A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Apol - Relações Étnico- Raciais 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“[...] por intermédio do Ministério da Educação (MEC), estabeleceu o programa Bolsa Permanência para estudantes matriculados em curso com carga horária superior ou igual a cinco horas diárias e a estudantes indígenas e quilombolas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 82.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente o primeiro objetivo do Programa de Bolsa Permanência.
	
	A
	Viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas.
	
	B
	Reduzir o número de vagas ociosas para evitar prejuízos para as universidades privadas.
	
	C
	Promover a redemocratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de critérios meritocráticos.
	
	D
	Incentivar o cadastro a estudantes brancos de escolas privadas que queiram fazer dois cursos simultanaemente.
	
	E
	impossibilitar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e os negros.
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto:
“A 'coletividade nacional' perpassada por aspectos característicos da globalização (imigração, cultura de massas, trocas culturais, informações etc.) havia sido transformada por uma 'cidadania multicultural' e convertida em uma 'segunda natureza' (Habermas)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 95 .
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre os estados nacionais europeus e sul, centro e norte-americanos, assinale a alternativa que identifica corretamente a origem dessas nações.
	
	A
	Origem Multicultural.
	
	B
	Origem  Sensorial.
	
	C
	Origem Subcultural.
	
	D
	Origem Monocultural.
	
	E
	Origem Unicultural.
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o texto:
"A escola sempre foi um espaço muito eficaz para a disseminação de ideologias, sejam elas boas ou más, então, a escola foi um importante instrumento usado para inserir o negro e o indígena naquela sociedade que os segregava. É claro que a escola [...] é um espaço privilegiado para a intervenção e combate ao racismo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROTA DE APRENDIZAGEM. Aula 5, Curitiba: Intersaberes, 20??, p. 4 e 5
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 5 -  videoaula 4 - Tema: Síntese, indique corretamente a alternativa que fala acerca da promoção da igualdade racial:
	
	A
	A promoção da igualdade racial anula a questão do mérito e não reforça os direitos sociais.
	
	B
	A promoção da igualdade racial não anula a questão do mérito, mas reforça os direitos sociais.
	
	C
	A promoção da igualdade social enfraquece os direitos sociais e a atuação do Estado.
	
	D
	A promoção da igualdade racial elimina a questão do mérito e ignora os direitos sociais.
	
	E
	A promoção da igualdade racial enfraquece a atuação do estado sem amenizar as desigualdades sociais.
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] o governo brasileiro iniciou diálogo direto com o movimento negro sem buscar a interlocução da Fundação Cultural Palmares, como procedia antes. Devido a alguns entraves políticos para a realização da conferência regional no Brasil, o evento acabou acontecendo no Chile, em 2000".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 75-76.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que identifica corretamente o documento produzido nesta conferência do Chile, em 2000.
	
	A
	Documento de  Cajon del Maipo.
	
	B
	Documento de Castro.
	
	C
	Documento de Corralco.
	
	D
	Documento de Temuco.
	
	E
	 Documento de Santiago.
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“A construção das identidades, fundamentadas nos estudos pós-coloniais, não é entendida sob uma perspectiva essencialista, mas circunstancial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 97 .
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, as identidades históricas  resultam de:
	
	A
	Contextos multirraciais minoritários.
	
	B
	Contextos econômicos igualitários.
	
	C
	Contextos socioculturais específicos.
	
	D
	Contextos subjetivos específicos.
	
	E
	Contextos sociais unilaterais.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] o Estado de São Paulo foi pioneiro ao implantar o Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 74.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale corretamente a alternativa que apresenta corretamente um dos objetivos desse Conselho.
	
	A
	Reivindicar a invasão da mão de obra estrangeira e aceitar denúncias.
	
	B
	Levantar controvérsias sobre a implantação do sistema de cotas.
	
	C
	Investigar denúncias e violência policial contra os negros.
	
	D
	Planejar protestos contra a violência aos negros e trabalhadores.
	
	E
	Reforçar as desigualdades de raça e violência doméstica.
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“No âmbito da legislação, vale destacar que, com a aprovação da Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010 (Brasil, 2010), houve a institucionalização do Estatuto da Igualdade Racial, o qual regulamentou políticas de ações afirmativas para a população negra [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 83.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que identifica corretamente o sistema que prevê a articulação entre os órgãos federais ligados às políticas de promoção da igualdade racial.