A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
APOL 2 RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS 3 TENTATIVAS

Pré-visualização | Página 4 de 6

fim de garantir o processo aristocrático, com enfoque na  diversidade e pluralidade individual.
	
	C
	Identificar que nenhum afro-brasileiro obtenha a reivindicação para integrar a Guarda Civil.
	
	D
	Propiciar aos contingentes indígena e negro o acesso ao ensino fundamental.
	
	E
	Consolidar o processo democrático por meio da segregação das etnias e gêneros diferentes.
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“No âmbito da legislação, vale destacar que, com a aprovação da Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010 (Brasil, 2010), houve a institucionalização do Estatuto da Igualdade Racial, o qual regulamentou políticas de ações afirmativas para a população negra [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 83.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que identifica corretamente o sistema que prevê a articulação entre os órgãos federais ligados às políticas de promoção da igualdade racial.
Nota: 0.0
	
	A
	Sistema de Integração Governamental Racial.
	
	B
	Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se ao “[...] Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que prevê a articulação dos diferentes entes federados[...]”. (texto-base, p. 83).
	
	C
	Sistema Municipal de Cotas para a População Trabalhadora e Indígena.
	
	D
	Sistema Estadual de Subsídios e Beneficiamentos para o Setor Industrial.
	
	E
	Sistema Nacional de Divulgação de Bolsas de Permanência.
Questão 8/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto:
“[...] com base nas interações sociais e culturais, conforme nos informam as contribuições teóricas vindas da psicologia social e da antropologia social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 96 .
 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil  em relação à noção de identidade, com quais noções ela se articula? Assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	De igualdade e de semelhança.
	
	B
	De uniformidade e de compatibilidade.
	
	C
	De proporção e de identidade.
	
	D
	De analogia e de convergência.
	
	E
	De igualdade e de diferença.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  ao “[...] a identidade articula dialeticamente com a noção de igualdade e a de diferença”. (texto-base, p. 96).
Questão 9/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“[...] por intermédio do Ministério da Educação (MEC), estabeleceu o programa Bolsa Permanência para estudantes matriculados em curso com carga horária superior ou igual a cinco horas diárias e a estudantes indígenas e quilombolas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 82.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente o primeiro objetivo do Programa de Bolsa Permanência.
Nota: 0.0
	
	A
	Viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se ao “[...] primeiro objetivo da bolsa é: "I — viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas" (Brasil, 2013). (texto-base, p. 82).
	
	B
	Reduzir o número de vagas ociosas para evitar prejuízos para as universidades privadas.
	
	C
	Promover a redemocratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de critérios meritocráticos.
	
	D
	Incentivar o cadastro a estudantes brancos de escolas privadas que queiram fazer dois cursos simultanaemente.
	
	E
	impossibilitar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e os negros.
Questão 10/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“A globalização afetou os estados nacionais, entre outros aspectos, em relação à 'identidade coletiva' e, consequentemente, à 'legitimidade democrática' (Habermas), seja pela difusão de uma cultura de massas, seja pela emergência de subcultura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 94 .
Considerando o fragmento  e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos aspectos negativos decorrente da globalização.
Nota: 0.0
	
	A
	Desconsideração do papel de organismos supranacionais da globalização na vida social.
	
	B
	Estímulo à emergência de fenômenos identitários em vários contextos socioculturais.
	
	C
	Incentivo ao direito à identidade construída com base na diferença.
	
	D
	Reconhecimento e a valorização das pessoas participantes da comunidade escolar.
	
	E
	Ameaça de destruição da cultura nacional e  produzir a fragmentação da sociedade nacional.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  “[...] por um lado, no sentido de ameaçar a destruição da cultura nacional ou levar ao fechamento em culturas particulares ou subculturas diferenciação), ou seja, produzir a fragmentação da sociedade nacional;[...]”. (texto-base, p. 95).
· 
Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] o fator mais determinante para uma educação multicultural não é a quantidade dos materiais didáticos disponíveis [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 117.
 
Considerando o  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que mostra corretamente a postura de uma educação multicultural.
Nota: 0.0
	
	A
	A educação multicultural deve ter uma postura democrática e científica e uma relação crítica e rigorosa dos materiais didáticos.
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  a “uma postura democrática e científica dos educadores e de suas escolas no trato crítico e rigoroso dos materiais didáticos e das informações contidas neles. Educadores e suas escolas precisam ter a consciência de que nenhuma pessoa ou instituição tem o domínio total do conhecimento e dos métodos de ensino”. (texto-base, p. 117).
 
	
	B
	Deve adotar uma postura autocrática e subjetiva dos materiais didáticos e das informações contidas neles. 
	
	C
	Deve estimular uma postura setorial e unilateral sem preocupar-se com a análise