Buscar

avaliação 1 -História Regional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História Regional (HIS13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455438) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12059504
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Dentro do campo de estudo de história, os estudos regionais ocupam um espaço de destaque, mas é necessário levar em conta que o historiador que discute a história local precisa lembrar-se de relacioná-la com a história regional. Além disso, é importante entender que a História Regional possibilita um recorte mais amplo da realidade do que a história local. Esta exige um tipo de abordagem distinta daquela enfocada na História Nacional. Sobre as diferenças de enfoque entre o local, o regional e o nacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A história nacional é a somatória das histórias locais.
	 b)
	A história local deve primar por não relacioná-la com a história regional.
	 c)
	A história local é um recorte maior que a regional, devendo utilizar a mesma abordagem da história nacional.
	 d)
	A história local estabelece relações entre a micro e a macro-história, privilegiando o particular, sem desconsiderar o geral.
	2.
	A tendência historiográfica marxista define região pelo caráter das relações de classe. Contudo, outras abordagens teórico-metodológicas apontam a região como foco de identificação cultural. Considerando esta perspetiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nos estudos fundamentados nas relações sociais que percebem a região como foco de identificação cultural, o regionalismo é o objeto principal das abordagens regionais.
	 b)
	Nos estudos fundamentados nas relações sociais que percebem a região como foco de identificação cultural, o aspecto econômico é o objeto principal das abordagens regionais.
	 c)
	Nos estudos fundamentados nas relações sociais que percebem a região como foco de identificação cultural, a cultura é o objeto principal das abordagens regionais.
	 d)
	Nos estudos fundamentados nas relações sociais que percebem a região como foco de identificação cultural, a territorialidade é o principal objeto das abordagens regionais.
	3.
	Pode-se dizer que a história regional contribui para interpretar aspectos da realidade nacional, na medida em que aborda temas fundamentais da história global a partir do ângulo do particular. Nesse sentido, podemos afirmar que:
	 a)
	A História Regional não proporciona, na dimensão do estudo do particular, um aprofundamento do conhecimento sobre a história nacional.
	 b)
	A História Regional se relaciona necessariamente ao estudo de um espaço físico reduzido.
	 c)
	A historiografia nacional tende a ressaltar as semelhanças, enquanto a regional aborda as diferenças e multiplicidades.
	 d)
	A História Regional deve sempre ficar circunscrita ao seu espaço local, sem tentar explicar as conexões necessárias para entender o global.
	4.
	O conceito de região pode se desdobrar em definições específicas, dependendo do campo de pesquisa e da vertente interpretativa da história escolhida pelo pesquisador. Na perspectiva do Marxismo, por exemplo, a região é entendida como um espaço de luta de classes e reprodução de capital, em que os aspectos políticos e econômicos se conectam e a região passa a ser compreendida como parte de um sistema mais amplo. Nesta corrente de entendimento, a definição de região parte do objeto e não do sujeito de conhecimento. Quando o historiador utiliza um instrumental analítico que entende a definição de região como uma construção do sujeito, o recorte para a compreensão do passado é menor. Nesta abordagem, a definição de região parte do sujeito e não do objeto. Acerca desse entendimento de como seria a definição de região, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A região seria definida pelos aspectos jurídico-administrativos que nela se estabelecem.
	 b)
	A região seria definida pelos aspectos de ordem política que nela se estabelecem.
	 c)
	A região seria definida pelos aspectos de ordem econômica que nela se estabelecem.
	 d)
	A região seria definida pelas relações sociais que nela se estabelecem.
	5.
	A historiografia nacional ressalta as semelhanças entre os diferentes locais e regiões. Já a História Regional opera com as diferenças e a multiplicidade de identidades. Nesse sentido, a História Regional pode abordar questões temáticas fundamentais da história global, a partir do ângulo do particular. Sobre a História Regional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ideia de região está relacionada à noção de identidade cultural, pois o espaço onde vive um grupo é fundamental para a composição de um código de significações que pode gerar um sentido de pertencimento a uma comunidade.
	 b)
	A identidade cultural é fruto da coerência das instâncias administrativas e jurídicas de um determinado estado nacional, pois o conjunto de leis e as diferentes instâncias administrativas fazem diferentes grupos se identificarem com a nação.
	 c)
	A delimitação de uma região, do ponto de vista histórico, deve desconsiderar fatores políticos e sociais e levar em conta somente aspectos jurídicos e administrativos.
	 d)
	O regionalismo é importante para amenizar preconceitos, contribuindo para superarmos desigualdades de classe e de gênero em determinadas regiões.
	6.
	O conceito de região é um termo que surge na Idade Antiga, com o Império Romano. O termo regione era utilizado para indicar espaços independentes ou não, que estavam subordinados ao domínio do Império. Em relação às mudanças que o conceito de região sofreu através dos tempos, podemos afirmar que:
I- Com o término do Império Romano, ocorreu um processo de descentralização regional que desencadeou um poder descentralizado de territórios autônomos do período feudal.
II- As unidades regionais administrativas criadas pela Igreja Católica, desde o fim da Idade Média, constituíram-se nas primeiras formas de separação territorial presentes no desenho dos mapas.
III- Na Idade Contemporânea, o debate sobre a ideia de região embasou as discussões de temas relacionados à política, à cultura, às atividades econômicas, atrelado a questões de soberania e direitos.
IV- Foi a partir de 1960 que os iluministas passaram a desvendar os contornos do que seria o regional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	O conceito de região foi constituído, interpretado e representado de diferentes formas ao longo da história, e a visão do espaço regional variava muito. Além disso, de acordo com os estudos de Viscardi (1997), até a Revolução Francesa a palavra região era pouco usada, porque "as pessoas não tinham uma ideia clara dos contornos regionais". Com relação ao conceito de região em diferentes tempos históricos, analise as sentenças a seguir:
I- No Império Romano, o termo regione era utilizado para designar espaços mantidos sob o domínio do império e o conceito de região tinha como enfoque aspectos físicos.
II- No período feudal, com a descentralização do poder, a divisão regional foi a base para a definição e exercício do controle na administração dos estados e suas unidades e o termo região ainda era pouco utilizado. 
III- No Estado Moderno, houve uma centralização do poder e a tentativa de padronização administrativa. Naquele contexto, a palavra região era pouco usual. Contudo, os iluministas passaram a desvendar os contornos do que seria o regional. 
IV- No Estado Moderno, com a descentralização do poder, o conceito de região ultrapassou os aspectos físicos e deu enfoque a igualdade dos espaços, a heterogeneidade cultural, econômica e política.  
V- Na Idade Contemporânea, o debate sobre a ideia de região embasou as discussões de temas relacionados à política, à cultura, às atividades econômicas atreladas a questões de soberania e direitos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VISCARDI, Cláudia Maria Ribeiro. História,região e poder: a busca de interfaces metodológicas. Lócus: revista de história, Juiz de Fora, v. 3, n. 1 p. 1-17, 1997.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	8.
	O termo região é bastante antigo. A designação de região remonta aos tempos do Império Romano, quando o termo "regione" era usado para indicar espaços, independentes ou não, que estavam subordinados ao domínio do Império. A ideia de região sofreu alterações desde seu surgimento até a história contemporânea. Sobre o conceito de região, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na Idade Média, houve um processo de descentralização regional, favorecendo os territórios autônomos.
	 b)
	Na Idade Média, a Igreja Católica não se valeu de unidades regionais para exercer sua hierarquia administrativa.
	 c)
	Na Revolução Francesa, houve uma ruptura com a centralização do Estado, favorecendo as iniciativas regionalistas.
	 d)
	Na Idade Contemporânea, a ideia de região praticamente deixa de existir em função do neocolonialismo.
	9.
	A História Regional é uma forma de delimitar fatos a serem estudados sobre o passado. Esta é uma maneira de interpretá-la, mas existem outras. Assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A História Regional oferece a possibilidade de comparação entre diferentes situações históricas, contribuindo para a produção de uma síntese, em nível macroespacial.
(    ) História Regional é um recorte e não um método de escrever a História.
(    ) A História Regional é uma opção de recorte espacial do componente estudado, ou seja, é uma forma de delimitar algo a ser estudado sobre o passado.
(    ) A História Regional oferece a possibilidade de comparação entre diferentes situações históricas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	O historiador que trabalha com a História Regional opta por um recorte menor do passado do que aquele investigado pela História Nacional e escolhe temas, problemáticas e objetos de pesquisa bem definidos com relação ao espaço e à temporalidade. Contudo, cabe ressaltar que não pode perder de vista os aspectos da macro-história. Quanto à importância de o pesquisador investigar a relação entre os fatos regionais e nacionais dentro de um contexto mundial, analise as sentenças a seguir:
I- É importante que o estudo da História Regional esteja relacionado com a macro-história para não fragmentar o acontecimento histórico ou torná-lo irrelevante ou sem sentido.
II- Estudar a história do Brasil, as histórias regionais e locais relacionadas à história mundial permite um maior questionamento com relação a situações variadas, permeadas de acontecimentos em setores diversos, seja cultural, político, econômico e social. 
III- É importante o enfoque na História Regional relacionada à história mundial, pois esta modalidade de escrita permite não apenas a investigação das histórias na perspectiva da macroanálise, mas também dá pistas acerca de outras regiões e cidades. 
IV- O estudo da História Regional é importante porque apresenta novas possibilidades de interpretação ao estudo de cunho nacional, podendo abordar questões temáticas fundamentais da história global a partir do ângulo particular, já que opera com as diferenças e a multiplicidade de identidades.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando