A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
TEORIA DA HISTÓRIA10

Pré-visualização | Página 1 de 3

TEORIA DA HISTÓRIA
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0496_EX_A10_V1 
	27/03/2020
	Aluno(a): GSP 
	2020.1 EAD 
	Disciplina: CEL0496 - TEORIA DA HISTÓRIA  
	
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	O trabalho relacionado a fontes faz parte do dia-a-dia do historiador. Quando nos referimos a filmes/cinema, temos que ter um entendimento primordial em relação ao uso dessas fontes:
		
	
	Apesar de ser uma indústria cultural o cinema ocupa um lugar isolado no mundo, pois depois do cinema outras formas de criação cultural foram extintas
	
	É preciso saber que o mundo e o cinema não interagem de forma a permitir que o cinema seja fonte de pesquisa histórica
	
	O cinema não pode ser considerado para a pesquisa histórica, pois não tem nenhuma ligação com o mundo real, o cinema basicamente ocorre pela licença fantástica dos roteiristas.
	
	é preciso saber que apesar de ser uma linguagem específica e configurar uma indústria cultural específica, o cinema não ocupa um mundo isolado e imune às condições sociais que estão ao seu redor.
	
	Apesar de não ser um mundo isolado, o cinema não pode ser usado para entendimento histórico, pois é uma indústria que não pode ser entendida como cultural.
	Respondido em 27/03/2020 19:10:17
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Marc Ferro foi um pioneiro na incorporação do cinema como fonte para a compreensão das ideologias e mentalidades dos sujeitos da História. Através dos filmes este autor passou a buscar evidências que pudessem ajudá-lo a perceber e compreender determinados eventos e períodos históricos. Marque a alternativa abaixo que NÃO representa a importância do cinema para a História. 
		
	
	É importante que o historiador perceba nas entrelinhas do filme também aquilo que não se queria mostrar, como os modos de narrar uma história, a maneira utilizada para marcar as passagens do tempo e os planos de câmera por exemplo. 
	
	Os historiadores devem procurar fazer uso do cinema como meio de comunicação de suas concepções, através de filmes e documentários históricos. O trabalho dos historiadores seria importante e poderia acontecer tanto em colaboração com jornalistas e cineastas como em documentários históricos. 
	
	O cinema como não pode ser considerado como um agente da História, uma vez que os documentários, assim como as obras ficcionais, não representam discursos, mas manipulações de informações. 
	
	O filme é uma importante fonte para revelar aquilo que o autor busca expressar ¿ que está contido na narrativa, as idéias sobre determinados personagens, fatos, práticas ou ideologias. 
	
	Através dos filmes, é possível buscar evidências que podem ajudar a perceber e compreender determinados eventos e períodos históricos. 
	Respondido em 27/03/2020 19:12:21
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Quando o filme ¿Tropa de Elite 2¿ foi lançado no Brasil, havia a preocupação de uma crítica da atuação da Instituição da Polícia Militar carioca. Isso pode ser visto, pois:
		
	
	O cinema é tido como a sétima arte, mas não pode ser usado de forma alguma em relação a história.
	
	Filmes que de alguma forma traduzem e interpretam o ambiente histórico no qual eles estão inseridos
	
	O filme não pode ser visto como produto de sua época, pois é feito sempre ou visando o passado ou o futuro, não tendo nenhuma interferência sobre a realidade.
	
	O cinema pode ser usado em relação a história, mas somente quando há um envolvimento muito grande de diversos profissionais relacionados a disciplina.
	
	História e filmes não podem ser visto como possibilidade de compreensão histórica.
	Respondido em 27/03/2020 19:13:02
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Leia as questões abaixo sobre história, imagem e cinema: 
I- O trabalho dos historiadores, como consultores, é fundamental para a elaboração de filmes históricos e documentários. 
II- Filmes históricos apresentam de forma verídica os fatos como aconteceram no passado. 
III- Filmes e imagens não podem ser consideradas fontes históricas, uma vez que podem ser manipuladas. 
IV- Para os historiadores filmes são como uma construção que, como tal, alteram a realidade através de uma articulação entre a imagem, a palavra, o som e o movimento 
Marque a resposta que melhor representa quais questões estão corretas: 
		
	
	Somente I e III 
	
	Somente I e II 
	
	Somente II e IV 
	
	Somente I, II e IV 
	
	Somente I e IV 
	Respondido em 27/03/2020 19:13:34
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Assinale a alternativa Correta.
Existem diversas possibilidades de interação entre Cinema e História. Sobre essas interações podemos afirmar que:
		
	
	As obras cinematográficas são fontes históricas significativas para o estudo das sociedades que as produziram.
	
	Os filmes históricos e os documentários são as únicas obras cinematográficas indicadas como instrumentos para o ensino da História.
	
	Embora possa apresentar imagens e fatos históricos reais, o Cinema não é considerado como "Agente Histórico", mas apenas uma forma de expressão cultural. 
	
	A utilização do Cinema como fonte histórica é viável somente através dos documentários que trazem imagens reais, produzidas com isenção ideológica.
	
	Filmes de ficção científica, como os da série Guerra nas Estrelas, são inutilizáveis como fonte histórica, pois se referem a fatos imaginados no futuro.
	Respondido em 27/03/2020 19:14:05
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O trabalho do historiador está sempre pautado nas fontes em que o mesmo consegue coletar para usar em suas reflexões. O documento escrito é uma dessas fontes, a oralidade, a foto, o quadro e o cinema? Podemos entender o cinema como uma fonte histórica?
		
	
	Pode ser visto como um produto de sua época e, na condição de objeto de uma poderosa indústria cultural, um poderoso agente de transformação histórica
	
	O cinema não pode ser visto como produto de sua época, pois é feito sempre ou visando o passado ou o futuro, não tendo nenhuma interferência sobre a realidade.
	
	O cinema é tido como a sétima arte, mas não pode ser usado de forma alguma em relação a história.
	
	O cinema pode ser usado em relação a história, mas somente quando há um envolvimento muito grande de diversos profissionais relacionados a disciplina.
	
	História e Cinema não podem ser visto como possibilidade de compreensão histórica.
	Respondido em 27/03/2020 19:16:25
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Geralmente, esse tipo de filme aborda criticamente uma certa realidade contemporânea e, quando é bem recebido pelo público, se transforma em um importante vetor de formação de opinião. Esses filmes são tidos como:
		
	
	Filmes de Ambientação histórica
	
	Filmes documentários.
	
	Filmes de sucesso
	
	Filmes modernos
	
	Filmes históricos
	Respondido em 27/03/2020 19:17:48
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Quando vemos um filme histórico ele pode ser usado para diversos entendimentos e entretenimento, um filme histórico pode ser definido como:
		
	
	São filmes que reproduzem a verdade do que aconteceu nos eventos, colocando somente pessoas diferentes, mas com as mesmas falas e mesmos movimentos.
	
	São filmes que pelo sucesso são considerados como históricos em sua época, tendo alcançado muitas pessoas.
	
	São os filmes que buscam representar ou estetizar eventos e processos históricos conhecidos. Esses filmes podem ser considerados representações memorialísticas do evento em questão.
	
	São filmes que buscam representar ou estetizar eventos e criar fontes para estudo, pois reproduzem fielmente o que aconteceu nos eventos retratados
	
	Os filmes históricos são representações da realidade, visando criar novos entendimentos sobre os eventos do passado, pois assim podem escrever uma nova história.
	
		TEORIA DA HISTÓRIA
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0496_EX_A10_201901063135_V2 
	27/03/2020
	Aluno(a): GSP
	2020.1 EAD 
	Disciplina: