Buscar

Atividade A1 - Metrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caro, aluno, o texto abaixo mostra como a evolução do sistema de medidas influenciou e ainda influencia várias atividades econômicas. Em uma busca por sistemas de medições cada vez mais aprimorados, observamos atualmente forte mobilização, até mesmo política, para a manutenção de padrões internacionais de medidas.
Texto 1
"A ideia de um sistema coerente e universal de medidas, baseado em grandezas físicas invariantes, é relativamente recente do ponto de vista da história das ciências. Sua difusão no mundo industrial moderno representa uma radical transformação nas relações entre o homem e o mundo. De fato, para o mundo econômico pré-moderno marcado pela preponderância das atividades agrícolas e pelo comércio local, a virtude de um sistema de medidas residia em sua compreensão imediata, garantida pelo caráter antropomórfico e consuetudinário, e em suas divisões computacionais simples. Não é exagerado afirmar que, sob o impressionante número de pesos e medidas em uso até o início do século XIX, vemos a existência de sistemas de medidas específicos para cada tipo de atividade econômica e mesmo para cada região geográfica. A autoridade política, em suas diversas modalidades, sempre procurou, sobretudo por motivações de índole fiscal, garantir e manter padrões oficiais de medidas, mas sua capacidade de uniformização dificilmente ultrapassava as fronteiras da cidade em que estava sediada ou da região econômica em que predominava.”
DIAS, J. L. de M. Medida, normalização e qualidade: aspectos da história da metrologia no Brasil. Rio de Janeiro: Inmetro, 1998. p. 12.
A partir das informações apresentadas, redija uma resenha crítica, de aproximadamente 10 linhas, que contemple os seguintes aspectos:
a) Como as mudanças em relação às unidades de medida ao longo dos anos influenciaram a vida cotidiana das pessoas.
Ao longo da história da humanidade as unidades de medida eram criadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos povos. Muitas dessas medidas eram realizadas baseadas em partes do corpo. Por exemplo, o cúbito era uma unidade utilizada pelos egípcios há, aproximadamente, 4.000 anos. Ela consistia na distância do cotovelo até a ponta do dedo médio do faraó.
O palmo também era muito utilizado pelos povos egípcios, essa medida consistia na utilização de quatro dedos juntos e correspondia à sétima parte do cúbito. Hoje o palmo ainda é utilizado em medições caseiras, é medido pela distância em linha reta do polegar ao dedo minguinho.
Algumas unidades ainda são utilizadas por determinados países até os dias atuais. A Inglaterra e os Estados Unidos utilizam a jarda como medida de comprimento. Essa medida consiste na distância entre o nariz e a ponta do polegar, com o braço esticado. Nos jogos de futebol, a jarda é utilizada nos momentos em que o juiz precisa marcar a distância entre a bola e a barreira, para isso ele faz a medição contando passos, que é a medida aproximada de 1 jarda. No futebol americano as distâncias percorridas pelos atletas são registradas em jardas, que medem aproximadamente 0,91 metros.
b) Como a metrologia influencia cientifica e politicamente a humanidade. 
Um dos principais fatores de competitividade das empresas produtoras
de bens de consumo está no seu processo produtivo. A Metrologia
inserida no contexto do processo de produção atua como sensor,
monitorando e controlando variáveis e atributos dos produtos. A
Qualidade e Produtividade, vistas em outros tempos como elementos
dissociados, atualmente andam juntas, impactando fortemente na
competitividade das empresas, melhorando a performance dos
processos, a qualidade dos produtos e reduzindo custos. Este artigo
elucida a importância do binômio Metrologia/Qualidade para a
competitividade das empresas em seus processos produtivos. De
maneira objetiva, apresenta-se a contribuição para se atingir a
Qualidade e a Produtividade na produção através de ferramentas da
Metrologia, mediante a avaliação da incerteza da medição, a
calibração e a rastreabilidade.
Bons estudos!
"
Olá ABNER.

Outros materiais