A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
TEORIA DA HISTÓRIA03

Pré-visualização | Página 3 de 3

(orgs) Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. p. 29. O movimento descrito por Fragoso está ligado ao desenvolvimento da História Econômica no pós-II Guerra Mundial, que teria como um dos resultados o surgimento, no mundo anglo-saxão, da New Economic History. Sobre este movimento, assinale a alternativa correta. 
		
	
	Segundo Fragoso, no Brasil o interesse pela História Econômica só ganhou força na década de 1990.
	
	Com a crise econômica mundial no pós-guerra fez com que o interesse pela história econômica diminuísse consideravelmente, tornando o campo dominado por uns poucos especialistas no assunto.
	
	O interesse pelo campo de estudos da economia alcançou posição hegemônica na academia num âmbito mundial, em especial a partir da década de 1970.
	
	O uso de modelos econômicos baseados em equações e estatísticas matemáticas atemporais fez com que a área de história econômica fosse sendo dominada por economistas e não historiadores.
	
	O estudo das esferas da produção, distribuição e consumo só apareceu como um interesse histórico no pós-guerra, relacionado ao crescimento econômico relativo à reconstrução da Europa
	Respondido em 25/03/2020 14:51:09
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta, corretamente, o nome de um dos principais autores envolvidos com o delineamento da abordagem da história serial.
		
	
	Jacques Le Goff.
	
	Lucien Febvre.
	
	Marc Bloch.
	
	Fernand Braudel.
	
	Ernst Labrousse.
	Respondido em 25/03/2020 14:51:26
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Assinale entre as opções abaixo aquela que apresenta, corretamente, o nome de autores brasileiros que se dedicaram a teorizar sobre a história quantitativa.
		
	
	Caio Prado Jr e Gilberto Freyre.
	
	Manolo Florentino e José Murilo de Carvalho.
	
	José Murilo de Carvalho e Caio Prado Jr.
	
	Manolo Florentino e João Fragoso.
	
	José Murilo de Carvalho e João Fragoso