Buscar

Exercícios Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais - AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais
1)O primeiro marco da política social brasileira é a _________________ (Decreto n. 4.682, de 24 de janeiro de 1923), que lança as bases de financiamento das políticas sociais destinadas ao trabalhador assalariado.
O termo que preenche corretamente a lacuna é:
Alternativas:
a)CLT
b)Política de saúde - SUS
c)Lei Eloy Chaves
d)Política Nacional de Assistência Social
e)criação do Ministério do Trabalho
f)criação do ensino regular universal
2)No período de 1930 a 1988 tivemos grandes mudanças na política social. De 1930 a 1964, a luta dos trabalhadores garantiu que o Estado ampliasse a política social e criasse um aparato jurídico-formal de defesa dos direitos sociais.
Entretanto, no período ditatorial pós-1964, a política social:
I - foi transformada em mecanismo de transferência de recursos dos trabalhadores para o capital privado lucrativo via FGTS, PIS/PASEP, unificação do sistema de previdência social;
II - se fortalece a dimensão ideológica, ao sustentar, dentre outros aspectos, que os programas habitacionais realizados com recursos dos trabalhadores propiciariam o acesso à compra da casa própria dos mesmos;
III - no âmbito salarial, tem-se uma profunda redução dos salários dos trabalhadores que, sem estabilidade no emprego e sem direito de greve, além de outras medidas repressivas da ditadura militar, não têm como lutar pela recomposição salarial.
Sobre o período ditatorial pós-1964 e a política social, está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)somente II e III
b)somente II
c)somente I e II
d)somente I
e)I, II e III
3)Leia atentamente a citação abaixo:
"(...) se origina da luta de trabalhadores na reivindicação de direitos de proteção social, ou seja, para que eles pudessem se manter e manter suas famílias, quando não tivessem condições de estar trabalhando e recebendo salários, proteção esta que incluía, dentre outros direitos, pensão por morte, atendimento à saúde e aposentadoria. A luta dos trabalhadores impõe ao capitalista o reconhecimento de direitos sociais e trabalhistas, objetivando reduzir a exploração a que era e é submetida a classe trabalhadora."
A citação trata de qual origem?
Alternativas:
a)da ditadura
b)da política social
c)da coerção policial
d)da reforma agrária
e)da imigração
4)Sobre a política social, analise as afirmativas abaixo:
I - A política social tem por objetivos estabelecer mecanismos de proteção social a todas as pessoas que não têm condições – temporárias ou definitivas – de prover sua própria sobrevivência. 
II - A política social vai contra a lógica do capital, que é a lógica do lucro, que significa ganhar sempre, em qualquer situação. 
III -  A política social objetiva o atendimento às necessidades básicas de vida e trabalho de indivíduos e grupos sociais. 
Está correto o que e afirma em:
Alternativas:
a)somente II
b)somente III
c)somente I e III
d)somente I e II
e)I, II e III
5)Sobre a política social, analise as afirmativas abaixo e assinale V, para afirmativas verdadeiras e F, para falsas:
(  )  Funcionais ao capitalismo, as políticas sociais se metamorfoseiam em ajuda, em benefícios sociais, em solidariedade entre as pessoas, em ações governamentais para acabar com as desigualdades sociais - desigualdades que significam acessos diferenciados aos serviços e direitos sociais, por exemplo: direito à alimentação, à saúde, ao saneamento básico, à educação. 
(  ) A política social é uma política do Estado capitalista de controle da classe trabalhadora e de controle do preço da força de trabalho. É através, também, da política social que o Estado estabelece determinações legais para adequar o preço da força de trabalho às necessidades do capitalismo.
(  ) Na perspectiva da contradição, a política social tem duas funções principais: a de socializar os custos de produção, como produzir mais alimentos, petróleo, aviões, roupas, trabalhadores, etc. e fazer com que todas as pessoas paguem por isso (pensemos, por exemplo, nos impostos que pagamos e para onde eles são destinados).
As afirmativas são, respectivamente:
Alternativas:
a)V, V, V
b)V, F, F
c)F, F, V
d)F, V, F
e)F, F, F
1 – c) Lei Eloy Chaves.
A Lei Eloy Chaves é considerada o marco da política social brasileira, que envolve as bases de financiamento das políticas sociais destinadas ao trabalhador assalariado.
2 – e) I, II e III.
A política social sofreu transformação em mecanismo de transferência de recursos dos trabalhadores para o capital privado lucrativo via FGTS, PIS/PASEP, unificação do sistema de previdência social.
3 – b) da política social.
A política social se originou da luta dos trabalhadores na reinvidicação de direitos de proteção social, isto é. Para que os mesmos mantessem suas famílias.
4 – e) I, II e III.
A política social possui a finalidade de estabelecimento de mecanismos de proteção social a todas as pessoas.
5 – a) V, V, V.
De acordo com a política social, temos que a mesma é uma política do estado capitalista de controle da classe trabalhadora e de controle do preço da força de trabalho.

Outros materiais