Buscar

Automação Industrial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercício 11) Quais os aspectos de segurança para a operação de uma máquina e/ou processo?
Exercício 12) O principal fator que impede a adoção em massa de sistemas automatizados industrialmente é seu alto custo inicial. O tempo que leva para se recuperar o investimento em uma máquina e/ou processo depende dos custos de compra, instalação e manutenção. Este tempo não é fixo, depende da fábrica onde será instalado/ implementado e de sua aplicação. Na especificação de Sistemas Automatizados utilizando dispositivos para automação, quais as condições que deverão ser levadas em consideração?
Exercício 13) Quais as vantagens e desvantagens para automatizar uma máquina e/ou processo?
Exercício 14) Exemplifique os tipos de atividades que é melhor inserir uma máquina e/ou processo automatizado do que expor o ser humano.
Exercício 15 ) A instalação de equipamentos de automação em indústrias, residências, prédios ou outros locais assemelhados exige um conhecimento técnico próprio, uma vez que há o envolvimento de uma série de dispositivos com sensores, circuitos sensíveis de processamento, atuadores, dispositivos mecânicos e eletromecânicos, tais como motores, engrenagens, solenoides, entre outros.
Nesse sentido, assinale a opção incorreta em relação a processos envolvendo automação. 	
() Um projeto de automação residencial abrange, normalmente, o dimensionamento de componentes elétricos, de telefone, de áudio e vídeo, de controle de acesso e de alarmes. 	
() O controlador lógico programável (CLP) é um tipo de controlador usado em processo de automação industrial. 	
() Sistemas com base no controle por meio de transmissores infravermelho podem ser adequadamente usados em instalações novas ou em reforma, sem necessidade de instalações de conduite ou de caixa de embutir. 	
() Uma central de proteção antifurto em uma indústria ou residência pode possuir diversos sensores com finalidades distintas	
() Em circuitos modernos de iluminação de exteriores, tais como ruas e pátios, o comando automático de ligação e desligamento é normalmente comandado por dispositivos que fazem uso de tecnologias de ultrassom ou de radiofrequência.

Outros materiais