Buscar

AOL1_Top Integradores1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AOL 1 - Desafio Colaborativo
As Políticas Públicas Educacionais acompanham as demandas das sociedades em que se inserem. Os aspectos históricos, sociais, políticos e culturais são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento pedagógico e da prática educativa adotada.
Assim, surgem as abordagens e tendências educacionais liberais (a tradicional, renovada, renovada não diretiva e tecnicista) e progressistas ( libertadora, libertária e crítico-social)
Nas últimas décadas a modalidade de Educação Especial, contemplada na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência de 2015, constatamos a importância da formação de novas competências pedagógicas dos professores, além flexibilidade para se adaptar à circunstâncias variáveis e criatividade para proporcionar a inclusão e a aprendizagem significativa.
Questão:
Baseados em uma pesquisa sobre Políticas Públicas Educacionais, Didática, Tendências Pedagógicas e respaldos pelas leis mencionadas, respondam como as formações continuadas para os professores, à luz das tendências progressivas, podem contribuir para o aprimoramento das práticas docentes e a mediação do conhecimento.
	A formação continuada tem grande relevância para o aprimoramento das práticas docentes e mediação de conhecimento, ela melhora as práticas pedagógicas, contribuindo para a construção do saber do educando através da interação dos indivíduos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
 	Com a grande diversidade de alunos existente no âmbito educacional, o professor precisa estar num processo de constante aprendizagem para conseguir superar desafios que surgem em razão dessa diversidade social. É através da formação continuada, que o professor desenvolve novas técnicas e estratégias e adquire novas metodologias para oferecer um aprendizado de qualidade para esses alunos, como mediador de saberes.
	Essa capacitação deve ser contínua, permanente e pode ser realizada de diversas formas, como: cursos intensivos ou de curta duração, palestras, oficinas, treinamentos ou qualquer outro sistema que sirva para atualizar os professores sobre as questões atuais. Assim, ele pode relacionar o novo conhecimento aos de bases científicas da sua graduação inicial, agregando mais suporte e conteúdo para oferecer.
	Todo esse processo, portanto, permite o alinhamento dos professores aos objetivos da escola, melhora a qualidade do ensino, gera um diferencial de mercado ao próprio profissional, além de atualizar o conhecimento dos educadores, aumentar a motivação dos que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e aumentar também a segurança e engajamento do corpo docente.
REFERÊNCIAS: TERRA, M. L. E. Políticas Públicas e Educação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.
PORTO, H. G. M. Currículos, Programas e Práticas Pedagógicas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.
BELTHER, J. M. Didática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
RODRIGUES, DAYANNE. A importância da capacitação de professores de maneira continuada. PROESC, 2019. Disponível em: http://www.proesc.com/blog/capacitacao-de-professores-continuada/. Acesso em: 21 nov. 2019.

Outros materiais