A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL 02 - Introdução à Teoria Geral da Administração

Pré-visualização | Página 1 de 2

Introdução à Teoria Geral da Administração
Questão 1/10 - Introdução à Teoria Geral da Administração
O desejo e a disposição de cooperar variam de intensidade em cada pessoa. Na organização, a cooperação resulta da satisfação das necessidades individuais como consequência da contribuição para o alcance dos objetivos organizacionais.
Com relação a este assunto, leia as frases a seguir.
I. Quando as pessoas se juntam para criar um negócio, o seu objetivo é fruto de propósitos comuns, que as levaram a competir entre si.
II. Com o passar do tempo, o negócio cresce, emprega mais pessoas, requerendo a delimitação da divisão do trabalho.
III. O desejo de cooperar precisa ser estimulado pela organização por meio da oferta de vários benefícios.
É correto o que se afirma em:
D	II e III somente CORRETA
Questão 2/10 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Leia o trecho do artigo a seguir que foi escrito diretamente aos administradores. 
A concepção gerencial de cada um exerce influência decisiva e crítica nos seus comportamentos e atitudes, nas responsabilidades e funções essenciais (legítimas ou não, espúrias ou válidas) que você se atribui ou abdica, nos seus parâmetros de definição de prioridades e de posterioridades, de preferências e de abandono no exercício de seu mister.
É preciso que você se disponha a fazer um enorme esforço de reflexão sobre a sua dinâmica existencial como executivo para tornar a sua ação consequente e mais objetiva. Reavalie constantemente a sua concepção de papel e as reais funções que deve exercer como dirigente.
Com base no texto anterior, assinale V para verdadeiro e F para falso nas frases a seguir a respeito das responsabilidades dos administradores. 
( ) Somente funcionários com nível hierárquico elevado devem conhecer os canais de comunicação e ter acesso a eles. Garantir que toda a comunicação seja formalizada.
( ) Recrutamento e treinamento adequados dos funcionários, além de indução, supervisão e controle de um senso de propósito moral.
( ) Formular e definir propósitos e objetivos da organização.
Assinale a alternativa correta.
D	F, V, V CORRETA
Questão 3/10 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Inovação e mudança são questões bastante comentadas e debatidas no âmbito acadêmico e empresarial, mas difíceis de serem diferenciadas, sendo muitas vezes vistas como sinônimos. Porém, inovar significa adotar algo novo ou aperfeiçoado, que origina uma mudança na organização, capaz de incrementar a sua eficiência ou eficácia. Tal mudança pode ocorrer em produtos ou serviços, em atributos tais como estrutura, estratégia, tecnologia e cultura, ou em processos de gestão, produção e comunicação. 
I. Toda inovação provoca mudança, mas não é qualquer mudança que provoca inovação.
PORQUE
II. Nem sempre a inovação resulta da implantação de uma ideia nova que gera alteração significativa na organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. CORRETA
Questão 4/10 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Leia o texto a seguir.
Nesta abordagem, condições ambientais diferentes requerem a definição de práticas e de desenhos organizacionais diferentes. Tal conclusão rompeu tradições anteriormente defendidas do melhor modelo, da melhor técnica, da melhor estrutura, enfim, do melhor e único modo de administrar. Isso não existe, pois as características e o funcionamento da organização dependem de seu ajuste às contingências do ambiente.
O texto anterior refere-se a qual abordagem
B	Contingencial. CORRETA
Questão 5/10 - Introdução à Teoria Geral da Administração
A Administração por Objetivos (APO) é um método ou prática estratégica, por meio do qual se procura alinhar metas e desempenhos individuais com os objetivos organizacionais, mediante o envolvimento de todos os funcionários da organização. [...] Os objetivos a serem atingidos na APO devem ser formulados com base em critérios escolhidos conforme as prioridades .
Leia as frases a seguir que descrevem alguns destes critérios. 
I. Foco nos funcionários, não nas atividades, sobretudo naqueles que mais influenciam os resultados financeiros.
II. Definição de objetivos específicos, atingíveis, quantificáveis e mensuráveis, fundamentados em dados concretos.
III. Uso de linguagem clara e precisa, para não afetar a compreensão.
É correto o que se afirma em:
D	II e III somente CORERETA
Questão 6/10 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Leia o texto a seguir.
Aplicada por Bertalanffy (2014) à biologia e à termodinâmica, a teoria geral de sistemas trata das relações entre o todo e os elementos que o constituem. Ela se baseia em três premissas básicas.
Leia as frases abaixo que descrevem estas premissas.
I. Cada sistema é composto por subsistemas e, simultaneamente, integra um sistema maior, chamado supra-sistema. 
II. Cada sistema é fechado e situa-se em um ambiente formado também por outros sistemas, com o qual troca frequentemente energia e informação.
III. Cada sistema possui uma finalidade nessa troca com outros sistemas existentes no ambiente.
É correto o que se afirma em:
D	I e III somente.CORRETA
Questão 7/10 - Introdução à Teoria Geral da Administração
A cooperação é mantida de acordo com o alcance simultâneo dos objetivos organizacionais, que consiste na efetividade, e dos objetivos individuais mediante a satisfação de necessidades pessoais, que consiste na eficiência. Se o funcionário está satisfeito, continua a cooperar; caso contrário, diminui os seus esforços, colocando em risco o alcance dos objetivos da organização e, por conseguinte, a sua sobrevivência.
Leia as frases a seguir.
I. Incentivos materiais, como bens salário ou dinheiro.
II. Condições físicas de trabalho adequadas, tais como o isolamento dos funcionários para tornar o ambiente mais competitivo.
III. Satisfação pessoal nas relações sociais nas organizações. 
São objetivos organizacionais à cooperação os itens descritos nas alternativas:
A	I somente
B	I e III somente CORRETA
Questão 8/10 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Leia o texto a seguir. 
A abordagem contingencial da administração surge com base em estudos realizados acerca da abordagem sistêmica. Os autores de tais estudos igualmente conceberam a organização como um sistema social aberto, constituído por subsistemas e limites que a distinguem no supra-sistema ambiental, identificando as relações que acontecem dentro e entre os subsistemas organizacionais. Porém, eles ultrapassaram os princípios da abordagem sistêmica ao focalizarem a relação existente entre a organização e o ambiente de forma concreta, procurando verificar como o meio externo determina e influencia o desempenho e as características organizacionais.
Leia as asserções a seguir.
I. A abordagem contingencial baseia-se em condições ambientais diferentes. Essa abordagem rompeu a tradição taylorista, fordista e fayolista do melhor modelo, da melhor técnica, da melhor estrutura, enfim, do melhor e único modo de administrar. 
PORQUE
II. Não existe uma única forma de administrar, pois as características e o funcionamento da organização dependem de seu ajuste às contingências do ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.CORRETA
Questão 9/10 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Leia o texto a seguir.
A resistência é um dos fatores que mais atrapalham a mudança organizacional. Em algumas circunstâncias, ela pode ser positiva e benéfica, por fornecer estabilidade e previsibilidade aos funcionários, além de incentivar discussões e questionamentos sobre a importância de ideias novas. Porém, pode gerar conflito funcional e barreiras à adaptação e ao desenvolvimento da organização.
Os motivos que geram resistência à mudança podem ocorrem por razões individuais ou por parte das organizações.
Com base nos motivos que geram resistência à mudança por parte das organizações, relacione as colunas.Motivos que geram

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.