A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APOL 1 - OBJETIVA - NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Ética e a Estética na Educação
Leia o fragmento de texto:
“É também um modelo de accountability que respeita margens importantes de autonomia dos atores e das organizações educativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  AFONSO, Almerindo J. Para uma conceitualização alternativa de accountability em educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, abr./jun. 2012. p. 477. http://www.scielo.br/pdf/es/v33n119/a08v33n119.pdf. Acesso em 11 de jul. de 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa que apresenta um dos tipos principais de sistemas de accontability ligados aos sistemas educativos:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação é algo diferente de indústria, por isso se preocupar com resultados se torna inviável.
	
	B
	Opera com resultados definidos em termos de aprendizagem do aluno. Esse tipo de sistema emergiu do crescente envolvimento político na educação.
Você acertou!
A resposta correta é esta: Existem três tipos principais de sistemas de accontability que são, por vezes, aplicados simultaneamente nos sistemas educativos, quais sejam: 1) conformidade com regulamentos, apoia-se em um modelo industrial de educação para o qual a escola deve incorporar processos a fim de alcançar resultados. 2) adesão a normas profissionais considera que o impacto de um amplo acordo sobre certos princípios e práticas contribui significativamente para elevar a tarefa educativa como uma profissão e 3) resultados dirigidos. Opera com resultados definidos em termos de aprendizagem do aluno. Esse tipo de sistema emergiu do crescente envolvimento político na educação (livro-base, p. 185).
	
	C
	A tarefa educativa deve ser compreendida não como uma profissão, pois educação é algo à parte.
	
	D
	Esse tipo de sistema desconhece relação com resultados.
	
	E
	A sua aplicação nos sistemas educativos é inexistente, pois não tem adesão a normas profissionais.
Questão 2/10 - Ética e a Estética na Educação
Atente para a citação:
“Hegel evidenciou o caráter ou potencial educativo presente nela. Para ele, o fim da arte em geral, de um modo geral, consiste em revelar a verdade que o homem guarda em seu espírito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 52
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre arte, educação e política, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O trabalho do artista precisa estar harmonizado com os anseios da classe social menos favorecida para a concretização de seus anseios de libertação.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “a”,  pois, o trabalho do artista precisa estar harmonizado com os anseios da classe social menos favorecida que representa e colaborar na busca de concretização de seus anseios de libertação. A arte como educação política ou engajamento político pode limitar drasticamente as expressões artísticas e bloquear experiências que poderiam ser muito fecundas. O caráter final e não instrumental da arte, tampouco é garantida pela doutrina que vê na arte um engajamento cognitivo ou moral (livro-base, p. 52).
	
	B
	A arte como educação política pode contribuir para experiências que podem ser muito fecundas.
	
	C
	O caráter não instrumental da arte é garantida pela doutrina que vê na arte um engajamento cognitivo ou moral.
	
	D
	A arte, na verdade, deve ter um viés político ideológico, pois o seu objetivo enquanto arte é politizar e divulgar as ideologias.
	
	E
	O artista pode ser alguém distante da realidade do seu povo, pois em vez de contemplar anseios de sua sociedade, deve investir em fabricar o belo em si mesmo.
Questão 3/10 - Ética e a Estética na Educação
Atente para a citação:
“Dewey não relaciona o útil ao prazer, mas à adaptação e ao ajuste para viver bem. A moral surgiu como a linguagem: os hábitos foram se transformando em regras sintáticas (gramática) e semânticas conforme o comportamento complexo se estabelecia nas sociedades ao longo do tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. P. 107
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre os conceitos de Dewey e sua relação com a ideias de Sêneca sobre o papel da escola, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Para Dewey a criança-família é diferente da criança-escola, da criança-social, pois existe a criança que vive na família e outra na escola.
	
	B
	Sêneca afirma uma moral escolar, distante da vida complexa do indivíduo.
	
	C
	Não podemos dissociar moral familiar, escolar e social, embora o homem seja um ser situado.
Você acertou!
A alternativa correta é esta, pois, para Dewey não existe a criança-família, a criança-escola, a criança-social, o que existe é a criança como um todo inseparável que vive na família na escola. A afirmativa b é falsa, visto que como aponta Sêneca, não existe uma moral escolar, mas uma moral e ética para toda a vida complexa do indivíduo. A afirmativa a, d e e são incorretas, pois, não podemos dissociar moral familiar, escolar e social, embora a criança exerça seus papéis e funções em situações diversas, uma vez que o homem é um ser situado (livro-base, p. 44).
	
	D
	Devemos dissociar moral familiar da moral da escola, cada uma deve ensinar algo para depois a criança escolher.
	
	E
	A escola deve contradizer a moral familiar, uma vez que esta geralmente é tradicionalista e conservadora.
Questão 4/10 - Ética e a Estética na Educação
Leia o fragmento de texto:
“A arte não é apenas uma comunicação de emoções, mas também a constituição de conhecimentos sensíveis capazes de promover o entendimento de uma parcela do mundo que nenhuma outra reflexão silogística alcançaria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMARGO, Marcos H. As estéticas e suas definições da arte. Revista científica FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-15, jan./jun. 2009. p. 7. https://www.researchgate.net/publication/271195208_A_Estetica_e_suas_definicoes. Acesso em 11 de jul. de 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa que traz a importância da educação estética formulada por Schiller:
Nota: 10.0
	
	A
	Schiller não vê importância na educação estética, pois ele só contempla a razão.
	
	B
	Para Schiller, a estética aprisiona o homem sob o domínio da natureza.
	
	C
	Para Schiller, a estética educa o homem para que se adeque bem à sociedade, pois faz com eu ele saia do mal estar e viva bem.
	
	D
	Schiller viu na educação estética a possibilidade de harmonizar duas tendências humanas: o homem é tanto natureza quanto razão.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “d” pois Schiller viu na educação estética a possibilidade de harmonizar duas tendências naturais do homem: a tendência material e a tendência formal, entendendo, como Kant, que o homem é tanto natureza quanto razão. Para Schiller, somente a educação estética poderia harmonizar essas duas tendências e, portanto, libertar o homem do domínio da natureza ou da razão. A educação estética, portanto, para Schiller, é a educação para a liberdade. E educar para a liberdade significa educar para que o sujeito transforme suas ações e atue no mundo (livro-base, p. 202).
	
	E
	A estética para Schiller é algo que ajuda as pessoas a se adaptarem ao mundo como ele é, pois a arte imita a vida.
Questão 5/10 - Ética e a Estética na Educação
Leia  fragmento de texto abaixo:
“Estética é um termo que começou a ser usado desde Baumgarten (1750) para designar uma disciplina que se ocupa da arte e do belo. Essa designação tem a sua origem na palavra grega ‘aesthesis’

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.