Buscar

MODULO 2 - 1P - PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CASO 1 MÓDULO 2 – PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
Na tentativa de conceituar aprendizagem da maneira mais abrangente e adequada, é necessário incluir não apenas o processo de aprendizagem em si, mas toda uma rede de fatores que influenciam e são influenciados por ele, como as condições internas do indivíduo (idade, capacidade intelectual, situação emocional em que se encontra etc) e externas a ele (espaço/ambiente de aprendizagem, sociedade, entre outros).
· O externo se refere à relação do indivíduo com o ambiente/comunidade em que vive
· O interno, à elaboração e aquisição do conhecimento/habilidade de maneira neuropsicológica por parte do ser.
A aprendizagem possui três dimensões principais: 
1. Conteúdo (que se refere àquilo que se está aprendendo, incluindo conhecimentos, habilidades, opiniões, valores, insights, estratégias, significados etc.)
2. incentivo (contempla o estado mental/psicológico e biológico do indivíduo e seu impacto na disponibilização de energia e atenção para o estudo. Ex.: sentimentos, motivação, emoções)
3. interação (cujos impulsos permitem a aprendizagem, por intermédio de experiências, socialização, participação, imitação, transmissão, cooperação, comunicação etc.). 
· Na concepção tradicional de educação, a metodologia de ensino é entendida , em síntese, como um conjunto padronizado de procedimentos destinados a transmitir todo e qualquer conhecimento universal e sistematizado.
· A concepção escolanovista/ humanista de educação, ao deslocar o foco para o aluno (suas necessidades, estágio de desenvolvimento, interesses e motivações), no processo de ensino-aprendizagem, vai provocar uma verdadeira revolução na metodologia do ensino, que será tomada como um campo de experimentação, um laboratório que servirá para testar os mais variados métodos de ensino, também chamados de métodos ativos
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
1. Comportamentalista ou behaviorismoanalisa o processo de aprendizagem, desconsiderando os aspectos internos que ocorrem na mente do agente social, centrando-se no comportamento observável humano.
· desenvolveu-se num contexto em que a Psicologia buscava sua identidade como ciência, enfatizando o comportamento em sua relação com o meio.
· John B. Watson e B. F. Skinner
· O desenvolvimento de suas habilidades é determinado por suas relações com o meio em que se encontra. 
2. Cognitivista Contrapondo-se ao behaviorismo que centra a sua atenção no comportamento humano, o cognitivismo propõe analisar a mente, o ato de conhecer; como o homem desenvolve seu conhecimento acerca do mundo, analisando os aspectos que intervém no processo “estímulo/resposta”
· Teve grande efervescência nos anos de 1990, resgatando estudos teóricos da Psicologia Cognitiva como aqueles desenvolvidos por Piaget e Vigotsky.
3. Humanista O aluno é o sujeito/centro do processo de aprendizagem e o professor é um guia que vai auxiliá-lo/facilitar a construção do seu conhecimento.
A autonomia do aluno é estimulada, desenvolvida e preservada. (EX:Método ABP, TBL, ETC)
OBSERVAÇÃO: 
· PEDAGOGIA = ciência que envolve metodologias, didáticas, teorias e tem como centro do processos ensino-aprendizagem o professor. Além de ser destinada ao ensino de crianças e adolescentes.
· HEUTAGOGIA = processo de aprendizagem no qual o aluno é quem idealiza e administra o processo de construção de conhecimento, por meio do desenvolvimento da autonomia. Baseada no Humanismo e no Construtivismo 
· ANDRAGOGIA = processo de ensino-aprendizagem de adultos 
PRINCIPAIS EDUCADORES
1. PAULO FREIRE O objetivo maior da educação seria de compreender sua situação de opressão e agir em favor da própria libertação (educação). Defendia o método humanista.
· Criticava a educação bancária: o professor deposita o conhecimento no aluno receptível, provocando, assim, alienação por não despertar a consciência de oprimidos. Esse sistema mantém a estratificação das classes sociais, pois a educação serviria como treinamento para a formação da “massa trabalhadora”. 
· O papel do professor é levar, sim, os alunos a conhecer os conteúdos, mas não fazendo-os aceitar como uma verdade absoluta e, sim, inquieta-los, pois os dois aprenderão juntos.
· Acreditava que por meio da motivição e afetividade, surgiriam possibilidades para os educandos superarem as dificuldades na compreensão de ensino.
2. PIAGET O conhecimento construído pelo homem é resultado de seu esforço de compreender e dar significado ao mundo e nessa tentativa ele desenvolve “equipamentos” neurológicos que facilitam o funcionamento intelectual. Assim, a inteligência seria uma adaptação biológica na qual o organismo procura equilíbrio entre assimilação e acomodação para organizar o pensamento. 
· Dessa forma, o que determina o que o sujeito é capaz de fazer em cada fase de seu desenvolvimento é o equilíbrio a cada nível mental atingido. 
· A estrutura cognitiva vai construindo-se concomitante à construção de novos conhecimentos, por meio da busca natural do homem de adaptar-se ao meio ambiente. 
· Homem é sujeito ativo no processo de aprendizagem. 
· Assim, defendeu que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada, uma vez que não há aprendizagem se a criança ainda não tem condições para absorver o que é abordado, como também mesmo tendo essas condições para absorver não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos. Logo, essas etapas devem ser respeitadas e vem de Piaget a teoria de  que o aluno constrói o aprendizado, se inaugurando a corrente construtivista.
 
3. VIGOTSKY Existem 3 momentos importantes da aprendizagem da criança:

a) Zona de Desenvolvimento Potencial = tudo que a criança ainda não domina mas que se espera que ela seja capaz de realizer
b) Zona de Desenvolvimento Real = tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha
c) Zona de Desenvolvimento Proximal = aquilo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas. 
· Ao nosso atual caso interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Sua perspectiva enfatiza o papel da linguagem e do processo histórico sócio cultural (ou contextual) no desenvolvimento de cada indivíduo. Dessa forma, ele estudou a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. De acordo com sua teoria o sujeito não é apenas ativo, mas também interativo, uma vez que adquire conhecimentos a partir de relações (trocas) intra e interpessoais. 
· Assim, para Vigotsky as formas complexas de pensamento (funções psicológicas superiores) têm suas origens em interações sociais, orientadas por um adulto ou criança mais experiente. Chama isso de mediação ou, aprendizagem mediada. Alguns dos processos mentais superiores desenvolvidos são: planejar ações, conceber consequências para uma decisão, imaginar objetos.
· O mediador, portanto, tem o papel explícito de interferir nos processos e provocar avanços nos estudantes, criando o que Vigotsky chamava de zonas de desenvolvimento proximal.
RELAÇÃO ENTRE O APRENDIZADO E A MOTIVAÇÃO E AFETIVIDADE 
· A motivação intrínseca se refere à execução de uma determinada atividade pelo prazer que esta pode proporcionar. Já a motivação extrínseca busca a aprovação do professor, uma necessidade de promoção ou se envolve por alguma consequência, positiva ou negativa, sem interesse na aprendizagem. Assim, existem situações em que o interesse intrínseco e recompensa extrínseca podem colaborar para motivar uma criança à aprendizagem.
· Na perspectiva de Henri Wallon, inteligência e afetividade estão integradas: considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que está imersa, com os seus aspectos afetivo, cognitivo e motor também integrados. A evolução da afetividade depende das construções realizadas no plano da inteligência, assim como a evolução da inteligência depende das construções afetivas.
CASO 2

Outros materiais