A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Dossiê AJR enviar

Pré-visualização | Página 1 de 5

ARTE, JOGOS E RECREAÇÃO
Março/2017
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO: 
ARTE, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h
ATENÇÃO!
Todas as questões, obrigatórias e para saber mais, são objeto de estudo para os exames presenciais.
Nome(s):
UNIDADE 1
ARTE E EDUCAÇÃO
 Questões obrigatórias para o dossiê
Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.
1. A arte contribui para o desenvolvimento humano? Fundamente sua resposta. 
R: A arte busca descobrir, desenvolver e exercitar o lado criativo, imaginativo e expressivo do ser humano. A arte vai fazer o ser humano refletir, raciocinar, fazer ligações e interpretações. Podemos ligar o papel da arte ao da filosofia, Já que ambas possui forte ligação. A arte pode ser o ato de criar inventar, e isso é essencial para o ser humano, nos dias de hoje o que mais vemos e temos é invenções criadas. A arte nunca é só ou isolada das outra ciências ou estudos ela esta em tudo, é essencial um pouco de arte para se entender o mundo.
2. Explique e exemplifique a arte de massa, a arte popular e a arte erudita.
R:  A arte erudita - É uma arte que precisa ser apreciada por críticos que entendem do assunto e não esta assim tão disponível para toda a sociedade, só para as elites. Normalmente esta conservada nas mãos de particulares e em museus, onde poucos têm acesso, devido ao valor que cada obra tem.
Arte de massa é aquela que edita moda e consegue atingir uma grande parte da sociedade através da mídia, visando o entretenimento da população. O lucro é a sua principal característica.
Arte folclórica ela geralmente só tem valor no local onde ela foi produzida. Não acompanha modismo, e ela é expressa por formas diversas como o teatro, a poesia e a dança. Ela traduz os sentimentos do seu público.
3. Diferencie a arte pré-histórica e a arte primitiva.
R:  A arte na pré-história era desenvolvida através de desenhos feitos nas paredes das rochas no período chamado de Paleolítico Superior. Os indivíduos que tinham essas aptidões gozavam de certos privilégios, pois achavam que eles eram mágicos, e essas imagens por eles representadas tinham o caráter preditivo.
As esculturas femininas feitas com pedra e barro representavam a fertilidade, aumentando assim a capacidade de procriação. A arte pré-histórica também chamada arte primitiva era empregada para os povos e civilizações primárias. Neste caso envolve as manifestações de povos indígenas, aborígenes que tinham uma cultura cheia de misticismo e superstições.
4. Compare a arte nas culturas egípcia e grega.
R:  A arte egípcia estava relacionada à cultura religiosa da época. As pinturas retratavam a vida e a grandiosidade dos faraós e tudo que relacionava às ações das divindades e a eternidade. Usava-se muito ouro na construção de estátuas e também nas máscaras que cobriam o rosto das múmias.  a Arte Egípcia é ligada ao espírito (religiosidade), enquanto a Arte Grega é ligada a inteligência.
Tanto os gregos quanto os egípcios representavam cenas do dia a dia com beleza e perfeição.
Os gregos representavam ainda a história, a religião e a mitologia. Os egípcios tinham objetivos políticos e religiosos ao representar a arte.
Outro ponto que me chamou a atenção foi o ângulo de visão de cada povo: os egípcios tinham a lei da frontalidade, o ângulo de visão na obra de arte era restrito à frente, perfil e de cima: os gregos apresentavam detalhes em todos os ângulos de vista em suas estátuas que eram feitas em mármore e depois passaram a ser em bronze e de um naturalismo crescente.
5. Destaque as principais características da cultura romana, citando exemplos.
R: A Cultura Romana 
A cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega. Os romanos "copiaram" muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega. 
Os balneários romanos espalharam-se pelas grandes cidades. Eram locais onde os senadores e membros da aristocracia romana iam para discutirem política e ampliar seus relacionamentos pessoais. 
A língua romana era o latim, que depois de um tempo espalhou-se pelos quatro cantos do império, dando origem na Idade Média, ao português, francês, italiano e espanhol. 
A mitologia romana representava formas de explicação da realidade que os romanos não conseguiam explicar de forma científica. Trata também da origem de seu povo e da cidade que deu origem ao império. Entre os principais mitos romanos, podemos destacar: Rômulo e Remo e O rapto de Proserpina.
5. Em que se assemelham ou distinguem as culturas artísticas desenvolvidas na Idade Antiga: cristã primitiva, bizantina e islâmica?
R: A arte cristã: após a morte de Jesus, os cristãos foram perseguidos pelo Império romano. Após a conversão de Constantino essa perseguição acabou. As pinturas nesse período eram feitas nas catacumbas e galerias subterrâneas, que serviam para os cristãos celebrar o culto, que até então era proibido. Aos poucos foram surgindo as pinturas nas paredes e tetos dos sepulcros maiores, que eram reservados aos mártires. Os símbolos usados eram o peixe, a palma, a cruz e a âncora, mais tarde surgem símbolos do Antigo e do Novo Testamento.
A arte bizantina que foi após a consolidação do cristianismo e teve várias influências é do final da Idade Antiga. A arte bizantina conferia rigor e formalidade à figura sagrada representada em alusão à reverência e ao respeito conferido aos imperadores e reis e também faziam uso do mosaico.
6. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? 
R:  A Igreja Cristã tinha o domínio intelectual e cultural, a educação ficou aos cuidados dos monges e sacerdotes católicos. E a arte foi subjugada às necessidades e aos interesses do cristianismo.
Na Alta Idade Média entre os séculos XI e XIII prevaleceu o estilo românico, seguiam os exemplos da arquitetura romana. As Igrejas tinham paredes muito grossas e as janelas eram altas e pequenas, para a proteção contra as forças do mal. Já os castelos tinham a função de dar segurança em tempos de guerra. Já na Baixa Idade Média que vai do final do século XIII ao VX, predominou o estilo gótico, com edificações verticais sugerindo mais perto do céu. As Igrejas tinham paredes mais finas e torres muito altas, tinham grande quantidade de janelas, e levavam cerca de 300 anos para serem construídas. Aos poucos os artistas buscavam também na pintura, dar realismo às características humanas como os santos, os anjos e figuras bíblicas.
7. Disserte sobre a importância do Movimento Renascentista, que caracterizou a Idade moderna.
R:  O Movimento Renascentista teve uma grande influência na arte moderna, a começar pelo desenvolvimento das ciências e da sociedade laica e outras esferas da sociedade.Na arquitetura, deixa-se o estilo imponente das catedrais góticas e passam a aproveitar melhor os espaços construídos. As principais características desse período são as janelas quadradas, amplas e com vidros transparentes, para dar maior claridade. A escultura ganhou um caráter humanista, com proporções reais, com traços do naturalismo do nu artístico. Na pintura havia a preocupação com a representação do indivíduo e da natureza. Cenas como um encontro familiar ou um passeio no campo tornaram-se frequentes. O uso da tinta a óleo deu mais qualidade e durabilidade à pintura sobre telas, valorizando a cor, espaço, forma, luz, volume e profundidade. A literatura também ganhou destaque com grandes escritores da época, como Luís de Camões e Bocaccio. Nesse mesmo período surge o barroco, que valoriza o apelo às emoções e traduzia o cotidiano e o universo religioso. A fase final do barroco é denominada rococó que resgata temas da mitologia greco-romana, utilizando muitas curvas e adornos em forma de conchas, folhas, flores e ramos.
8. Considerando as escolas/culturas de arte contemporânea citadas no quadro abaixo, argumente sobre as principais características de apenas uma delas, citando a vida e a obra de um artista que se enquadre

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.