Buscar

APOL POS - ERGONOMIA E QUAL. DE VIDA NO TRAB 2020 #100

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho (E)
Verifique nas alternativas abaixo qual era o pensamento de Frederick Taylor (1856–1915), considerado o pai da administração científica,  sobre o trabalhador.
	
	A
	O homem produz apenas um terço do que de fato poderia produzir e que as ferramentas deveriam ser padronizadas e o operário deveria se adaptar à máquina.
	
	B
	Em primeiro lugar está à saúde do trabalhador e que as ferramentas deveriam ser padronizadas conforme o conforto do operário.
	
	C
	A segurança do trabalhador está em primeiro lugar e as maquinas devem se adaptar ao operário.
	
	D
	Para Taylor, a satisfação do trabalhador era sua maior preocupação, sendo está a maior motivação para uma produção melhor.
Questão 2/5 - Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho (E)
O "Erro", segundo Ilda (2005), é um ato involuntário que se desvia daquele normal ou esperado. O erro pode ser ainda, consequência de uma ação não esperada, muito menos planejada. Podemos classificá-lo em três categorias, a saber:
	
	A
	Erros de percepção, Erros de decisão e Erros de ação.
	
	B
	Erros de movimentação, Erros de decisão e Erros de ação.
	
	C
	Erro de percepção, Erros de movimentação e Erros de decisão.
	
	D
	Erros de movimentação, Erro de percepção e Erros de ação.
Questão 3/5 - Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho (E)
Segundo Maslow (apud. Hesketh e Costa, 1980) existe uma hierarquia nas necessidades humanas e cada necessidade é substituída pela próxima mais forte na hierarquia, a partir do momento que é satisfeita. Seguindo a teoria de Maslow as necessidades classificam-se decrescentemente e da seguinte forma:
	
	A
	Necessidade de segurança; necessidade de afiliação; necessidade de autoestima; necessidade de autorrealização; necessidades fisiológicas.
	
	B
	Necessidade de autorrealização; necessidade fisiológica; necessidade de segurança; necessidade de afiliação; necessidade de autoestima.
	
	C
	Necessidade de autoestima; necessidade fisiológica; necessidade de segurança; necessidade de afiliação; necessidade de autorrealização.
	
	D
	Necessidade fisiológica; necessidade de segurança; necessidade de afiliação; necessidade de autoestima; necessidade de autorrealização.
Questão 4/5 - Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho (E)
Para o correto dimensionamento dos postos de trabalho, há normas nacionais e internacionais que auxiliam esse processo. No Brasil temos a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que nos amparam. Dentre estas normas podemos mencionar a NBR 13966 que é utilizada para:
	
	A
	Dimensionamento de cadeiras.
	
	B
	Mesas de escritório.
	
	C
	Mesas de informática.
	
	D
	Armários.
Questão 5/5 - Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho (E)
O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) é elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos. Analise as proposições a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(F) Tem a finalidade de reconhecer e reduzir e/ou eliminar os riscos existentes no ambiente de trabalho, servindo de base para a elaboração do PCMS.
(F) É um formulário do INSS, preenchido com informações referentes às atividades profissionais.
(V) Deve ser Elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho.
(V) Deve ser Elaborado por Médico do Trabalho.
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – F – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – V – V

Outros materiais