe novas bases para o desenvolvimento do pensamento ocidental. A matemática passou a ser a ferramenta principal para a compreensão desse novo cosmo, tornando também a principal ferramenta de compreensão estética do mundo e das pessoas. Assinale a alternativa que represente a contribuição da matemática para as obras de arte: A matemática trouxe a lógica e a simetria para as obras artísticas, elevando a perfeição do homem e da natureza.
12- A retomada da mimese no século XVIII foi de grande importância para o desenvolvimento estético e artístico da modernidade. Filósofos como Diderot e Rousseau, viram na arte como imitação, a ferramenta necessária para o homem desenvolver sua moralidade e sensibilidade. O enciclopedista Diderot, analisou criteriosamente as contribuições da mimese e sua oposição com o conhecimento científico. Assinale a alternativa que apresente a oposição entre os conhecimentos científicos e os artísticos: O conhecimento científico ensina verdade de modo geral, e na Arte, há predominância tanto do individual como do sensível.
13- A filosofia estética passou a ser estudada como ciência, a partir das análises realizadas pelo filósofo alemão Alexander G. Baumgarten. A ciência do conhecimentosensível, da "uma gnosiologia inferior", já que se ocupa de uma faculdade cognoscitiva inferior, entender como o homem compreende a beleza e como ela funciona em sua mente, era o objetivo primeiro do filósofo. Assinale a alternativa que mostre a preocupação do filósofo com os estudos da estética: Baumgarten se preocupou em não reduzir a estética em regras para a produção de uma obra de arte ou análises psicológicas.
14- Kant continuou o projeto iniciado por Baumgarten em propor uma análise estética autônoma e científica. O pensador começou por distinguir a base lógica do juízo estético da base lógica dos juízos sobre outras fontes de prazer e da base dos juízos de utilidade e de bondade. Ao fazer isso, Kant tira o juízo estético do campo do entendimento e também do campo moral, todavia, isso não quer dizer que esses juízos estéticos não serão avaliados pela razão ou pelo critério de liberdade, porém a estética não está subordinada a esses juízos. Avalie as afirmações sobre onde a beleza reside primordialmente: I - A beleza reside na mente de quem a contempla, por isso a filosofia estética kantiana é racionalista.
II - A beleza, definida por Kant, reside no agir desinteressado do sujeito, em relação a qualquer experiência.
III - A beleza reside na realidade objetiva dos objetos existentes na realidade, sendo a concepção de belo, algo universal.
IV - A beleza reside na mente transcendental que atua em conjunto com a estética transcendental.
V - A beleza, segundo Kant, reside no movimento dialético da realidade, onde tese e antítese se relacionam. 
Estão corretas as afirmações:
15- Ao formular os juízos estéticos, Kant não os fundamenta em conceitos, é o livre jogo das faculdades existente no homem que produzem a noção de beleza. A experiência estética, devendo produzir-se necessariamente para todos os homens, tende a universalizar-se. Nesse ponto, a imaginação ocupa um lugar privilegiado na filosofia estética kantiana. Assinale a alternativa que corresponde à função exercida pela imaginação no juízo estético: A imaginação atua como intermediaria que liga as intuições da Sensibilidade aos conceitos do Entendimento.
16- Para Kant, O juízo sobre a beleza artística, que é o mesmo juízo estético transferido para o domínio da Arte, não pode estar condicionado por normas ou regras objetivas, que determinem previamente o valor daquilo que a Arte produz. Isso não quer dizer, porém, que a atividade artística se processe arbitrariamente, sem princípios reguladores que a norteiem. Mesmo não estando condicionadas por normas, as obras artísticas são guiadas por princípios que as regulam e as direciona, somente o gênio artístico pode interpretar esses princípios e codificá-los em uma linguagem acessível. Assinale a alternativa que estabeleça uma ligação entre a imaginação e o gênio artístico: A relação entre os dois conceitos, é que imaginação faz com que o gênio se torne uma espécie de força impessoal, receptivo a todas as forças do universo.
17- A filosofia romântica alemã do século XIX, utilizou-se do pensamento kantiano para fundamentar seus pressupostos e enriquecer os seus conceitos. Schiller foi um desses filósofos que usufruiu do pensamento kantiano para moldar o seu próprio pensamento, ao analisar o dualismo estético e intelectual proposto por Kant, Schiller surge com uma alternativa de superar essa dicotomia. Assinale a alternativa que represente a superação estética proposta por Schiller: A superação do dualismo kantiano está no estudo do lúdico, pois une o sensível ao inteligível e o material ao espiritual.
18- A filosofia de Hegel é uma resposta à modernidade, todavia, a modernidade que Hegel discute é uma modernidade diferente dos filósofos iluministas, por isso a filosofia hegeliana marca a transição para uma nova forma de pensar. Para a compreensão dessa nova realidade, Hegel se utiliza do método dialético como forma de resposta as contradições existentes na realidade. O conceito de Absoluto é outro conceito importante em sua filosofia, que abrange todos os campos da filosofia, principalmente a estética, o conhecimento e a religião. Assinale a alternativa que representa o modo que o Absoluto é apreendido pela arte: O Absoluto, segundo Hegel, é percebido na arte pela intuição sensível e captado pelo sentimento.
19- A crítica realizada por Platão a arte, tem como finalidade, desviar o cidadão grego dos caminhos errôneos que a arte o conduz. Isso se fundamenta na concepção de alma tripartida elaborada pelo filósofo, segundo ele, todas as pessoas possuem a alma dividida em três partes, a superior que é a razão, o plano intermediário que habita a alma corajosa e por último, a alma inferior onde reside o desejo. A arte atua nessa última parte, por isso ela é perigosa para o sujeito, pois lida com o desejo e ele é difícil de ser controlado. Todavia, Freud no século XX, propõe uma solução diferente da visão repressora de Platão. Assinale a alternativa que represente a solução proposta por Freud: A proposta de Freud é realizar uma sublimação dos desejos habitados nas partes baixas do indivíduo para a expressão da subjetividade.
20- Os teóricos da escola de Frankfurt tinham como proposta de análise, a sociedade industrial capitalista do século XX. Dentre as várias pesquisas no campo social, o filósofo Adorno estuda o mecanismo de controle social chamado de “indústria cultural”, ela é responsável por manter de modo dócil e passivo, as camadas que compõe a sociedade, sem fazer qualquer distinção de classe, gênero ou etnia. Através de meio midiáticos, a indústria cultural utiliza de arte para atingir os seus objetivos. Assinale a alternativa que represente a saída do indivíduo do controle da indústria cultural proposto por Adorno: O filósofo propõe a dimensão estética e da arte para combater essa cultura de massa que está enraizada na sociedade industrial capitalista.

Outros materiais