Buscar

Atividade 1 - Mercado Financeiro e de Capitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os mercados financeiros funcionam, conforme nos ensinou Assaf (2018) de forma segmentada com quatro subdivisões: mercado monetário, cuja finalidade é controlar os meios de pagamentos da economia, mercado de crédito, cuja finalidade é crédito para o consumo e capital de giro das empresas, mercado de capitais, cuja finalidade é captar recursos para investimentos de longo prazo e mercado cambial sendo o responsável pela conversão de moedas. Considerando que você está na posição de tesoureiro de uma grande empresa e se vê diante da necessidade de obtenção de recursos para financiamento de uma grande expansão, por quais produtos financeiros você optaria e o porquê? Considere que sua empresa é de capital aberto. 
Bom, como já existe um objetivo definido para a necessidade desse recurso, a melhor opção seria optar por um financiamento, que é o meio mais “barato” para a organização. O empréstimo também seria uma opção, porém, sairia um pouco mais caro por conta das taxas de juros acrescentadas ao pagamento. 
Bancos mistos e de investimentos disponibilizam os dois, a diferença é que um pra conseguir é necessário ter definido os fins para que está solicitando o financiamento, e o empréstimo não precisa ter um objetivo definido.

Outros materiais