Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO-FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA   
	Aluno(a): GEORGE MURTA BARCELLOS
	201503697941
	Acertos: 10,0 de 10,0
	24/03/2020
	
	
	1a Questão (Ref.:201503878502)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A epidemiologia pode ser definida como "o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicação na prevenção e controle dos problemas de saúde". Tal definição ratifica que os epidemiologistas estão preocupados:
		
	
	Em quantificar somente o número de doentes.
	 
	Com a incapacidade, doença ou morte, mas, também, com a melhoria dos indicadores de saúde e com as maneiras de promover saúde.
	
	Em controlar somente os efeitos da doença.
	
	Em gerar índices de Saúde Coletiva.
	
	Em curar os pacientes.
	Respondido em 24/03/2020 00:47:57
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506750862)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir da primeira década do século XXI as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ou Não Infecciosas, assumiram proporções alarmantes. Entretanto, algumas doenças infecciosas, supostamente erradicadas, voltaram a acometer as populações. Das doenças citadas abaixo, qual delas pertence ao grupo das doenças reemergentes?
		
	
	gripe
	
	varicela
	
	câncer
	 
	sarampo
	
	caxumba
	Respondido em 24/03/2020 00:58:34
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504802607)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os conhecimentos multidisciplinares são utilizados para a compreensão do fenômeno saúde-doença, o qual perpassou por diferentes definições no decorrer histórico, desde aspectos mágicos à dicotomia advinda do "saudável e patológico", bem como conceituações mais complexas envolvendo o determinismo socioambientalcultural. Considerando os diversos modelos explicativos do processo saúde-doença, assinale a alternativa que relaciona adequadamente o modelo às suas caraterísticas definidoras:
I.Modelo biomédico.
II.Modelo da história natural da doença.
III.Modelo da determinação social da doença. 
A. Esse modelo insere a perspectiva do processo de forma mais ampla, considerando os comportamentos culturais que possam relacionar-se à saúde de uma população. Considera, dessa forma, o perfil epidemiológico como fator importante.
B. Apresenta uma compreensão do processo saúde e doença a partir das ciências biológicas. Uma caraterística desse modelo é aceitar a lógica linear do adoecimento e a absorção, pelo senso comum, de que a doença é causada por um agente patológico específico.
C. O processo saúde-doença ocorre devido à interação entre a tríade ecológica agente, hospedeiro e meio, apresentando, portanto, dois períodos sequenciados: o epidemiológico e o patológico.
		
	
	I-C; II-A; III-B
	
	I-A; II-C; III-B
	
	I-C; II-B; III-A
	
	I-B; II-A; III-C
	 
	I-B; II-C; III-A
	Respondido em 24/03/2020 01:04:27
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503878517)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No modelo biomédico, agentes ou fatores etiológicos são aqueles que:
		
	
	agem na etiologia do paciente.
	
	Agem no tratamento da doença.
	 
	Agem na origem (causa) da doença.
	
	Não possuem relações com a doença.
	
	Agem no diagnóstico da doença.
	Respondido em 24/03/2020 01:05:01
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504598621)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito aos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	O desemprego, o trabalho informal e a exclusão do mercado de trabalho estão associados a uma pior condição de saúde entre a população brasileira adulta, independentemente de características sociodemográficas, como escolaridade, renda e região de residência.
	
	Embora o acesso e a qualidade da saúde sejam influenciados por fatores socioeconômicos, a alimentação não tem sido identificada como um fator determinante da saúde.
	
	As decisões sobre mudanças nos hábitos de vida independem do acesso a fontes e fluxos de informação em saúde, embora o acesso à informação aumente o conhecimento e a capacidade de ação.
	 
	A urbanização e o crescimento do transporte e das indústrias servem como explicação para a exposição de grandes contingentes populacionais à poluição atmosférica.
	
	Estilos de vida relacionados à saúde são fortemente influenciados por modelos familiares e carga genética.
	Respondido em 24/03/2020 01:08:13
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201504802588)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A história clínica de muitas pessoas atendidas nos serviços de saúde revela condições de vida que afetam o bem-estar e a saúde. Considerando essa informação e com base nos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa correta.
		
	
	O impacto que a doença pode ter sobre a situação socioeconômica do indivíduo e da respectiva família compõe um contexto indiferente à análise dos determinantes sociais da saúde.
	
	Políticas públicas de abrangência populacional, que promovem mudanças de hábitos, interferem apenas na saúde do indivíduo, sem qualquer importância para alterações nos determinantes sociais da saúde.
	
	Melhorar as condições socioeconômicas, educacionais e de hábitos de vida é uma forma discreta de alterar os determinantes sociais da saúde.
	 
	As condições de trabalho, a estrutura das redes sociais e comunitárias, o estilo de vida dos indivíduos, a idade, o sexo e aspectos hereditários são alguns dos fatores que exemplificam determinantes sociais da saúde.
	
	O processo saúde-doença deve ser entendido como a relação entre as condições biológicas e as psicológicas e exclui a necessidade de abordar o contexto social.
	Respondido em 24/03/2020 01:10:39
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201503878496)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa FALSA:
		
	
	O coeficiente de letalidade, sempre expresso em termos percentuais, permite avaliar a gravidade da doença.
	
	Os coeficientes de mortalidade são definidos como coeficientes entre as frequências absolutas de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer.
	 
	O coeficiente de mortalidade infantil é calculado dividindo-se o número de óbitos de crianças menores de 6 meses pelos nascidos vivos naquele ano, em uma determinada área e multiplicando-se por mil o valor encontrado.
	
	A letalidade da raiva é próxima de 100%.
	
	Os coeficientes de mortalidade podem ser categorizados segundo os critérios diversos tais como sexo, idade ou estado civil.
	Respondido em 24/03/2020 01:19:10
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201503878522)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São indicadores diferentes na interpretação da Epidemiologia:
		
	
	Susceptibilidade e Nível de Fragilidade.
	
	Letalidade e Fatalidade.
	
	Mortalidade Infantil Precoce e Mortalidade Neonatal.
	
	Taxa de incidência cumulativa e Risco.
	 
	Mortalidade e Letalidade.
	Respondido em 24/03/2020 01:21:38
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201504049444)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença é necessário descrevê-lo por meio das variáveis, pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável tempo NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	
	A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando.
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo é importante para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
	 
	As variações das doenças no transcorrer do tempo (anos, meses, semanas, dias) não são importantes, pois não mostram alterações nos fatores causais.
	
	A cronologia de uma doença é fundamental para a sua análise epidemiológica.
	
	Segundo Rouquayrol, a distribuição cronológica da mortalidade e da morbidade é a relação entre uma sequência demarcos temporais sucessivos (cronologia) e uma medida de frequência de casos e óbitos.
	Respondido em 24/03/2020 00:54:27
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201503877138)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O termo vulnerabilidade tem sido usado em vários estudos epidemiológicos, principalmente focalizado para a perspectiva de risco. MUNÕZ SÁNCHEZ & BERTOLOZZI (2007) demonstraram que o modelo de vulnerabilidade deve ser analisado de acordo com a relação entre a vulnerabilidade individual/social/programática em uma mesma população. Sobre o modelo de vulnerabilidade proposto por esses autores são feitas as seguintes afirmações: I A vulnerabilidade individual refere-se ao grau e à qualidade da informação que os indivíduos dispõem sobre os problemas de saúde, sua elaboração e aplicação na prática. II A vulnerabilidade social avalia a obtenção das informações, o acesso aos meios de comunicação, a disponibilidade de recursos cognitivos e materiais, o poder de participar de decisões políticas e em instituições. III A vulnerabilidade programática consiste na avaliação dos programas para responder ao controle de enfermidades, além do grau e qualidade de compromisso das instituições, dos recursos, da gerência e do monitoramento dos programas nos diferentes níveis de atenção. IV A determinação social da doença é destacada através do modelo de vulnerabilidade que interliga os aspectos individuais, sociais e programáticos. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	Respondido em 24/03/2020 00:54:56
	
	
	Gabarito
Coment.

Outros materiais