Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Prova Segurança Industrial (SEG53) II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Segurança Industrial (SEG53)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639392) ( peso.:3,00)
	Prova:
	15982727
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A soldagem é o mais importante processo industrial de fabricação de peças metálicas. Processos de soldagem ou processos afins são também utilizados na recuperação de peças desgastadas, para a aplicação de revestimentos de características especiais sobre superfícies metálicas e para corte. A atividade de solda, na metalurgia, envolve diversos riscos ocupacionais. Com relação a esses riscos e suas medidas de proteção, analise as sentenças a seguir:
I- A atividade de soldagem apresenta diversos riscos devido a agentes físicos e químicos, como fumos metálicos, gases tóxicos, calor, radiação, risco de incêndio e explosões e riscos de queimaduras.
II- Os equipamentos de proteção individual devem ser sempre priorizados em detrimento dos de proteção coletiva.
III- Dentre as medidas de ordem coletiva, podemos citar: deixar o local de trabalho em boas condições de limpeza e ventilação, promover a retirada de todo e qualquer material que seja inflamável do local de trabalho.
IV- Os trabalhadores devem fazer uso dos equipamentos de proteção individual, como: roupas de tecido não inflamável, máscaras de proteção contra radiação infravermelha e ultravioleta, botinas com biqueira de aço, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Introdução à Metalurgia da Soldagem. Disponível em: <http://demet.eng.ufmg.br/wp-content/uploads/2012/10/metalurgia.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2015.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	O processo na qual se refere esta questão é realizado em fornos especiais (chamados de conversores) a oxigênio, dos quais o mais utilizado é o chamado conversor LD, no caso de rotas integradas, e o forno elétrico a arco, no caso da rota semi-integrada. O objetivo principal dessa fase é ajustar as quantidades de carbono a proporções necessárias para obtenção das propriedades desejadas, além da redução para níveis aceitáveis de elementos como: fósforo, enxofre, nitrogênio, entre outros. Esta definição refere-se a qual tipo de processo?
FONTE: Disponível em: 
<http://www.ufjf.br/engenhariadeproducao/files/2014/09/2011_3_Jos%C3%A9-Augusto.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017.
	 a)
	Rebarbação.
	 b)
	Refino.
	 c)
	Fundição.
	 d)
	Preparação da carga.
	3.
	Manuel trabalha em uma metalúrgica no interior do Estado de Santa Catarina. Alguns de seus colegas já sofreram diversos acidentes no local de trabalho, embora ele, com um pouco mais de sorte, não tenha sofrido nenhum acidente ainda. Manuel sabe que sua função, no setor de fundição, é difícil e que muitos acidentes podem acontecer, mas ele não recebeu treinamento algum sobre estes riscos. Como tecnólogo de segurança, você foi incumbido de passar as informações sobre os riscos ocupacionais, ao Manuel, que desempenha suas atividades na confecção dos moldes. Analise as sentenças a seguir:
I- O Manuel está exposto aos riscos ocupacionais causados pelos agentes: físicos, químicos, de acidentes e ergonômicos.
II- Quanto ao risco físico, Manuel deve usar EPIs e tomar cuidado com a radiação não ionizante (processo soldagem) dos materiais.
III- Quanto aos riscos de acidentes, ele pode ser acometido a esmagamento de mão, pés e pernas, devido à queda e ao peso dos materiais manipulados, e também com queimaduras e cortes.
IV- Quanto aos riscos químicos, somente as poeiras são consideradas, não apresentando outras substâncias que possam causar mal à saúde de Manuel.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	Os escorregões, os tropeções e as quedas são a causa mais frequente de acidentes em todos os setores, desde a indústria transformadora pesada ao trabalho de escritório. Entre os demais perigos, pode-se referir à queda de objetos, às queimaduras térmicas e químicas, aos incêndios e às explosões, às substâncias perigosas e ao estresse. Sobre os instrumentos eficazes para a prevenção dos acidentes de trabalho, analise as opções a seguir:
I- Processos educativos para o trabalhador.
II- Campanhas de segurança e CIPA atuante.
III- Análise dos acidentes.
IV- Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://osha.europa.eu/pt/topics/accident_prevention/index_html>. Acesso em: 23 fev. 2015.
	 a)
	As opções II e III estão corretas.
	 b)
	As opções III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	5.
	O trabalho em altura é um assunto que gera muitos incômodos aos empresários e trabalhadores. E também é uma atividade que causa muitos acidentes e mortes. A Norma Regulamentadora NR 35 traz informações necessárias para que essa atividade seja exercida sem perigos de acidentes e mortes. Sobre o trabalho em altura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Acima de 2 metros de altura, o uso do cinto de segurança é obrigatório.
(    ) O trabalho em altura só pode ser realizado perante autorização.
(    ) Para trabalhar em altura, não é necessária a realização da análise de risco.
(    ) Para trabalhar em altura, é necessário ter o treinamento teórico e prático.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	Josué trabalha em uma indústria metalúrgica, operando uma máquina que é alimentada eletricamente. Diariamente, Josué opera esta máquina por períodos intervalados, atuando por uma hora e desenvolvendo atividades complementares no período consecutivo de 2 horas, ciclicamente. Durante o período de operação da máquina, a chave geral é utilizada para a partida e parada dos motores da mesma. Esta chave geral não está localizada em zona perigosa, seu acionamento e desligamento involuntário por qualquer pessoa é impedido, não acarreta risco adicional, é impedida de ser burlada e, em caso de emergência, pode ser acionada ou desligada por outra pessoa que não seja o operador. Neste caso, Josué trabalha em desacordo à NR 12, porque é proibido:
	 a)
	Que outra pessoa, que não seja o operador, possa acionar ou desligar o dispositivo de partida ou parada da máquina, mesmo em caso de emergência.
	 b)
	Intercalar, ciclicamente, outras atividades conjuntas à operação de máquinas e equipamentos.
	 c)
	O uso de dispositivos diferentes de chaves tipo faca nos circuitos elétricos de máquinas e equipamentos.
	 d)
	Utilizar a chave geral como dispositivo de parada e partida em máquinas e equipamentos.
	7.
	A Norma Regulamentadora NR 10 trata sobre a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e traz em uma parte de seu texto os conceitos dos tipos de profissionais. Cada profissional poderá atuar somente no que foi autorizado pela empresa, conforme sua qualificação ou capacitação. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Trabalhador qualificado.
II- Profissional legalmente habilitado.
III- Trabalhador capacitado.
IV- Trabalhador autorizado.
(    ) Além de possuir o curso concluído na área da eletricidade, deve possuir o registro no respectivo conselho de classe.
(    ) Só poderão atuar na empresa os trabalhadores qualificados, capacitados e profissionais habilitados com autorização formal da empresa.
(    ) Deve possuir curso concluído na área da eletricidade que seja validado pelo Sistema Oficial de Ensino.
(    ) Após receber o treinamento de NR 10 e exercer sua função com acompanhamento de um profissional habilitado e autorizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
Página12