Buscar

Av2 - Desenvolvimento Local e Territorialização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Av2 - Desenvolvimento Local e Territorialização
1) Sobre o conceito de cultura, leia as afirmativas a seguir e coloque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Deve ser entendida como a soma dos saberes acumulados e transmitidos pela humanidade, cujo sentido se assemelha à palavra "civilização", pois as "duas pertencem ao mesmo campo semântico e possuem iguais concepções fundamentais".
( ) O significado de "cultura" evolui ao longo dos séculos de tal maneira que assume a característica de distinguir os povos, e neste sentido passa a significar suas crenças, seus costume e valores, compreendendo suas próprias relações interpessoais e como isso influencia em seu viver.
( ) As interpretações acerca do conceito de cultura receberam raras transformações ao longo da história da humanidade e as mudanças de sentidos pouco afetaram as suas interpretações, mantendo-se portanto, como a explicação para definir a quantidade de conhecimentos eruditos que um indivíduo adquiriu/acumulou ao longo da vida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a) F - F - V.
· b) V - V - F. (Certa)
· c) V - F - V.
· d) F - V - F.
· e) V - F - F.
2) A atuação do assistente social é orientada pelo modo como se é operacionalizado os aspectos teóricos e a prática social. A prática sendo orientada pela teoria torna-se efetiva em relação aos objetivos que se queira alcançar. O conhecimento, portanto, é a base para a intervenção.
Considere o argumento descrito, avalie as afirmativas a seguir:
I – É fundamental compreender a história social, política e economia da sociedade brasileira para entender as relações de poder que se constituíram com base em relações autoritárias.
II – O patriarcado e patrimonialismo, como expressões de autoridade e prestigio social, são características das relações de poder que alicerçaram a sociedade nacional até os dias atuais, cujos impacto ocorrem diretamente no modo como são conduzidas as políticas públicas.
III – O conhecimento é uma ferramenta importante para a atuação do profissional, entretanto, o dom de trabalhar no campo social é a principal característica do profissional da Assistência Social.
É correto o que se afirmar APENAS em:
Alternativas:
· a) II e III.
· b) II.
· c) I e II. (Certa)
· d) III.
· e) I e III.
3) A expressão "chão das políticas públicas" apresentada pela autora Dirce Koga é carregado de sentidos e significados; para contribuir com o entendimento, leia o texto a seguir:
"o chão do exercício da cidadania, pois cidadania significa vida ativa [...], onde se concretizam as relações sociais, as relações de vizinhança e solidariedade, as relações de poder. É [... ] que as desigualdades sociais tornam-se evidentes entre os cidadãos, as condições de vida entre moradores de uma mesma cidade mostram-se diferenciadas, a presença/ausência dos serviços públicos se faz sentir e a qualidade destes mesmos serviços apresenta-se desigual. (KOGA, 2011, p. 33).
Considerando seus conhecimento sobre os argumentos presentes na citação, assinale a alternativa que corresponda corretamente ao conceito tratado. 
Alternativas:
· a) Território. (Certa)
· b) Solidariedade.
· c) Enfrentamento político.
· d) Ações afirmativas.
· e) Movimento social. 
4) Do ponto de vista teórico, compreender o significado de alguns termos é fundamental para que o processo de ensino aprendizagem, partindo desta premissa, leia o texto a seguir e avalie as afirmativas:
"[...] constituem as ferramentas do nosso trabalho. Habilitam-nos a investigar, discriminar, comparar, classificar e relacionar. São especialmente significativos para as ciências sociais porque a linguagem, da qual todos derivam, é ela mesma, um dos fenômenos, que, como técnicos desta ciência, estudamos e procuramos compreender" (AVILA, 2001, p.17).
Considere seus conhecimentos acerca do tema e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a) O texto define o Método como uma ferramenta importante para o trabalho do pesquisador.
· b) O texto define a Teoria Desenvolvimentista como uma orientação importante para o trabalho do pesquisador.
· c) O texto define o Trabalho de Conclusão de Curso como uma ferramenta importante para o trabalho do pesquisador.
· d) O texto define a Didática como uma ferramenta importante para o trabalho do pesquisador/professor.
· e) O texto define que o Conceito é  uma ferramenta importante para o trabalho do pesquisador. (Certa)
5) O estudo sobre Desenvolvimento Local Endógeno, Desenvolvimento no Local e Desenvolvimento para o Local é categórico ao apresentar as diferenças conceituais entre os três aspectos citados. Considerando seus conhecimentos sobre o assunto proposto, leia as colunas a seguir e as relacione corretamente.
I - Desenvolvimento Local Endógeno.
II - Desenvolvimento no Local.
III - Desenvolvimento para o Local.
( ) se refere à ideia de desenvolvimento que, além de se situar no local como sede física, gera atividades e efeitos benéficos às comunidades e aos ecossistemas locais, mas à maneira bumerangue.
( ) se refere à um tipo de desenvolvimento que isenta a participação ativa da comunidade/localidade, um empreendimento no qual se utilizam apenas agentes externos para a sua promoção, ou seja, aqueles que não pertencem à comunidade.
( ) se estende pelo desenvolvimento econômico e do meio ambiente, contudo tem no desenvolvimento sociocultural o princípio e o fim das suas ações.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas:
· a) II - III - I.
· b) I - III - II.
· c) III - I - II.
· d) III - II - I. (Certa)
· e) I - II - III.

Outros materiais