Buscar

Recrutamento, Seleção e Técnicas de Entrevista

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 
	
	ATIVIDADE
 01 - Conceitue Fontes de recrutamento. 
As fontes de recrutamento são os locais onde podem incidir o recrutamento, ou seja, onde recrutador pode divulgar as oportunidades de emprego. É o mercado de recursos humanos. A escolha da fonte de recrutamento é uma questão de decisão, uma vez que envolve investimento, dispêndio financeiro e de tempo. A escolha de uma fonte apropriada de recrutamento permite agilidade no processo, redução de custo e eficiência no processo.
02 - Liste 03 fontes de Recrutamento, e comente sobre a importância da escolha de uma fonte plausível de emprego.
1-recrutamento em universidades;
2-recrutamento em outras empresas;
3-recrutamento em congresso, seminários e conferências;
Cada fonte de recrutamento tem um custo financeiro especifico e um tempo de retorno de resposta necessário. É preciso que o administrador decida pelas melhores alternativas para que o processo não se torne inviável.
03 - Quanto ao tipo, o recrutamento pode ser Interno ou Externo. A partir da leitura da aula, quais os aspectos a serem considerados pelas organizações na opção por um deles? Quais os ganhos? Quais as vantagens e desvantagens? Contextualize sua ideia; 
A decisão pela escolha de um determinado tipo de recrutamento e seleção é uma questão de políticas e de cultura organizacional. Se optar pelo recrutamento interno a organização terá vantagens em estimular as pessoas que já estão dentro da organização, mas, correrá o risco de deixar de contratar no mercado talentos com novos conhecimentos. Se optar pelo recrutamento externo a organização poderá trazer pessoas com novos conhecimentos, novas culturas e visão de mundo, mas, deixará de dar oportunidade às pessoas que já estão atuando na organização por muito tempo. A escolha pelo recrutamento interno ou externo deve respeitar os valores organizacionais.
04 - Na aula 04 é abordada e apresentada essa questão: como atrair e reter talentos? A partir do exposto na aula, faça um feedback do que o autor propõe, e dê sua visão sobre o assunto;
O autor propõe que deve-se desenvolver uma estrutura de administração de RH e criar políticas de recrutamento e seleção de pessoas estratégicas, criar um ambiente organizacional capaz de estimular e reter as pessoas, desenvolver liderança eficaz.
 
ATIVIDADE
01 - Conceitue "Seleção de Pessoal”;
A seleção pessoal das empresas seja de pequeno, médio ou grande porte, buscam pessoas com características especificas. A política de seleção busca novos talentos, pessoas que tenham facilidade de aprendizagem e saiba lidar com situações diferenciadas no dia a dia, encontrar pessoas com características que combinem com a vaga disponível no momento, mas hoje com o banco de dados de uma empresa essas informações ficam salvas e no futuro o candidato que não combinou com a vaga pode ser chamado novamente pois possui um perfil que combine com a nova vaga.
02 - Qual papel dos administradores frente ao processo de seleção? Justifique;
O papel fundamental dos administradores frente ao processo de seleção não é uma tarefa muito fácil para planejamento e tomar uma decisão, por que o planejamento tem que ser bem estruturado para se executar com sucesso e a decisão da contratação final é dever do administrador avaliar e escolher o melhor candidato para o cargo.
 
03 - Liste e comente pelo menos 03 técnicas de Seleção; Se você já passou por uma delas, conte como foi a experiência;
1- Indicação: Quando um amigo ou conhecido te indica a uma vaga em aberto 
2- Currículo: Documento que descreve o histórico profissional do candidato: experiência, empregos anteriores, formação acadêmica, competências, formação técnica e assim por diante.
3 - Dinâmica de grupo: consiste na situação de integração em grupo de diversos candidatos, estimulada por técnicas específicas e por objetivos específicos. Requer habilidade e formação adequada para a sua realização.
04 - Caracterize entrevista de seleção; Quais os tipos? O que fazer e o que não fazer em uma entrevista? 
A entrevista de seleção é o instrumento utilizado pelo selecionador ou pela chefia futura para conhecer melhor o candidato, sua postura, seu equilíbrio emocional, suas ideias, desejos, sonhos, necessidades e objetivos junto ao futuro emprego.
Os tipos de entrevista são: Entrevista estruturada e entrevista livre ou não-estruturada.
O que fazer e o que não fazer em uma entrevista:
Prepare uma descrição de funções para a qual se recruta o candidato
Observe problemas peculiares a essa função na empresa, cooperação, tipo de supervisão exercida, disciplina e treinamento.
Faça um reconhecimento do terreno para evitar imprevistos.
Prepare um roteiro e as perguntas.
Estabeleça uma distribuição de tempo para cada assunto a ser perguntado.
Elabore perguntas que o candidato possa desenvolver e discorrer a resposta.
Mantenha o controle da entrevista.
Evite falar mais do que o candidato. Apenas faça as perguntas e prepare-se para ouvir as respostas. 
Economize o seu tempo. Deixe o candidato falar a vontade, mas dentro do tempo estabelecido para a entrevista. 
Ao iniciar a entrevista, se possível, abra a porta para o entrevistado. Faça um quebra-gelo. 
Evite preconceitos e discriminações.
05 – Elabore algumas questões que você considere essenciais para uma entrevista de seleção. 
1. Pode falar um pouco sobre você mesmo?
2. O que o motiva no trabalho?
3. Quais as suas três melhores qualidades que considera importantes para este cargo?
4. Quais os seus três maiores defeitos?
5. Por que razão deveríamos te contratar para essa vaga?
6. Como você lida com a pressão e com o estresse no trabalho?
7. Quando é que você se sente bem-sucedido no trabalho?
8. Como pensa contribuir para o desenvolvimento e para o crescimento da empresa?
9. Onde você se vê no futuro próximo?
10. O que considera importante numa empresa?
BOM TRABALHO!

Outros materiais