Buscar

ATIVIDADE DE CUSTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

... ATIVIDADES TEÓRICAS ... 
1. Responda:
1.1 são os custos que estão relacionados a um determinado objeto de custo e que podem ser identificados com este de maneira economicamente viável (custo efetivo). Como exemplo tem-se: matéria-prima, mão de obra dos operários, energia elétrica (quando se tem condições objetivas de medir o consumo efetivo).
1.2 Custos Indiretos estão relacionados a um determinado objeto de custo, mas não podem ser identificados com este de maneira economicamente viável (custo efetivo). Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo através de um método de alocação de custo denominado rateio. A alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária. Exemplo: aluguel da fábrica, depreciação (método linear), manutenção, seguro.
1.3 A impossibilidade de identificação desses gastos em relação aos produtos ocorre porque os referidos gastos beneficiam a fabricação de vários produtos ao mesmo tempo 
1.4 Os Custos Indiretos serão atribuídos a cada produto de forma proporcional.
1.5 Custos Fixos. São aqueles cujos valores são os mesmos qualquer que seja o volume de produção da empresa. É o caso, por exemplo, do aluguel da fábrica. Este será cobrado pelo mesmo valor qualquer que seja o nível da produção, inclusive no caso de a fábrica nada produzir. Os custos fixos se tornam progressivamente menores em termos unitários à medida que o direcionador de custo aumenta. Exemplos: Imposto Predial, depreciação dos equipamentos (pelo método linear), salários de vigias e porteiros da fábrica, prêmios de seguros.
1.6 Sim. É importante salientar que os Custos Fixos podem sofrer alguma variação de um período para o outro, por exemplo, com o aluguel que, em consequência de cláusulas contratuais, sofre reajuste periódico; com os salários e encargos que podem variar em decorrência da própria legislação trabalhista etc.
1.7 Custos Variáveis –. São aqueles cujos valores se alteram em função do volume de produção da empresa. Os custos variáveis aumentam à medida que aumenta o volume de produção. Outros exemplos matéria-prima consumida, materiais indiretos consumidos, depreciação dos equipamentos quando esta for feita em função das horas/máquina trabalhadas, gastos com horas horas-extras na produção.
1.8 Custos semifixos – Também chamados Custos por Degraus, são custos que são fixos em uma determinada faixa de produção, mas que variam se houver uma mudança desta faixa. Considere, por exemplo, a necessidade de supervisores de produção de uma empresa.
1.9 Custos semivariáveis – São custos que variam com o nível de produção, entretanto, têm uma parcela fixa mesmo que nada seja produzido. Exemplo: conta de energia elétrica da fábrica, na qual a concessionária cobra uma taxa mínima mesmo que nada seja gasto no período. Outros exemplos: aluguel de uma copiadora no qual se cobra uma parcela fixa mesmo que nenhuma cópia seja tirada; gasto com combustível para aquecimento de uma caldeira, já que a caldeira não pode esfriar.
2. Julgue as afirmativas em falsas (F) ou verdadeiras (V):
2.1 (F) Os custos diretos de fabricação são aqueles que podem ser facilmente identificados em relação aos produtos fabricados.
2.2 (F) Os custos indiretos de fabricação são assim denominados porque podem ser facilmente identificados em relação aos produtos fabricados.
2.3 (V) Custos indiretos são o mesmo que custos fixos.
2.4 (V) Custos variáveis são o mesmo que custos diretos.
2.5 (V) A distribuição dos custos indiretos aos produtos denomina-se rateio.
2.6 (F) A classificação de custos diretos e indiretos aplica-se somente aos materiais e à mão de obra.
2.7 (F) A classificação em custos diretos e indiretos não se aplica aos materiais, a mão de obra e aos gastos gerais de fabricação.
2.8 (V) A classificação dos custos em diretos ou indiretos abrange os materiais, a mão de obra e os gastos gerais de fabricação.
2.9 (V) Geralmente, a maior parte dos gastos gerais de fabricação é classificada como custos indiretos.
2.10 (V) Os custos diretos serão atribuídos a cada produto sem grandes complicações, ao passo que os custos indiretos serão atribuídos a cada produto por meio de critérios a serem definidos pela própria empresa. 
3. Assinale a alternativa correta 
3.1 E) As alternativas “a” e “d” estão incorretas.
3.2 E) As alternativas “a” e “d” estão corretas.
3.3 C) Rateio por critérios estimados ou arbitrados.
3.4
3.5 B) Diretos e indiretos. 
3.6 A) Fixos e variáveis.

Outros materiais