Buscar

AOL2 - INTRODUÇÃO EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pergunta 1
A metodologia aplicada pelo Grupo SER Educacional nos cursos ofertados a distância tem o compromisso de contribuir para que o processo de aprendizagem seja pleno e efetivo. Assinale o elemento que NÃO faz parte de nossa metodologia.
Correta
(A) Controle do tempo de estudo.
Pergunta 2
As primeiras palavras do Guia de Estudos da Unidade 1 nos apresentam uma reflexão acerca do contexto no qual a Educação a Distância ascendeu. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos pontos elencados pela autora.
Correta
(D) A ascensão só foi possível com o advento da internet. 
Pergunta 3
Aprender é o nosso grande objetivo e isso possibilitará a construção de competências que nos tornarão capazes de resolver problemas na profissão que abraçaremos. Vimos que o verbo aprender pode assumir vários significados. Assinale a alternativa que não corresponde aos possíveis sentidos da palavra “Aprender”:
Correta
(E) Sair-se bem nos exames e provas, respondendo as perguntas corretamente. 
Pergunta 4
Entre os anos de 1992 a 1996, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), abraçou o desafio de analisar as novas demandas para a educação do novo século que estava por vir, formando a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, chegando a conclusão de que 4 pilares deveriam sustentar os processos de ensino e aprendizagem para o novo século. Assinale a alternativa que pertence ao pilar do “Aprender a SER”.
Correta
(E) Contribuir para o desenvolvimento total da pessoa. 
Pergunta 5
Estudamos as características da EaD a fim de delimitar as diferenças com a modalidade presencial de ensino e aprendizagem. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da EaD.
Correta
(E) O processo de controle da aprendizagem acontece de forma rígida e organizada pela Instituição de Ensino.
Pergunta 6
O uso simultâneo dos recursos tecnológicos disponíveis na época possibilitou às universidades o uso de audioconferências e teleconferências, além dos recursos escritos e audiovisuais. Assinale a alternativa que corresponde a Geração na qual esses recursos foram amplamente utilizados.
Correta
(D) 4ª Geração
Pergunta 7
Dentre as várias definições de Educação a Distância as principais são o Decreto 9057 e a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), das quais podemos extrair características comuns desta modalidade de ensino. Assinale a alternativa que traz a característica da EaD presente apenas na definição da ABED.
Correta
(A) Uso de mediação didático-pedagógica-andragógica.
Pergunta 8
Assinale a alternativa que corresponde à base legal que fundamenta a Educação a Distância e confere o respaldo e a equidade com a modalidade presencial:
Correta
(A) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Pergunta 9
Os estudos do educador norte-americano Edgar Dale, divulgados em 1969, mapearam os recursos educacionais que fixam com maior êxito as informações em nosso cérebro, conforme demonstra a famosa Pirâmide da Aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta as ações responsáveis por 90% da retenção do conhecimento, validando o aprendizado efetivo.
Correta
(B) O que falamos e fazemos
Pergunta 10
Estamos na era da conexão virtual, que por si só0 possibilita a troca de conhecimentos entre pessoas do mundo inteiro com mediação da internet, semelhante ao atual momento da EaD. Mas, sabemos que existiram outras fases na história da EaD e que ela não é tão nova assim. Assinale a alternativa que apresenta a principal característica da terceira Geração da Educação a Distância.
Correta
(A) Universidades Abertas

Outros materiais