A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol 2 Dispositivos Móveis Nota 100 26/03/20

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Dispositivos Móveis
Componentes de aplicativos são os blocos de construção essenciais de uma APP. Esses componentes são fracamente acoplados por meio do arquivo de manifesto do aplicativo, o AndroidManifest.xml, que descreve cada componente do aplicativo e como eles interagem. Existem quatro componentes principais que podem ser usados em uma APP. Sobre os componentes das APPs do Android, avalie as seguintes afirmações:
 I. Activities são os componentes que tratam da comunicação entre o sistema operacional Android e as APPs.
 II. Services são aqueles que trabalham com o processamento em segundo plano associado a um aplicativo.
III. Broadcast Receivers são os componentes que definem a construção da interface com o usuário, voltados para a interação com o usuário na tela do APP.
 IV. Content Providers são os responsáveis pelo gerenciamento do banco de dados e pelo tratamento dos dados da APP.
Assinale a única alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:
A	I e III.
B	I e IV.
C	II, III e IV.
	D	II e IV.
Aula 4, Tem a 4 – Pg. 11.
Questão 2/10 - Dispositivos Móveis
Há inúmeros layouts padronizados que são fornecidos para o Android, que são usados em quase todos os APPs, de modo a prover um visual, uma aparência e comportamento diferentes. Relacione cada um deles à sua descrição e assinale a alternativa que contempla a sequência correta, considerada de cima para baixo:
a) Linear Layout ( ) Viewgroup que alinha todos as suas Views em uma única direção, vertical 			ou horizontal.
b) Relative Layout ( ) Viewgroup que mostra suas Views em posições relativas. 
c) Table Layout ( ) Marcador de posição na tela usado para uma única exibição.
d) Absolute Layout ( ) Permite a definição do local exato para a exibição de uma View.
e) Frame Layout ( ) View que posiciona outras Views em linhas e colunas.
f) List View	 ( ) Viewgroup que exibe uma lista de itens em uma grade bidimensional, sobre 			a qual se pode rolar.
g) Grid View ( ) Viewgroup que exibe uma lista de itens sobre os quais se pode rolar.
A	a – b – e – d – c – f – g.
B	b – a – c – d – e – f – g.
C	a – b – e – d – c – g – f.
Aula 5, Tem a 1 – Pg. 2 da rota impressa.
D	b – a – e – d – c – f – g.
Questão 3/10 - Dispositivos Móveis
Uma APP necessita manipular dados para apresentar os resultados esperados. Essa necessidade implica no uso de interfaces, ou seja, funcionalidades que permitem a troca de informações. Dentre as diversas interfaces, uma das mais importantes é a interface com o usuário, a UI – User Interface, também referenciada como GUI – Graphic User Interface, já que geralmente trata-se de uma interface gráfica. O principal elemento de construção da interface do usuário em uma APP Android é um objeto View. Analise as afirmativas abaixo a respeito das Views e selecione a resposta correta:
A	Um objeto View basicamente ocupa uma área retangular na tela do dispositivo, e é o responsável pelo desenho e pela manipulação de eventos.
B	View é a superclasse elementar de diversos widgets, que são usados para criar os componentes interativos usados na interface com o usuário.
C	ViewGroup é uma subclasse que fornece um contêiner invisível para acomodar todas as outras Views.
D	Todas as alternativas apresentadas são corretas.
Aula 5, Tem a 1 – Pg. 2 da rota impressa. 
Questão 4/10 - Dispositivos Móveis
As boas práticas no desenvolvimento de APPs Android não são muito diferentes daquelas empregadas no SDLC de qualquer outro tipo de software, e incluem características de segurança, testes, desempenho e deployment ou publicação. A respeito dessas boas práticas no desenvolvimento de APPs do Android, avalie as seguintes afirmações:
 I. O Android possibilita o uso de um sistema de arquivos criptografado, que pode ser ativado para proteger os dados em dispositivos perdidos ou roubados.
 II. Um dos objetivos do teste de APPs é a refatoração, que permite a detecção antecipada de falhas no ciclo de desenvolvimento.
III. O desempenho de uma APP pode ser verificado por meio do uso da menor quantidade de memória e do menor consumo de bateria.
 IV. A publicação de APPs com o uso do idioma Inglês é um diferencial no que diz respeito à facilidade de sua escolha por parte dos usuários.
Assinale a única alternativa que apresenta apenas as afirmativas correta:
A	I e III.
B	I e IV.
Aula 6, Tema 5 – Pgs. 22 a 25.
C	III e IV.
D	II e IV.
Questão 5/10 - Dispositivos Móveis
O sistema operacional Android constitui-se de pilha de componentes de software, a qual é dividida em cinco seções e em quatro camadas principais, conforme mostrado no diagrama de arquitetura da figura a seguir:
Sobre a arquitetura do sistema operacional e das APPs do Android, avalie as seguintes afirmações:
 I. O Kernel Linux fornece o nível de abstração adequada com o hardware do dispositivo móvel e contém todos os drivers dos componentes de hardware essenciais.
 II. A Máquina Virtual Dalvik aproveita o melhor do Linux, como por exemplo os serviços de rede e uma ampla lista de drivers de componentes do hardware.
III. O conjunto de bibliotecas do Android inclui o WebKit, um engine de browser Web de código aberto, e a biblioteca libc.
 IV. As bibliotecas que acompanham o sistema operacional Android são específicas para o desenvolvimento de APPs em linguagem Java.
Assinale a única alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:
A	I e III.
Aula 4, Tem a 3 – Pgs. 8 e 9 da rota impressa. 
B	I e IV.
C	II e IV.
D	III e IV.
Questão 6/10 - Dispositivos Móveis
Os controles de entrada são, por natureza, os componentes interativos na UI da APP. O Android fornece uma ampla variedade destes controles que que podemos usar na UI, tais como os botões, as caixas de texto, as barras de busca e de seleção, os botões de zoom e de alternância e muito outros mais. Sobre os controles fornecidos pelo Android avalie as seguintes afirmações:
 I. A principal diferença entre os controles CheckBox e RadioGroup está na possibilidade se fazer uma seleção múltipla ou exclusiva.
 II. Button é o controle responsável por exibir uma imagem de um controle do tipo Botão, que é ativado quando pressionado.
III. EditText é uma subclasse de TextView que permite a inserção de texto formatado, isto é, no formato rich text.
 IV. Para criar na UI da APP um control / View / widget, devemos declarar uma View/widget no arquivo de layout e atribuir-lhe a ID exclusiva.
Assinale a única alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:
A	I e III.
B	II e IV.
C	I, III e IV.
Aula 5, Tem a 2 – Pgs. 9 e 10
D	II, III e IV.
Questão 7/10 - Dispositivos Móveis
Analise a figura abaixo, e depois avalie as afirmações abaixo assinalando-as como (F)alsas ou (V)erdadeiras. Em seguida assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
( ) No terceiro nível da interface de usuário temos os diferentes tipos de layouts.
( ) O ViewGroup é uma subclasse que fornece um contêiner invisível para acomodar as outras Views.
( ) A classe View é a superclasse elementar de diversos widgets, tais como botões, caixas de texto, menus e etc.
( ) Um layout típico define a estrutura visual de uma interface de usuário de uma APP, porém não pode ser criado em tempo de execução.
Marque a alterativa com a sequência correta assinalada:
A	F – F – F – V
B	V – V – V – F
Aula 5, Tem a 1 – Pgs. 2 e 3 da rota impressa
C	V – V - F – F
D	V – V – F – V
Questão 8/10 - Dispositivos Móveis
Além de fornecer a conectividade de rede padrão, o Android fornece diversas APIs para permitir que nossa APP se conecte e interaja com outros dispositivos, fazendo uso de protocolos como Bluetooth, NFC, Wi-Fi P2P, USB e SIP. Analise as afirmações a seguir, a respeito da conectividade do Android, assinalando-as como (F)alsas ou (V)erdadeiras:
( ) Entre as diversas operações relativas à utilização da rede por uma APP Android está a capacidade de analisar e consumir dados XML.
( ) As tarefas disponibilizadas pelo pacote android.bluetooth incluem encontrar dispositivos pareados nas proximidades, conectar dispositivos