Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1

Prévia do material em texto

3/4
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: ADMINISTRAÇÃO - Semestre: 5º 
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I 
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 1 a 4
Professor: Me. VALDIR DA COSTA PEREIRA
ORIENTAÇÕES 
1. Esta AAE 01 refere-se ao conteúdo Aula 01 a 04. (Valor: 10.0)
2. Nas questões dissertativas, utilize o espaço destinado nesta avaliação.
3. As questões de múltiplas escolhas contêm apenas uma alternativa correta.
4. Cada questão objetiva vale 1,0 ponto.
5. Passe as respostas objetivas para gabarito.
GABARITO
	01
	02
	03
	04
	05
	 B
	 B
	A
	C
	A
Tenha uma Excelente Avaliação!! 
01 - Leia as afirmações abaixo:
A tarefa da administração de marketing é atrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfação. No entanto, essa tarefa não pode ser realizada apenas pelos gerentes de marketing.
PORQUE
O sucesso deles depende de outros atores do microambiente da empresa - outros departamentos, fornecedores, intermediários de marketing, clientes, concorrentes e vários públicos que se combinam para construir o sistema de entrega de valor da empresa.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (X)
C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E) as duas são falsas. 
02 - Leia as alternativas abaixo:
I - O mercado alvo refere-se a uma competência exclusiva da empresa, que não pode ser copiada por seus concorrentes e que gera posição de mercado duradoura.
II - Necessidade é um estado de carência ou privação sentido por uma pessoa que provoca a motivação para o consumo por meio de superar tal estado.
III - O Ambiente de Marketing é o conjunto de fatores externos ou internos à empresa que interferem nas decisões e nos resultados das ações de marketing da empresa. O ambiente de marketing é composto por microambiente e macroambiente.
Sobre as alternativas acima, assinale a alternativa correta:
A) As alternativas I e II estão corretas.
B) As alternativas II e III estão corretas.(X)
C) Apenas a alternativa II está correta.
D) Apenas a alternativa III está correta.
E) Todas alternativas estão corretas.
03 - Marketing é o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Partindo dessa premissa, podemos fazer uma analogia com que COSTA (2002), entende esse conceito. “Não há Marketing, se não houver relação entre pessoas”. A partir do que afirma o autor, assinale a alternativa Correta:
A) A afirmação está correta, o Marketing existe em função das escolhas e necessidades pessoais.(X)
B) O Autor fala apenas de Marketing Pessoal, pois na essência, o Marketing existe independente de houver relações entre pessoas.
C) O Marketing sempre existiu e sempre existirá independente do grau de envolvimento de pessoas.
D) É uma frase muito abrangente. Na verdade Há Marketing se não houver relações entre pessoas.
E) N.D.A
.04 - Leia o Trecho
A Imagem da pessoa contribui na consolidação de idéias que delas partam ou que delas participem, pois toda ideia defendida, deve ser acompanhada de uma boa sintonia de imagem e voz, pois esses recursos são essenciais para alcance de resultados, e a imagem consolida o que se fala.
PORQUE
O essencial é o que se fala. A imagem não contribui para sublinhar uma fala ou para dar valor à sua essência. O caráter de cada pessoa e seu histórico de vida, ações e a credibilidade que ele possuir, falará mais alto. A ligação entre imagem e apresentação é contingencial, pois, quando se defende uma idéia, o interlocutor prende a atenção conforme o assunto e a importância para o outro e não a imagem e apresentação. 
A respeito dessas duas informações é CORRETO afirmar que:
A) as duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
B) as duas informações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.(X)
D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
E) as duas afirmações são falsas.
05 - Um grande banco brasileiro acaba de lançar um pacote de produtos financeiros para atender a jovens de alta renda. Nas campanhas internas de orientação à equipe de vendas e atendimento, o público-alvo é descrito da seguinte forma: idade entre 25 e 39 anos, alta renda, profissionais de nível superior; . residentes em grandes centros no eixo Norte/Nordeste; . apreciam alimentos finos, gostam de viagem ao exterior e participam de eventos ligados a arte e cultura.
Sobre as informações acima, assinale a alternativa que indique a forma de segmentação que poderia ser usada no caso acima:
A) segmentação demográfica e segmentação geográfica.(X)
B) segmentação sócio econômica e segmentação regional
C) segmentação de estatística e segmentação psicográfica
D) segmentação populacional e segmentação geográfica
E) segmentação social e segmentação por benefício.
06 – Defina e caracterize os seguintes termos: 
MERCADO - SEGMENTAÇÃO DE MERCADO – DEMANDA DE MERCADO. (1,0)
Mercado: conjunto de pessoas e/ou organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas com produtos e serviços e que dispõem de renda para adquiri-los.
Segmentação de Mercado: consiste no processo de dividir mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades e/ou características semelhantes que provavelmente exibirão comportamentos de compras igualmente parecidos. 
Demanda de mercado: refere-se ao desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra. Assim a demanda só vai acontecer se um consumidor tiver um desej ou necessidade, se ele tiver condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo, e se ele tiver intenção de satisfazê-los.
07 – Quais as observações notáveis para construção do Marketing pessoal? O que precisa ser feito? Quais os passos? Caracterize sua resposta;. (1,5)
 É uma ferramenta que utiliza a aparência para o sucesso; é divulgar sua imagem diante das oportunidades para que outros possam integrá-lo em seus planos. É uma nova metodologia de trabalho que valoriza o ser humano em todos os seus atributos, dando a ele um novo talento, a vida. 
 Para o primeiro passo, deve-se possuir um planejamento pessoal do que que ser, estar, ocupar, num determinado período de tempo; possuir objetivo, definindo prioridades, caminhos recursos, meios, enfim, para que estes sejam alcançados.
 Quando se faz um planejamento é traçar objetivos naquilo que você deseja, você fica mais focado e consequentemente atinge de forma mais rápida e fácil os objetivos. 
08 – Qual a forma de segmentação divide o mercado com base nos benefícios procurados pelos clientes, que podem satisfazer as necessidades físicas, psicológicas, sociais ou emocionais, como por exemplo, praticidade e preço de um produto. Conceitue esse tipo de segmentação. (1,0)
Segmentação por Benefícios: é recomendado para pequenos e médios empresários os quais devem iniciar essa divisão de seu mercado de atuação pelos benefícios, é aquela que ajuda a construção de ofertas irresistíveis.
09 – Como é desenvolvido o Marketing de Serviços? Qual a relação entre esse conceito e as cinco dimensões de qualidade? Argumente seu ponto de vista. (1,5)
É o conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços, de forma adequada atendendo desejos e necessidades dos consumidores e usuários com satisfação, qualidade e lucratividade.
Não basta desempenhar qualidade no atendimento se os produtos não tiverem qualidade.
As cinco dimensões julgam as qualidades do serviços
Confiabilidade: capacidade de prestar um serviço com exatidãoResponsabilidade: disposição para auxiliar um cliente
Empatia: é demonstrar interesse e atenção
Tangibilidade: é a aparência das instalações físicas
Segurança: é a cortesia dos funcionários

Outros materiais