Buscar

trabalho clinico criança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

kkkATIVIDADE - ENSINO CLINICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE / SDE3626
Docente: Renata Késia de Andrade Bezerra Coimbra
Aluno:__Kathleen Nascimento Carvalho da Silva _____________________________________________
Responda as questões abaixo e anexe no sistema - Pontuação: 0,0 – 0,5
ATIVIDADE 1
1. Julgue os itens abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F) e justifique os itens assinalados como falso (0,4)
a. ( F ) A fontanela anterior tem forma losangular, fecha-se até o segundo mês de vida e não deve estar fechada no momento do nascimento. A fontanela posterior é triangular e fecha-se do 9º ao 18º mês.
_A fontanela anterior também conhecida como bregmática se fecha ate 12 a 18 meses de vida do recém-nascido já a fontanela posterior lambdoide se fecha até os 2 meses.
b. ( F) O teste do olhinho deve ser realizado na primeira consulta do recém-nascido na atenção básica pelo enfermeiro e deve ser repetido até os 3 anos de vida._ 
O teste do reflexo vermelho, deve ser realizado na primeira consulta do recém- nascido na atenção básica e repetido aos 4, 6 e 12 meses e na consulta dos 2 anos de idade.. ____________________
c. ( F) Todos os recém-nascidos devem receber vitamina K para a profilaxia da doença hemorrágica. A vitamina K deve ser administrada por via intramuscular, na dose única de 2 mg, pois este método apresenta a melhor relação custo efetividade.
A dose prescrita para administração é de 1 mg (= 0,1 ml) para RNS > 1000 g e 0,5 mg (= 0,05ml) para RNS < 1000 g. ____
d. ( V ) Referente à assistência ao recém-nascido, recomenda-se realizar o clampeamento do cordão umbilical entre 1 a 3 minutos ou de forma fisiológica quando a cessar a pulsação, exceto se houver alguma contra indicação em relação ao cordão ou necessidade de reanimação neonatal.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
e. ( F) Recomenda-se a utilização da pomada de eritromicina a 1%, tetraciclina a 0,5% e o nitrato de prata a 1% para a realização da profilaxia da oftalmia neonatal. 
a única pomada antibiótica recomendada para uso em neonatos para profilaxia da oftalmia neonatal é a eritromicina, enquanto o nitrato de prata não é mais fabricado no país. 
No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a utilização da pomada de eritromicina a 0,5% e, como alternativa, tetraciclina a 1%, destacando que o nitrato de prata a 1% deve ser reservado apenas em caso de a unidade de saúde não dispor das outras duas substâncias. 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
1. A triagem neonatal de cardiopatia congênita crítica, conhecida como teste do coraçãozinho, consiste na análise dos valores de oximetria de pulso do membro superior direito e um dos membros inferiores. O teste deve ser realizado com a participação do enfermeiro, entre 24 e 48 horas antes da alta hospitalar do recém-nascido. A conduta a ser tomada caso o recém-nascido apresente saturação de oxigênio de 90% no primeiro teste é (0,1)
a. Encaminhar para o seguimento neonatal de rotina
b. Encaminhar para UTI neonatal
c. Solicitar ecocardiograma
d. Rastrear fatores de risco na família 
e. Repetir o teste em 1 hora (CERTA)

Outros materiais