Buscar

ANTROPOLOGIA DA NUTRIÇÃO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201803551318)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para responder a próxima questão leia atentamente os textos a seguir.
TEXTO 1
Já nas primeiras horas de vida, o mundo entra pela boca. Junto com o leite, o bebê recebe o calor, o toque e o cheiro de quem o alimenta. Sente, ainda que de forma sutil, a presença ¿ ou a falta ¿ do afeto. E, depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento. Ao longo da existência, as relações continuam permeadas pelos significados simbólicos que a comida assume na vida de cada um, seja na recusa do anoréxico, seja na voracidade do bulímico, seja na relação de amor e ódio dos obesos com os alimentos.
(LEAL, Gláucia. In: Mente e cérebro. Edição especial n.º 11, p. 41 (com adaptações).
TEXTO 2
Combinação tipicamente nacional, a dupla feijão e arroz foi citada, mas não o suficiente para integrar a lista dos 15 alimentos que deveriam estar no cardápio do brasileiro pelo menos uma vez por semana. A seleção foi o resultado de pesquisa realizada com especialistas ¿ médicos, nutricionistas e nutrólogos.
(MANTOVANI, Flávia e DÁVILA, Marcos. In: Folha de S. Paulo, 13/10/2005 (com adaptações).
Considerando os textos I e II acima, assinale a opção correta:
		
	 
	Ao afirmar que, ¿depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento¿, o texto I se refere a aspectos das dimensões sociais e antropológicas que influenciam a alimentação.
	
	A ingestão do leite pelo bebê, referida no texto I, constitui comportamento não automático relacionado à vida e que envolve respiração, digestão e alimentação.
	
	A busca pela modernidade alimentar, que se traduz pela praticidade e rapidez de refeições compostas de alimentos prontos e pela garantia de alimentação saudável e variada, justifica, com relação ao feijão e ao arroz, o resultado da pesquisa referida no texto II.
	
	Especialistas apresentam preocupação com as quantidades de arroz e feijão consumidas pelos brasileiros, como pode ser inferido do texto II.
	
	O resultado da pesquisa mencionado no texto II é conseqüência do que se denomina atualmente prática reconstruída e confirma a ideia de que um bom almoço se compõe de arroz, feijão, carne e salada.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803365412)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	01) A alimentação é essencial ao homem desde o nascimento e em todos os ciclos da vida humana. A mesma torna-se cada vez mais importante nos dias de hoje, já que complementa uma parte importante da nossa sobrevivência. Sobre a história da alimentação, responda: I ¿ A primeira sobremesa foi o mel de abelha. II ¿ A abundância de cereais (trigo, aveia) iniciou o processo de desenvolvimento agrícola. III ¿ A planta cultivada mais antiga foi o milho. IV - Cereais como milho, trigo, arroz e cevada foram os primeiros grãos cultivados por povos antigos. V - O consumo do açúcar difundiu-se na alimentação popular a partir da Idade Média. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I, II e IV
	
	Apenas a IV
	
	I e II
	
	Apenas a I
	
	II e IV
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803215658)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia o texto a seguir e responda à questão. Se a ciência, por meio de tabus e proibições criados pela nutrição, tem ditado as regras e os valores em relação à comida na nossa sociedade, não se pode esquecer das barreiras de outras ordens (religiosas, ideológicas, folclóricas) presentes à mesa. Dois tipos de explicação para os tabus alimentares podem ser distinguidos na antropologia: um de ordem mais prática e outro que enfatiza as proibições alimentares como operações simbólicas. Alimentos antes desvalorizados ou cujo consumo era restrito a determinados grupos e religiões podem ter o seu status modificado. Essas transformações em relação à comida acompanham as mudanças que acontecem no âmbito da própria sociedade. (Adaptado: CATARINO, C. Comida revela nossos valores culturais). Com base no texto, e a partir do conceito de cultura como processo simbólico, considere as afirmativas. I. As sociedades atuais superaram as formas simbólicas de proibição alimentar ao elegerem critérios científicos de seleção de alimentos. II. Além de seu componente nutricional, a alimentação institui hierarquias e distinções sociais, que contribuem para situar os indivíduos em grupos e classes específicos. III. A busca pela saúde na sociedade atual pode ser equiparada à busca tradicional pela espiritualidade, na medida em que remete à construção de novas restrições. IV. As práticas sociais de comportamento nas refeições adotadas pelas classes mais abastadas expressam o valor nutricional dos alimentos. Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Somente as afirmativas III e IV são corretas.
	 
	Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
	 
	Somente as afirmativas II e III são corretas.
	 
	Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
	 
	Somente as afirmativas I e IV são corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201802528508)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando dizemos: "o suco de laranja no meu café da manhã é sagrado". Qual o significado de "sagrado" neste caso?
		
	
	O sagrado está ligado aos tabus.
	
	O sagrado é algo incomum, sobrenatural extraordinário.
	
	O sagrado nos inspira medo e veneração.
	 
	O sagrado está ligado aos valores e se reproduz nas relações sociais.
	
	O sagrado é o que está ligado à religião.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803554722)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As expressões "comida da mãe" ou "comida caseira", remetem à infância, aconchego, segurança, ausência de sofisticação ou de exotismo, lembram algo que é familiar, próximo. Essas expressões exemplificam o que é chamado de:
		
	
	Tabus
	
	Cultura alimentar
	
	Crenças
	
	Aspectos religiosos da alimentação
	 
	Aspectos simbólicos da alimentação

Outros materiais