Buscar

Documento topico 3

Prévia do material em texto

Disciplina:
Tópicos Especiais (TE2015)
Avaliação:
Avaliação II – Individual FLEX ( Cod.:512726) ( peso.:1,50)
Prova:
15677930
Nota da Prova:
9,00
Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada 
1. Na área de ciência e tecnologia, o maior desafio no Brasil é a elaboração e a implementação de uma política de longo prazo que permita ao desenvolvimento científico e tecnológico alcançar a população e que efetivamente tenha um impacto determinante na melhoria das condições de vida da sociedade. Acerca da importância da ciência, tecnologia e inovação como uma escolha estratégica para o desenvolvimento do país, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os avanços tecnológicos, especialmente no setor de comunicação, transformaram a sociedade atual, pois se antes era preciso esperar dias ou até semanas para receber uma carta pelos correiros, hoje podemos conversar com alguém do outro lado do mundo em tempo real, com imagem e som.
PORQUE
II- O acesso aos novos meios de comunicação é universal, e no Brasil esse fenômeno contribui para a formação das comunidades virtuais, as quais visam promover a integração da população e valorizar seus conhecimentos, com foco em questões ambientais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/science-and-technology/science-and-technology-policy/. Acesso em: 18 jul. 2018.
Fundo_transparente_16x16.png a)	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Fundo_transparente_16x16.png b)	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Fundo_transparente_16x16.png c)	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Ícone representando resposta correta d)	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
2. A ciência apresenta características que a fazem singular, utilizando linguagem própria, clara e objetiva. O conhecimento gerado pela ciência distingue-se por um alto grau de certeza, sendo dotado de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. As teorias, os métodos e as técnicas, bem como os produtos, contam com ampla aprovação quando considerados científicos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A ciência está baseada em métodos e fundamentos epistemológicos.
( ) A ciência não é cumulativa, ou seja, é comum o descarte de informações ou dados obtidos previamente.
( ) A ciência é computável, permite o devido registro de informações ou dados.
( ) O conhecimento científico também avança pelo campo da prática e não só pelo patamar teórico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fundo_transparente_16x16.png a)	V – V – F – F.
Ícone representando resposta correta b)	V – F – V – V.
Fundo_transparente_16x16.png c)	F – V – F – V.
Fundo_transparente_16x16.png d)	F – V – V – V.
3. A globalização está amparada, principalmente, nos avanços tecnológicos, assim como nas relações sociais e econômicas, no mercado da conectividade e da virtualidade. É abordada como sendo a responsável por alterar a forma de comunicação entre as pessoas. No entanto, também pode proporcionar tanto a inclusão como a desigualdade social. Sobre a globalização, assinale a alternativa INCORRETA:
Fundo_transparente_16x16.png a)	A globalização pode diminuir as fronteiras no campo dos transportes e promover intercâmbios nas atividades de comunicação e informações.
Ícone representando resposta correta b)	A globalização contribui para resgatar os processos de produção tradicionais, humanizando os desejos de consumo, os estilos de vida e as culturas, valorizando cada vez mais as diferenças, identidades, as especificidades e as tradições locais e regionais.
Fundo_transparente_16x16.png c)	A globalização é capaz de favorecer a intercomunicação entre povos e as pessoas das mais diferentes e inusitadas regiões do planeta.
Fundo_transparente_16x16.png d)	A globalização favorece a formação de grupos regionais, como o MERCOSUL, sendo capaz de conferir aos seus membros uma melhor possibilidade de negociação e barganhas no jogo das relações que se dão no cenário mundial.
4. Quando falamos em avanços tecnológicos logo vem em mente os celulares de última geração, multifuncionais. Interessante observar que, no início da revolução tecnológica, o desafio dos fabricantes era produzir um aparelho com o menor tamanho e peso, bem diferente dos antigos “tijolos”. Contudo, na atualidade as pessoas preferem celulares com telas cada vez maiores, dada a infinidade de funções que o aparelho oferece para comunicação e entretenimento. Sobre as tendências organizacionais do século XXI, assinale a alternativa CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	O aumento do acesso aos meios de comunicação portáteis e a agilidade no envio de mensagens via internet, favoreceram a criação de redes sociais, comunidades virtuais e vendas on-line.
Fundo_transparente_16x16.png b)	O surgimento das redes sociais e WhatsApp dificultou a efetiva comunicação entre as pessoas, de modo a garantir a eficácia na comunicação e o aprendizado coletivo.
Fundo_transparente_16x16.png c)	A ampliação das redes sociais e WhatsApp comprometeu a efetiva comunicação entre as pessoas, de modo a garantir a eficácia na comunicação e o aprendizado coletivo.
Fundo_transparente_16x16.png d)	A redução no acesso aos meios de comunicação portáteis e a agilidade no envio de mensagens via internet, favoreceram a criação de redes sociais e comunidades virtuais.
5. As mulheres sempre participaram da produção de utensílios, alimentos e mercadorias desde os tempos mais remotos, envolvendo atividades no interior da casa, família e comunidade. Os maiores problemas surgem quando as mulheres passam a ser empregadas no interior das indústrias modernas, com longas jornadas de trabalho e a presença de maquinários. Sobre a introdução da mulher no campo de trabalho industrial, analise as sentenças a seguir:
I- A gradual introdução das mulheres no campo de trabalho exigiu a manutenção de seus hábitos e costumes.
II- A condição e a imposição do meio de trabalho foram responsáveis por exaltar à feminilidade.
III- O fato de trabalhar no interior das fábricas exigiu novos comportamentos, posturas e até uma indumentária que favorecesse a realização das atividades.
IV- As mulheres passaram a ser empregadas no interior das indústrias com salários compatíveis aos dos homens.
Assinale a alternativa CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	Somente a sentença III está correta.
Fundo_transparente_16x16.png b)	Somente a sentença I está correta.
Fundo_transparente_16x16.png c)	As sentenças II e III estão corretas.
Fundo_transparente_16x16.png d)	As sentenças I e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
6. A insegurança no emprego é vivida, nos dias atuais, por muitas pessoas. Esta insegurança também está atrelada ao desenvolvimento de novas tecnologias, o que, por sua vez, tornou-se mais evidente nos últimos anos. Sobre os efeitos nocivos da insegurança no emprego, analise as sentenças a seguir:
I- Produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.
II- O maior aumento da insegurança no trabalho ocorreu em meados dos anos de 1990, entre os trabalhadores que exercem atividades manuais.
III- Trata-se de um fenômeno recente causado por profundas alterações no contexto do mercado de trabalho.
IV- Os estudos apontam que a insegurança no emprego é restrita ao ambiente de trabalho, não afetando a saúde e a vida pessoal dos empregados.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fundo_transparente_16x16.png a)	As sentenças III e IV estão corretas.
Fundo_transparente_16x16.png b)	As sentenças II e III estão corretas.
Ícone representando respostacorreta c)	Somente a sentença I está correta.
Fundo_transparente_16x16.png d)	Somente a sentença II está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
7. Teoria e prática deveriam caminhar juntas, especialmente no campo da educação. Essa premissa contribui para o aprendizado da ciência ao apresentar conteúdos teóricos e testá-los na prática. Importante ressaltar que a produção do conhecimento científico não é restrita ao ambiente acadêmico, pois também pode ser gerado no trabalho do dia a dia. Sobre o conceito de ciência e método científico, analise as sentenças a seguir:
I- O método científico consiste, basicamente, de etapas organizadas de observação e análise dos fatos, percepção e apropriação dos conceitos e elaboração de princípios/hipóteses com a comprovação ou não das hipóteses propostas.
II- Ciência é o ramo da biologia capaz de explicar os fenômenos naturais e artificiais, de modo a concluir com precisão algo que antes não pudera ser explicado, pois a prática sempre confirma a teoria.
III- Pensar cientificamente consiste em explicar a realidade a partir de princípios filosóficos, em que o mundo imaginário prevalece sobre os fatos reais e a ciência se torna estática.
IV- A ciência procura ao máximo aproveitar as informações ou dados obtidos, é computável e permite o devido registro de tais informações ou dados.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fundo_transparente_16x16.png a)	As sentenças I, III e IV estão corretas.
Fundo_transparente_16x16.png b)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Fundo_transparente_16x16.png c)	As sentenças I, II e III estão corretas.
Ícone representando resposta correta d)	As sentenças I e IV estão corretas.
8. Em tempos de internacionalização das indústrias, as estratégias competitivas e as competências essenciais de cada companhia são testadas ao limite extremo. Cada vez mais, o coletivo se torna mais importante que o individual, e a competitividade é, e será cada vez mais, relacionada ao desempenho de redes interorganizacionais e não de empresas isoladas. Com relação às tendências organizacionais do nosso tempo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/12/19/efici%C3%AAncia-coletiva/. Acesso em: 18 jul. 2018.
Fundo_transparente_16x16.png a)	As comunidades virtuais são constituídas por especialistas na área de informática e comunicação, o que garante o sucesso de uma empresa do ramo da educação.
Ícone representando resposta correta b)	Uma empresa moderna aproveita o conhecimento diversificado de seus colaboradores e promove o trabalho em rede, configurando assim um exemplo de cibercultura.
Fundo_transparente_16x16.png c)	O investimento em tecnologias de comunicação de ponta é o caminho mais indicado para melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas e empresas privadas, pois o custo é acessível para todo o país.
Ícone representando resposta incorreta d)	A cibercultura visa à interconexão para a interatividade, com o objetivo comum de buscar a inteligência coletiva, exclusivamente para o governo.
Você não acertou a questão: Esta não é a resposta correta. Leia novamente a questão.
9. Está amparada, principalmente, nos avanços tecnológicos, assim como nas relações sociais e econômicas, no mercado da conectividade e da virtualidade. É abordada como sendo a responsável por alterar a forma de comunicação entre as pessoas. No entanto, também pode proporcionar tanto a inclusão como a desigualdade social. Sobre a que se refere essa informação, assinale a alternativa CORRETA:
Fundo_transparente_16x16.png a)	Determinismo tecnológico.
Ícone representando resposta correta b)	Globalização.
Fundo_transparente_16x16.png c)	Modernidade.
Fundo_transparente_16x16.png d)	Pós-modernidade.
10. A tecnologia está em todos os meios, seja científico, cultural ou social, e na produção industrial. Portanto, a tecnologia está amplamente disseminada, pois o homem não se vê mais sem o uso de tecnologia, que facilita, medeia e auxilia em muitos processos. Neste sentido, vemos que a tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável nas relações de produção, obrigando o mundo da produção industrial a sofrer grandes mudanças. Sobre essas mudanças, assinale a alternativa CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	A tecnologia reduziu o intervalo de tempo exigido pelo processo produtivo para levar até o fim a realização de um produto.
Fundo_transparente_16x16.png b)	Com a tecnologia houve uma redução da necessidade de computadores para a produção.
Fundo_transparente_16x16.png c)	Com a tecnologia há a necessidade reduzida de mão de obra especializada.
fundo_transparente_16x16.png d)	A tecnologia promoveu menor especialização e definição de funções.

Continue navegando