Buscar

Prova Online pedagogia - 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
Prova de Fundamentos de Organização e o Cotidiano Escolar
 Fechar
1. Existem algumas posturas que podem fazer parte da vida das pessoas, entre as quais se incluem a insatisfação negativa e a insatisfação positiva. De acordo com o texto, todo líder possui uma insatisfação positiva. Esse termo pode ser explicado como:
A inteligência humana em conferir movimento e propostas de mudanças.
A motivação em conferir resolução de conflitos.
A insatisfação em gerir habilidades estratégicas para resolver e administrar problemas.
O desânimo na comunicação.
2. Ética e a moral são virtudes presentes na essência do que é ser humano e muitas vezes ficam relegadas a um plano secundário na dinâmica das atividades das escolas. Sobre a moral é correto dizer:
Consideração, deferência, reverência.
Arte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.
Conjunto de regras adquiridas por meio da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.
3. O processo de organização escolar contempla funções que são propriedades comuns ao sistema organizacional de uma instituição. Com base nelas ações e operações necessárias ao funcionamento são estabelecidas.É correto dizer que essas funções englobam:
O planejamento, a organização, a avaliação, a direção e a coordenação.
A liderança, a moral e os bons costumes.
A moral, a ética, a família e a escola.
Políticas públicas, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares e Estatuto da Criança e do Adolescente.
4. A responsabilidade possui importância relevante no planejamento de vida das pessoas. Nesse sentido, podemos perceber as três dimensões dialéticas da responsabilidade: o querer, o agir e o expressar. No ambiente educacional, é correto afirmar que essas dimensões podem ser compreendidas respectivamente como:
Mobilização para o ensino; construção da aprendizagem; e elaboração e expressão da síntese do conhecimento.
Mobilização para a aprendizagem;construção do conhecimento;e sanção por reciprocidade.
Mobilização para a aprendizagem; construção do conhecimento; e elaboração e expressão da síntese do conhecimento.
Sanção por reciprocidade; mediação da análise;e construção da aprendizagem.
5. Vimos que o tema das políticas educacionais no Brasil é controverso porque se inscreve em um campo entre o discurso oficial e aquilo que de fato ocorre no dia a dia das escolas, ainda que não visibilizado por todos os envolvidos. Tais políticas se situam no contexto das políticas públicas. A esse respeito, leia as assertivas abaixo e identifique com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s). I. ( ) Numa primeira aproximação pode-se dizer que por políticas públicas compreende-se o conjunto de medidas que o Estado procura executar para determinado campo de atividades sociais. II. ( ) Em sentido amplo, as políticas públicas compõem o que se denomina de políticas sociais, que engloba diferentes setores da atividade humana: educação, transporte, habitação, meio ambiente, economia, com os seus diferentes campos: agricultura, indústria, serviços etc. III. ( ) As políticas públicas são sistemas políticos nos quais o Estado cria programas, serviços e atendimentos especializados em prol do desenvolvimento de entidades privadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V, V, V.
V, F, V.
V, V, F.
F, V, V.
6. Os fundamentos e o cotidiano devem reorganizar-se para atender não apenas a uma nova forma de aparelhamento, mas de repensar a escola em algumas atividades. É correto dizer que tais atividades são:
Atividades de conselhos escolares, conselhos de classe, projeto político-pedagógico, grêmios estudantis, Associação de Pais e Mestres.
Atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Atividades de órgãos colegiados.
Atividades de planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar os trabalhos pedagógico, de recursos humanos, burocrático e administrativo.
7. A gestão escolar é vista e entendida como elemento mediador entre os recursos diversos existentes na instituição escolar (humanos, financeiros, materiais e pedagógicos, entre outros) e a busca dos seus objetivos (a formação cidadã). Nesse sentido, é correto dizer que tal gestão se configura em:
Uma concepção democráticaque se efetiva mediante participação dos atores sociais envolvidos na elaboração e na construção dos projetos escolares, como também nos processos de tomada de decisão.
Uma concepção tradicional na qual os parâmetros adotados são semelhantes à administração empresarial.
Uma concepção pedagógica renovadora que tem como foco a tomada de decisões por meio da espontaneidade e das vontades de toda a comunidade.
Uma concepção escolanovista, centralizando o processo educacional do aluno como indivíduo, aprendizagem por meio de materiais concretos e desenvolvimento da autonomia e do autogoverno.
8. O significado da palavra trabalho indica o processo de alterações por que passa a relação entre o homem, a natureza e os meios de produção ao longo do capitalismo e que foi construída historicamente. Com base nesta afirmação e no que foi estudado, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao significado de trabalho.
Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar determinado fim.
Exercício de atividade, como ocupação, ofício, profissão etc.
Força manual para execução de uma atividade laboriosa.
Atividade coordenada de caráter físico ou intelectual necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento.
9. De acordo com Lück (2009),a escola não é como se gostaria que fosse, e sim o resultado do embateentre cidadania e anomia, entre idealizações e concretude, entre necessidadessociais e interesses individuais, entre deveres e direitos, entre demandas exteriores e possibilidades interiores. Em suma, um embate entre aquiescências e divergências,entre conformismos e resistências.Dessa forma, a gestão do cotidiano escolar pressupõe alguns aspectos, EXCETO:
A atuação de uma gestão democrática no sentido de fazer diminuiro espaço da contradição e da diversidade; a partir da explicação dos significados por trás das falas; ações e omissões que ocorrem na escola.
A percepção da gestão democrática como espaço de troca de conhecimentos e de saberes rígidos e intocáveis, sem o envolvimento e participação da comunidade.
Uma gestão sem medo de enfrentar suas limitações, como condição para a realização de suapotencialidade educacional.
As regularidades praticadas em seu interior, revelando as possibilidades de diminuir as contradiçõese discrepâncias entre realidade e proposições.
10. Leia com atenção o trecho a seguir: “Tanto a dependência excessiva da autoridade externa quanto a dependência dos próprios impulsos são formas de heteronomias, pois impedem que o sujeito aja de acordo com sua própria lei, impedem que o sujeito seja ele mesmo (FREIRE, 2014, p. 56). Com base no que foi visto neste artigo e no trecho acima, é correto dizer que a heteronomia está associada a:
Sujeição a uma lei exterior ou à vontade de outrem; ausência de autonomia
Qualidade do que é distinto
Um dos principais elementos da filosofia de Immanuel Kant. Sua ética e moral têm como base esse preceito
Natureza ou condição do que é outro, do que é distinto
Gabarito 
1-1
2-1
3-1
4-3
5-3
6-4
7-1
8-3
9-2
10-1

Outros materiais