Buscar

Aap3 - Gestão de Projetos - A

Prévia do material em texto

1)
Segundo o PL 6787, patrões e empregados poderão negociar livremente a jornada de trabalho desde que respeitem o limite de 220 horas mensais. Na prática, poderão ser aprovadas jornadas diárias de 16, 18 e até 24 horas ininterruptas nos casos mais extremos. “A regra pretendida pelo PL conduziria, portanto, a situações odiosas, como a admissão de jornadas de trabalho típicas do século 17, que levam à destruição da saúde do trabalhador”, diz outro trecho da Nota Técnica do MPT.O intervalo intrajornada também poderá ser reduzido de 1 hora para apenas 30 minutos, sem sequer uma contrapartida das empresas em termos de oferta de refeitórios no local de trabalho, por exemplo.As férias de 30 dias poderão ser parceladas em até três vezes, diminuindo o tempo de descanso ininterrupto do trabalhador. Nos casos em que o local de trabalho é de difícil acesso e, muitas vezes, o trabalhador depende de transporte especial, o PL também prevê o fim da contabilização das horas de deslocamento na jornada de trabalho, como ocorre atualmente, aumentando ainda mais a jornada diária. Até mesmo o registro de ponto poderá ser flexibilizado, o que pode mascarar a real jornada de trabalho do empregado e ainda prejudicar aquelas empresas que cumprem a legislação trabalhista.
Considerando o texto, avalie a seguinte situação: uma trabalhadora de uma determinada empresa do ramo de cosméticos, possui uma jornada de trabalho de 4 horas consecutivas, sem possibilidade de realização de Horas Extras. O seu empregador não fornece intervalo para refeição e descanso. De acordo com os instrumentos coletivos de trabalho, não há nenhuma disposição a respeito deste tema. Assinale a única alternativa correta em relação à conduta que se enquadra a empresa:
Com o foco na entrega de projetos, muitas empresas deixam passar as questões da qualidade, concentrando mais as suas ações em gestão de custos e prazos.
Qual seria o conceito de qualidade em gestão de projetos?
Alternativas:
· a)
Entregar o que o cliente pedir sem se preocupar com normas, leis e com o tempo e custo.
· b)
Entregar ao cliente um produto dentro das especificações, pronto para o uso, com o tempo e os custos combinados.
Alternativa assinalada
· c)
Entregar o produto no tempo e prazo, independentemente se vai funcionar ou não.
· d)
Entregar o mais rápido e adiantado possível o produto do projeto, independentemente da avaliação do cliente, para poder trabalhar no próximo projeto.
· e)
Entregar conforme as ISOs adequadas, normas e leis, ainda que mais caro e mais tarde do que o planejado.
2)
Qual é a diferença entre garantia da qualidade e controle da qualidade?
Alternativas:
· a)
A garantia da qualidade tenta não deixar alterações no escopo, enquanto o controle da qualidade controla e registra alterações efetuadas no escopo.
· b)
A garantia da qualidade é o processo que seleciona o que será medido, enquanto o controle da qualidade é a aplicação do que foi escolhido.
· c)
A garantia da qualidade checa processos, enquanto o controle da qualidade checa o produto.
Alternativa assinalada
· d)
A garantia da qualidade tem prazo determinado, enquanto o controle da qualidade pode ser delegado para representantes autorizados.
· e)
A garantia da qualidade é resultado da análise de riscos, enquanto o controle da qualidade é a aplicação das regras pré-definidas no plano de riscos.
3)
Para gerir a qualidade, as melhores práticas nos indicam alguns processos que devem ser desenvolvidos.
Quais são os processos que fazem parte do gerenciamento da qualidade de um projeto?
Alternativas:
· a)
Plano de custos, plano de riscos e plano de comunicação.
· b)
Plano de controle, plano de RH e plano de tempo.
· c)
Planejar a qualidade, realizar a garantia da qualidade e controlar a qualidade.
Alternativa assinalada
· d)
Plano de qualidade na seleção de fornecedores, plano de aquisição e plano de riscos.
· e)
Planejar a qualidade, planejar a comunicação e planejar o controle do tempo.
4)
O gerente de projetos procurado pelo mercado deve ter capacidade de transformar seus conhecimentos em uso real, produzindo algo, a partir do seu know-how. A esta capacidade damos o nome de?
Alternativas:
· a)
Habilidade.
Alternativa assinalada
· b)
Atitude.
· c)
Conhecimento.
· d)
Estratégia.
· e)
Desprendimento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes