Buscar

Redação sobre design sustentavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Design sustentável
 Se há uma discursão, no brasil e no mundo, de como aliar o desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental. A pauta sobre sustentabilidade é importantíssima em virtude da escassez dos recursos naturais, e porque a nossa qualidade de vida depende do meio ambiente.
 Com efeito, são diversas as doenças e mortes pela poluição atmosférica. Entrementes, continuamos com o pensamento de querer aumentar o nosso Produto Interno Bruto a todo custo, produzindo e vendendo cada vez mais automóveis, desmatando as florestas e expandido as indústrias a fim de gerar o máximo de lucros, como se as matérias-primas nunca fossem acabar.
 A aquisição de produtos se tornou uma necessidade, física, psicológica, emocional e social. As pessoas trabalham para consumir e satisfazer essas necessidades (casa, carro novo, móveis confortáveis, eletrônico de última geração). O marketing é na maioria das vezes o responsável por estudar o comportamento do consumidor e convencê-lo a trocar seu objeto por outros mais moderno e/ou sofisticado, muitas vezes sem levar em conta o esgotamento dos recursos naturais, explorando-os com frequência de maneira degradante e irreversível.
Temos que ter medidas a curto, médio e longo prazo para minimizar as consequências que vem destruindo as fontes naturais desse planeta.
 A curto prazo poderíamos pensar em reduzir as sacolas plásticas, copos descartáveis, canudos de plásticos. A médio prazo criar formas de como se acumular água da chuva em grandes cidades, onde depois que a chuva passa aquela água que poderia ser reaproveitada simplesmente vai embora ficando apenas as tragédias e a longo prazo medidas de como acabar com os combustíveis atuais que poluem tanto a atmosfera terrestre, como os carros elétricos que faltam mais investimentos nesse setor.
É sabido que durante todo o século XX as empresas tiraram muito mais da natureza que repuseram e se não tomarmos cuidado em relação a este fato a tendência será aumentar. Os números aumentaram na última década, principalmente no que diz respeito ao crescimento populacional (e um provável aumento do consumo), aumento do número de veículos motorizados (e consequentemente a liberação de poluentes por queima de combustíveis), consumo de água e de papel. Este último muito utilizado na grande maioria das embalagens que vemos no cotidiano e a água também muito utilizada no processo de fabricação do papel.
 Não se pode afirmar se as empresas que contribuem para a degradação do meio ambiente tem consciência disso, porém, mudar esse quadro é uma tarefa muito complexa, tendo em vista que terá que mudar boa parte do processo produtivo no qual já estão acostumados a trabalhar e isso também requer um investimento alto tanto de tempo quanto de dinheiro que nem sempre as empresas estão dispostas ou preparadas para pagar.
 Portanto, a escassez dos recursos naturais, imprescindíveis como a água e a poluição crescente do solo, dos rios e, principalmente doa ar que respiramos impõem uma gestão mais eficiente, na qual o desenvolvimento sustentável seja a principal preocupação das políticas públicas.

Outros materiais