Buscar

PROVA OBJETIVA l QUESTAO URBANA E SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão Urbana e Serviço Social Questionário - Atividade Objetiva I OBS as respostas estao em vermelhos
 Questão 1 
De acordo com os materiais indicados para leitura na disciplina, assinale abaixo a alternativa que corresponde à correta compreensão sobre o direito à cidade: 
Esta restrito, na maioria dos casos, à pequena elite política e econômica, que cada vez mais molda as cidades a seu gosto. 
 Questão 2 
A respeito dos movimentos sociais voltados para a questão urbana, assinale a alternativa correta: 
Esta presente em países de todo o mundo, tais como Brasil, China, Índia, Espanha, Argentina e EUA. 
 Questão 3 
Sobre o Estatuto das Cidades no Brasil, leia com atenção as afirmações abaixo:
I. Busca reorganizar o direito coletivo às cidades.
II. Regula as maneiras possíveis de realizar a reforma agrária no país.
III. Foi inserido na legislação brasileira, após pressão dos movimentos sociais.
 Questão 4 
O texto enclaves fortificados retrata a criação de um novo modelo de segregação espacial, vivenciado pelas grandes cidades do mundo. Leia com atenção as afirmações abaixo a respeito desse processo.Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, considerando V para Verdadeiro e F para Falso
I. De acordo com o texto, enclaves fortificados são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer ou trabalho.
II. Esses espaços surgem tendo o medo da violência como uma de suas principais justificativas.
III. Eles vêm atraindo cada vez mais os que preferem abandonar a tradicional esfera pública das ruas para os pobres, os “marginais” e os sem tetos
 Questão 5 
Leia com atenção a frase abaixo e depois assinale a alternativa que completa de forma correta as lacunas:
“Enclaves fortificados geram __cidades________ fragmentadas em que é difícil manter os princípios básicos de livre circulação e abertura dos espaços _puplico____________ que serviram de fundamento para a estruturação das cidades _modernas___________” . 
 Questão 6 
Nas grandes cidades, no período da década de 40 à de 80, a divisão entre centro e periferia organizou o espaço da cidade. Considerando as informações sobre esse período, leia com atenção as afirmações abaixo: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, considerando V para Verdadeiro e F para Falso
I. Os pobres habitavam a precária periferia.
II. Durante esse período, grandes distâncias separavam diferentes grupos sociais.
III. As classes média e alta ocupavam os bairros centrais e bem equipados em termos de infraestrutura urbana.
IV. Nesse cenário, o padrão de distribuição de grupos sociais e atividades econômicas no espaço da cidade permanece inalterado.
R V-V-V-F 
 
 Questão 7
O textos enclaves fortificados mostra, através da realidade de São Paulo, que as grandes cidades continuam sendo altamente segregadas, mas a maneira pela qual as desigualdades se inscrevem no espaço urbano mudou de modo considerável. A que se refere essa mudança? 
 
Nos anos 90, as distâncias físicas entre ricos e pobres diminuíram, ao mesmo tempo que os vários mecanismos para separá-los
tornaram-se mais óbvios e complexos. 
 Questão 8 
Para atingir seus objetivos de isolamento, distanciamento e exclusão, os enclaves fortificados utilizam-se de alguns instrumentos de desenho que são, na verdade: 
 instrumentos do planejamento urbano e da arquiteturas modernistas.
 Questão 9 
 e acordo com o material indicado, vimos que vários efeitos do planejamento urbano modernista são similares aos dos novos enclaves. Destacam-se entre eles:Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta para preencher as lacunas: 
O ataque às __ruas ________ como um tipo e um conceito de espaço _puplico________ . A eliminação dos  _pedestres______________ e consequentemente das  interaçoes____________ em público.
 Questão 10 
Ao refletir sobre as formas de apropriação da terra no Brasil, ainda no período colonial, Rodrigues (2013) analisa o processo de uso e ocupação do solo brasileiro. Leia com atenção as afirmações abaixo, a respeito da história da propriedade da terra, seja urbana ou rural: Dentre essas, estão corretas apenas: 
I. Ela é caracterizada somente por formas legais e ilegais de ocupação.
II. As estruturas fundiárias alimentam os conflitos e constituem elementos explicativos da desigualdade físico-territorial ainda vigente no p país
.III. Relaciona-se diretamente com a desigualdade social, a despossessão do/a trabalhador/a assalariado/a da terra para morar.
I

Outros materiais