Buscar

Apol 3 Prática de Estágio Aproximações da Realidade

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática de Estágio: Aproximações da Realidade
Sobre o processo de estágio, você pôde perceber de que ele é altamente regulamentado , seja por meio de legislação, seja por meio de resoluções. Deste modo, assinale a única alternativa correta de resposta.
	
	A
	O estágio supervisionado em Serviço Social é regulamentado, exclusivamente, pela legislação nº 11.788/2008, não possuindo regulamentações específicas dos órgãos de fiscalização da profissão.
	
	B
	A Resolução CFESS 533/2008, regulamenta o processo de supervisão direta de estágio no Serviço Social, informando as condições para estágio, as atribuições dos diferentes sujeitos envolvidos no processo de estágio, entre outros itens.
	
	C
	As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social (1996) não possuem qualquer influência no processo de orientação do estágio supervisionado em Serviço Social.
	
	D
	O estágio supervisionado em Serviço Social é elemento curricular obrigatório, o qual pode ser realizado sem a supervisão direta de assistente social em campo, tendo em vista de que as orientações realizadas pelo supervisor acadêmico são suficientes à realização do estágio.
Questão 2/5 - Prática de Estágio: Aproximações da Realidade
Sobre a legislação da supervisão de estágio em serviço social, leia as assertivas abaixo e assinale a única alternativa que contem as respostas corretas.
I O documento sobre as Diretrizes Curriculares consta como único documento norteador do processo de estágio supervisionado para os estudantes do Curso de Serviço Social.
II As Diretrizes Curriculares, a Resolução CFESS 533/2008 e a lei 8.662/1993 são documentos norteadores do processo de estágio supervisionado para os estudantes do Curso de Serviço Social.
III Para que o profissional assistente social possa oferecer campos de estágio de forma regular, algumas exigências devem ser cumpridas, como: o profissional deve estar regularizado, gozando de seus direitos profissionais junto aos órgãos de classe.
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	I.
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	III.
Questão 3/5 - Prática de Estágio: Aproximações da Realidade
Com relação ao processo de estágio, assinale a única alternativa correta.
	
	A
	Conforme texto da Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, oferecimento de estágios poderá ser ofertado, única e exclusivamente, por pessoas jurídicas de direito privado.
	
	B
	Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, o oferecimento de estágio poderá ser realizado por profissionais liberais de nível superior, independentemente de seu registro no respectivo conselho de fiscalização profissional.
	
	C
	No que diz respeito à jornada de estágio, esta poderá ser realizada  por 4 (quatro) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, por estudantes de educação especial e dos anos finais de Ensino Fundamental.
	
	D
	Os estudantes do Ensino Superior, da Educação Profissional de nível médio e do Ensino Médio regular poderão realizar o estágio por 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.
Questão 4/5 - Prática de Estágio: Aproximações da Realidade
Sobre o processo de supervisão de estágio estudado nesta disciplina, alguns elementos são importantes em sua constituição. Deste modo, reflita acerca deste processo: quais são os elementos necessários, a supervisão de estágio como atribuição privativa entre outros, para que possa refletir acerca das afirmações abaixo. Leia com bastante atenção, retomando os conteúdos trabalhados na disciplina, para que possa responder a questão abaixo.
 Afirmativa 01: A supervisão de estágio em Serviço Social é realizada pelo supervisor acadêmico e pelo supervisor de campo, entendida como atribuição privativa do assistente social, devendo as atividades realizadas em estágio terem caráter formador, não apresentando o viés de trabalho.
Afirmativa 02:A prática da supervisão deve, para Oliveira (2004), envolver tanto a teoria quanto a prática, buscando a formação do assistente social, tornando-o apto a responder às exigências e aos desafios do mercado de trabalho na atualidade.
De acordo com o conteúdo estudado, assinale a única alternativa correta:
	
	A
	As afirmativas 01 e 02 não guardam relação com o processo de estágio supervisionado.
	
	B
	A afirmativa 01 está correta, mas a afirmativa 02 está incorreta.
	
	C
	As duas afirmativas estão corretas, mas são excludentes entre si.
	
	D
	As duas afirmativas estão corretas e são complementares entre si.
Questão 5/5 - Prática de Estágio: Aproximações da Realidade
A respeito da supervisão de estágio, assinale V para verdadeiro e F para falso:
(   ) Os supervisores de estágio devem pautar seu processo de orientação na lei que regulamenta a profissão e no Código de Ética Profissional.
(   ) A dissociabilidade entre teoria e prática é fator primordial na prática de supervisão de estágio.
(   ) A relação entre supervisor-aluno deve ser balizadora da identidade profissional.
(   ) O processo de supervisão de estágio deve estar comprometido com a crítica aos processos sociais e com uma leitura crítica da realidade social.
A sequência correta das afirmativas é:
	
	A
	V- F- V- V.
	
	B
	V- V- V- V
	
	C
	F- V- V-V
	
	D
	V- F- F- V

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes