Buscar

Atividades Complementares Citologia e Histologia I

Prévia do material em texto

Atividades Complementares Citologia e Histologia I
Constituintes celulares
1- O que são Biomoléculas?
· Biomoléculas ou moléculas biológicas são moléculas presentes nas células dos seres vivos e que participam da estrutura e dos processos bioquímicos dos organismos. Elas em geral são formadas por elementos como oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, enxofre e fosforo, que são chamados de bioelementos
2- Qual o principal composto orgânico que compõe as células?
· Água.
3- O que são homopolímeros, Heteropolímeros e Biopolímeros?
· Homopolímeros: são aqueles polímeros que apresentam a mesma unidade de repetição, como por exemplo o glicogênio.
· Heteropolímeros: são polímeros que apresentam união de monômeros diferentes em uma cadeia, por exemplo o DNA. Ele é formado por polímeros de nucleotídeos.
· Biopolímeros: as proteínas são compostas por um ou mais polímeros lineares de aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas.
4- Quais são biopolímeros de maior importância? Quais seus respectivos
monômeros? Quais os nomes das suas ligações?
·  Celulose, amido, quitina, proteínas, péptidos, ADN e ARN são exemplos de biopolímeros, nos quais as unidades monoméricas são, respectivamente, açúcares, aminoácidos e nucleotídeos.
5- Qual a relação entre o número de monômeros de um Biopolímero e a sua
diversidade estrutural e funcional?
· A diversidade estrutural e funcional de um polímero depende da variedade de seus monômeros. Na constituição das proteínas participam 20 aminoácidos diferentes, enquanto os ácidos nucléicos são formados por apenas cinco tipos de nucleotídeos (monômeros). Por isso, as proteínas têm maior polimorfismo e, consequentemente, maior diversidade funcional do que os ácidos nucléicos.
6- Por que a estrutura molecular da água é considerada um DIPOLO? E qual a
importância dessa estrutura?
· A molécula de água é considerada um dipolo A elétrico porque a ligação entre os átomos de hidrogênio e oxigênio forma polos negativos e positivos. Isso acontece porque a ligação entre os dois elementos (H e O) é polar, devido a grande diferença de eletronegatividade entre os seus átomos.
7- Quais os compostos orgânicos mais importantes que compõe as células? Quais
as principais funções da cada um deles?
· Proteínas: As proteínas formam as enzimas;
· Vitaminas: São necessárias em pequenas quantidades pelo organismo, e sua falta pode causar doenças.
· Carboidratos ou Glicídios ou Açúcares: são fundamentais, pois dão energia às células e ao organismo. São de três tipos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
8- Quais os monossacarídeos mais importantes? E quais as polissacarídeos mais
importantes?
· Ribose, desoxirribose, glicose, frutose, galactose;
· Celulose, quitina, amido, glicogênio.
9- Quais os tipos de lipídeos mais importantes? E quais as suas funções?
· Triglicerídeos, Cerídeos, Esteróides e Fosfolipídeos;
1. São substâncias muito eficientes para reservar energia –1g de lipídio libera mais que o dobro de energia (9kcal) de 1g de carboidrato (4kcal).
2. O fato de os lipídios serem insolúveis em água permite que eles possam ser armazenados de maneira mais concentrada do que os carboidratos que, hidratados, ocupam maior volume.
3. Em geral, as células que armazenam gordura se situam logo abaixo da pele, na hipoderme. Assim, alguns seres vivos, utilizam essa camada de gordura (ampliada durante os períodos de grande abundância de nutrientes) para resistirem a períodos de frio, uma vez que a gordura funciona como um isolante térmico diminuindo a perda de calor do organismo para o ambiente.
4. As membranas de todas as células são formadas, basicamente, de moléculas de lipídios (fosfolipídios).
5. Os lipídios também estão presentes em volta das células nervosas, formando a bainha de mielina que funcionam como isolante elétrico do impulso nervoso.
6. Alguns lipídios participam ainda da constituição de vitaminas e hormônios.
10- O que é CONFIGURAÇÃO NATIVA das proteínas?
· A conformação nativa de uma proteína ou de um ácido nucleico denomina a estrutura tridimensional na qual essa molécula está biologicamente ativa e apresenta propriedades biológicas naturais.
11- Qual a função das enzimas? O que são substratos e centros ativos? Por quê o
correto encaixe da enzima com o substrato é fundamental?
· As enzimas facilitam a ocorrência das reações, fazendo com que elas se processem com maior facilidade. São chamadas, por isso, de catalisadores;
· Centro ativo é a pequena região de uma enzima onde ocorrerá uma reação química. Provém de grupamentos de partes da sequência de aminoácidos. As enzimas são muito específicas para os seus substratos;
· Tanto a enzima como o substrato são fatores rígidos, ou seja, não apresentam flexibilidade e, por isso, as reações enzimáticas apresentam alta especificidade.
12- Quais os fatores que podem alterar o funcionamento enzimático? De que
forma esses fatores atuam?
·  A atividade enzimática é influenciada principalmente pela temperatura, pH e tempo. 
    Temperatura: Seguindo o comportamento das reações químicas, a velocidade da atividade enzimática aumenta quando se aumenta a temperatura. Entretanto, a velocidade da reação aumenta até um máximo, após determinada temperatura a velocidade declina rapidamente, mesmo aumentando a temperatura. Isso ocorre por que a estrutura tridimensional das enzimas se rompe, impossibilitando-a de formar o complexo enzima-substrato. Pode-se dizer que a velocidade de reação aumenta ou diminui por um fator de 2 a cada variação de 10 graus centígrados na faixa de 10° a 70°
pH: Assim como no caso da temperatura, existe um valor para atividade ótima o qual, após ele ocorre um rápido decréscimo.
Tempo: A atividade enzimática é influenciada diretamente pela ação do tempo. Quanto mais tempo a enzima estiver em contato com o substrato, mais produtos serão produzidos, enquanto houver substrato.
13- Onde estão presentes os ácidos nucleicos? Quais as principais bases
nitrogenadas deles? Como são classificadas?
· Presentes no núcleo dos eucariotos e dispersos no hialoplasma dos procariotos, os ácidos nucleicos podem ser de dois tipos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), ambos relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características.
14- Quais compostos orgânicos compõe os ácidos nucleicos?
· Ácido fosfórico: derivado do elemento fósforo (P) que confere aos ácidos nucleicos as suas características ácidas.
Pentoses: açúcares formados por cinco carbonos (desoxirribose e ribose).
Bases nitrogenadas: bases de anel duplo (purínicas) - adenina e guanina, e bases de anel simples (pirimidínicas) - timina, citosina e uracila.
15- Quais as funções dos ácidos nucleicos? Quais as funções específicas do DNA e
do RNA?
· O armazenamento e transmissão da informação genética é responsabilidade dos ácidos nucleicos, portanto são as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética.
· O DNA é a estrutura responsável pela transmissão de todas as características genéticas — como cor dos olhos, da pele e do cabelo, fisionomia, entre outras — no processo de reprodução dos seres vivos.
· RNA é permitir que toda a informação contida no DNA possa ser copiada e transportada até as estruturas responsáveis pela elaboração de proteínas. Entretanto, o processo se ramifica, sendo que existem três tipos diferentes de RNA para realizar funções.
16- Qual o nome dado às ligações dos ácidos nucléicos? Como as ligações de bases
nitrogenadas se comportam no DNA e no RNA?
· Ligações fosfodiéster;
· O pareamento de bases ocorre de maneira precisa: uma base púrica se liga a uma pirimídica – adenina (A) de uma cadeia pareia com a timina (T) da outra e guanina (G) pareia com citosina (C).
17- Qual a pentose encontrada no DNA e qual é encontrada no RNA?
· A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico).
18- O que é a “Relação de Chargaff”?
· Uma conhecida relaçãoexistente entre as bases nitrogenadas do DNA, na qual as proporções entre adenina e timina são equivalentes, assim como as proporções entre guanina e citosina.
19- Qual a sequência da Duplicação do DNA? Quais enzimas envolvidas e qual a
função de cada uma?
· No processo de duplicação do DNA, as pontes de hidrogênio entre as bases se rompem e as duas cadeias começam a se separar. À medida que as bases vão sendo expostas, nucleotídeos que vagam pelo meio ao redor vão se unindo a elas, sempre respeitando a especificidade de emparelhamento: A com T, T com A, C com G e G com C. Uma vez ordenados sobre a cadeia que está que está servindo de modelo, os nucleotídeos se ligam em sequência e formam uma cadeia complementar dobre cada uma das cadias da molécula original. Assim, uma molécula de DNA reproduz duas moléculas idênticas a ela.
20- Explique como atua cada tipo de RNA (RNAm, RNAT, RNAr).
· RNAm: Essa classe de RNA, que é responsável por codificar as proteínas, tem seus códons (sequência de três bases nitrogenadas que codifica um aminoácido) lidos no momento da tradução. É, sem dúvidas, a classe mais heterogênea, podendo apresentar estruturas que variam de 500 até mais de 6000 nucleotídeos.
· RNAt: O RNA transportador faz o transporte de um aminoácido específico para a síntese de proteína. Essa classe de RNA, que é semelhante em procariontes e eucariontes, apresenta-se como um trevo de quatro folhas, pois a estrutura da molécula apresenta-se dobrada em quatro alças. Uma dessas alças é a do anticódon, região responsável por reconhecer o códon que complementa a molécula do RNAm. Existe ainda uma região denominada de eixo aceptor, local onde o aminoácido liga-se e é levado para que ocorra a síntese proteica.
· RNAr: O RNA ribossômico, também chamado de ribossomal, é aquele que constitui o ribossomo. Assim que são sintetizados, os RNAr acumulam-se, formando regiões conhecidas como nucléolos. Nesses locais, o RNAr combina-se com proteínas e origina os ribossomos.

Continue navegando