Buscar

Av2 - Ed - Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av2 - Ed - Educação Ambiental
AV2 = 1)d 2)d 3)c 4)c 5)b
1) Vários são os problemas ambientais existentes no planeta. Problemas como poluição atmosférica, poluição das águas, queimadas e desmatamentos são cada vez mais frequentes e afetam a qualidade de vida do homem e de outras espécies. No Brasil, não é diferente. Enfrentamos todos os dias graves ameaças aos nossos ecossistemas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais.
Sobre os problemas ambientais no Brasil, analise as seguintes afirmativas:
I – O aquecimento global vem prejudicando drasticamente o Brasil, pois tem gerado o desgelo das regiões mais frias, mudando severamente a composição desses ambientes.
II - O uso incorreto de defensivos químicos na agricultura e a falta de políticas de gestão de resíduos sólidos em áreas urbanas estão entre os principais problemas ambientais no Brasil.
III – Apesar de ser um problema recorrente em várias regiões do planeta, o Brasil não enfrenta problemas ambientais relacionados ao desmatamento.
IV – No Brasil pode-se encontrar muitos pontos com erosão do solo, este vem também decorrente do desmatamento e manejo inadequado desse recurso na agricultura e pecuária.
Sobre os problemas ambientais no Brasil, assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas:
Alternativas:
· a)Apenas a afirmativa I está correta.
· b)Apenas a afirmativa III está correta.
· c)As afirmativas I, II e IV estão corretas.
· d)As afirmativas II e IV estão corretas.
· e)As Afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
2) Educação ambiental é fundamental para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações. A adoção de práticas ecologicamente corretas e o incentivo ao uso moderado dos recursos naturais são algumas das medidas básicas propostas pela educação ambiental. Apesar de ser de suma importância para o avanço das politicas ambientais, tal assunto ganhou destaca recentemente.
Em relação aos eventos históricos relacionados a educação ambiental, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Em 2002, aconteceu a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, em Johanesburgo, na África do Sul (Rio+10).
( ) O Brasil foi um dos primeiros países a se preocupar com as questões ambientais, desde da década de 1950, pudemos notar uma grande alteração nas políticas públicas referentes às questões ambientais.
( ) Em 1972, é publicado o relatório "Limites do Crescimento" (Relatório de Meadows), ocorreu também a Conferência de Estocolmo ou Conferência de 1972.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a)V – V – V.
· b)F – F – V.
· c)V – V – F.
· d)V – F – V. 
· e)F – V – V.
3) A Educação Ambiental no Brasil apresenta uma diversidade de pensamentos e conceitos. Podemos entender que a Educação Ambiental está deixando de possuir uma ênfase apenas em seu aspecto ecológico, para levar em consideração os aspectos sociais, econômicos, éticos, políticos, científicos, tecnológicos e culturais. Essas questões, entretanto, ainda necessitam de maior atenção por parte dos órgãos nacionais e internacionais responsáveis pela conservação da natureza.
Em relação a Educação Ambiental no Brasil, analise as seguintes asserções:
I - Apesar de ser difundida e oficializada no Brasil há quase 20 anos por meio da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a Educação Ambiental ainda enfrenta desafios, dentre os quais podemos citar a falta de qualificação e treinamento dos professores.
Porque
II - O Ministério da Educação do Brasil não promove e nem incentiva a realização de cursos sobre o tema, além disso, atualmente no Brasil, os cursos ofertados somente estão disponíveis para os professores de ciências e biologia.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
· d)A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.
4) A responsabilidade social é a prática que consiste na adoção voluntária, por parte de empresas ou cidadãos, de posturas, comportamentos e ações de promoção do bem-estar social. Por se tratar de uma prática voluntária, ela não deve ser confundida com ações ou regras impostas pelo governo ou incentivos fiscais, por exemplo. Nessa visão, o conceito envolve o benefício da sociedade de maneira coletiva, incluindo aspectos sociais, ambientais e econômicos. A partir de sua definição original, o conceito de responsabilidade social ramificou-se em algumas variantes.
Em relação as variantes da responsabilidade social, assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de Responsabilidade Social Ambiental:
Alternativas:
· a)É o conceito usado na literatura para empresas de grande porte que apresentam preocupações sociais relacionadas ao seu ambiente de negócios ou ao seu quadro de colaboradores.
· b)O conceito de Responsabilidade Social Ambiental (RSA) tende a abranger um quadro mais amplo de beneficiários, envolvendo também a qualidade de vida e o bem-estar dos públicos interno e externo da empresa, juntamente à redução de impactos negativos de sua atividade na comunidade e no meio ambiente. Além disso, deve ocorrer uma mudança comportamental que envolve a transparência e a ética com suas parceiras.
· c)É um conceito mais atual e abrangente, uma vez que demonstra o compromisso das empresas com a sociedade, com os valores humanos e com o meio ambiente.
· d)É um conceito que se utiliza, muitas vezes, de recursos advindos de instituições privadas para que possa cumprir com ações e com o desenvolvimento de projetos visando a melhoria das atividades que deveriam ser responsabilidade apenas do Estado.
· e)No conceito de Responsabilidade Social Ambiental (RSA) todos os recursos advêm de ações filantrópicas ou simplesmente de assistencialismo social, visando somente melhorias nas empresas e não na sociedade.
5) Um dos primeiros problemas socioambientais urbanos que podemos citar é a aceleração do crescimento demográfico. O crescimento demográfico atual não é planejado, paralelamente ao desenvolvimento tecnológico cada vez mais acelerado, tende a aumentar a pressão sobre os recursos naturais, gerando, como consequência, impactos ambientais, uma vez que a produção industrial e os padrões de consumo elevam-se.
Assinale a alternativa que apresenta os principais problemas ambientais gerados pelo crescimento demográfico.
Alternativas:
· a)Esse crescimento aumenta as politicas de gestão de resíduos sólidos, o que consequentemente aumenta os custos nas regiões rurais.
· b)O crescimento demográfico gera uma maior demanda de infraestrutura, energia e recursos naturais, como água e solo, para produzir alimentos.
· c)O crescimento demográfico reduz drasticamente o uso de defensivos agrícolas, pois esse crescimento diminui as áreas agricultáveis, e consequentemente, diminui a produção de alimentos.
· d)O crescimento demográfico possui como principais consequências o aumento da temperatura do planeta e a perda de biodiversidade.
· e)O crescimento demográfico gera altos níveis de erosão no solo, que ocorre devido à falta de saneamento básico em áreas urbanas e rurais.

Outros materiais