Buscar

paper 2019 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
-VIVÊNCIAS EDUCATIVAS
Bianca Martins da Rosa¹
Rossana Ramos de Aguiar²
	
RESUMO
O presente trabalho vivências educacionais com ênfase no tema lúdico como facilitador da aprendizagem, patenteado o primeiro estágio obrigatório em educação infantil do curso de Pedagogia em sua teoria e prática. Com objetivo de apresentar reflexão e ação em sala de aula, observações e diagnósticos de aprendizagem, ação docente na educação infantil, propostas de intervenção, execução e analises críticas da dimensão pedagógica. 
 
Palavras-chave: Docência. Lúdico. Reflexão. Ação. Educação.
 
1. INTRODUÇÃO
O profissional de educação deve sempre ter um olhar de observação e diagnóstico sobre a turma no seu total e cada aluno na sua individualidade. Observando isso percebemos que alguns alunos não acompanham o ritmo de outros, embora crianças sejam diferentes umas das outras vimos que algumas propostas dadas na educação infantil podem ajudar muito em sala de aula quando o aluno estiver maior. 
É importante evidenciar como a psicomotricidade pode auxiliar o aluno a alcançar um desenvolvimento mais integral que preparará a uma aprendizagem mais satisfatória. Oliveira (1997, p. 23).
O desenvolvimento total de uma pessoa começa desde muito cedo, com estímulos variados, quando a criança está na educação infantil os aspectos trabalhados que desenvolvem a psicomotricidade favorecem o processo de ensino-aprendizagem. A psicomotricidade auxilia de maneira importante para a formação e estruturação do esquema corporal.
A criança em que apresenta o desenvolvimento psicomotor mal constituído poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras, na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato e lógico, na análise gramatical entre outras. Compreendendo que a má formação psicomotora pode acarretar dificuldades na aprendizagem, qual é o papel da escola na prevenção desse quadro? (ROSSI, 2012, p. 2).
Com a intervenção pedagógica na educação infantil através do lúdico com objetivo do desenvolvimento motor da criança, analisando os conceitos da psicomotricidade, assim incentivando a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança mostrando a importância do desenvolvimento motor na primeira infância.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS DA MOTRICIDADE.
O estudo sobre a motricidade humana tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral. Por meio de atividades psicomotoras, crianças desenvolvem aspectos mentais, psicológicos, sociais, culturais e físicos. A psicomotricidade é um processo aonde a criança vai adquirindo gradativamente maturidade e conhecendo a si mesma. (Lussac, 2008). 
A partir da necessidade médica e neurológica no ano de 1870 explicando alguns fenômenos clínicos foi dado o nome de psicomotricidade. A psicomotricidade surgiu com Dupré por meio de uma linha filosófica psiquiátrica evidenciando que existia uma associação estreita entre o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e afetividade. (Lussac, 2008). 
Nas primeiras fases do estudo sobre motricidade na época baseava-se no desenvolvimento motor da criança, logo em seguida começaram os estudos sobre a relação no atraso do desenvolvimento motor e intelectual. Segundo Rocha (2011, p.2)
Observando o quão importante o desenvolvimento físico das crianças temos a Educação Física como matéria especifica para o trabalho físico e psicomotor.
2.2 MOTRICIDADE E CULTURAS DA CRIANÇA ATUAL.
A partir de muito cedo as crianças tem manifestações da motricidade pois movimentos são desenvolvidos desde o nascimento, como afirma Le Boulch (2001, p. 5) “a criança desde o nascimento apresenta potencialidades para desenvolver-se, mas que elas não dependem só da manutenção dos processos orgânicos, senão também do intercâmbio com o outrem e que isto é da maior importância na primeira infância.”
É através do composto de desafios que a motricidade na criança se desenvolverá, na primeira infância é dada através de estímulos reagendo através de reflexos, depois a criança já começa imitar gestos e movimentos adquirindo sua liberdade para se movimentar até conquistar as habilidades motoros básicas e até às mais específicas.
O conjunto das transformações de resposta, entendidas numa base diacrônica, e constáveis ao nível dos movimentos, das qualidades físicas e motoras e das atividades humanas na adaptação às variações do meio físico e social. (NETO, s/d p. 4).
Assim devemos desde muito cedo proporcionar meios físicos e momentos onde as crianças se desenvolvam da melhor maneira possível, com estímulos pois é através do desenvolvimento da motricidade que certas habilidades serão fundamentais para outras áreas de conhecimento, inclusive em sala de aula para acompanhar o ritmo da turma.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados foram, livros, artigos e sites da internet que abordam o tema vivencias educativas com ênfase em motricidade e lúdico. Para a leitura e pesquisa dos materiais foram utilizados recursos tecnológicos como computadores e internet. Para o processo de coleta de dados foram utilizadas fontes seguras de autores renomeados nos assuntos que serviram de complementação para ideias fundamentação e conclusão do trabalho.
A seguinte pesquisa tem o objetivo de discutir o tema no qual nos foi proposto, analisando e demonstrando as vivencias educativas adquiridas no estágio obrigatório I em Educação Infantil.
Os métodos utilizados foram práticas de reeducação e sugestões lúdicas no trabalho, alguns encontrados por área são:
Reeducação para perturbações motoras: no caso dos atrasos do desenvolvimento motor, podem ser utilizados exercícios motores e sensoriais como jogos de bola, jogos de destreza e de percepção do esquema corporal.
Nos grandes déficits motores: (sistema motor) utilizam-se exercícios de destreza e coordenação, para o esquema corporal utilizam-se de exercícios de conhecimentos das partes do corpo, organizadores de lateralidade e exercícios preceptor-motores.
Na lateralidade: utilizam-se exercícios como recurso do espelho e do conhecimento de esquerda-direita, e no caso de dificuldades da estruturação espacial os jogos de estruturação espacial.
Nas perturbações de equilíbrio: Podem ser utilizados exercícios de reconhecimento proprioceptivo, exercícios de impulso e exercícios de equilíbrio. 
Nas perturbações da coordenação: utilizam-se exercícios de grande motricidade, de destreza, de coordenação dinâmica, de motricidade delicada e exercícios motores de pré-escrita. 
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
v
5. CONCLUSÃO
A escola deve garantir um suporte para a todas as crianças sem nenhum tipo de seleção, proporcionando a aprendizagem um caráter lúdico e emocional que será a base do sucesso de sua aprendizagem e todo seu conhecimento cultural. Compreende-se que as dificuldades de aprendizagens escolares estão nas dificuldades da escola de alfabetizar todos os seus objetivos 
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; BUBLITZ, Kathia Regina; BARUFFI, Mônica Maria. Didática e a Formação do professor. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
VIEGAS, Moacir Fernando. Reflexão e Ação: Revista do Departamento de Educação/UNISC. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.
MELO,Fabiana Carbonera de. Lúdico e Musicalização na Educação Infantil. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?. São Paulo: CORTEZ, 2002.
OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade. Petrópolis: VOZES, 1997.
ALCUDIA, Rosa. Atenção à diversidade. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
FONTANA, Cleide. A importância da psicomotricidade na educação infantil. Medianeira. Monografia Especialização, 2012.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I – dd/mm/aa

Outros materiais