Buscar

Apol 1- nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
Considere a seguinte informação: 
“É papel da escola [...] facilitar a ampliação da competência comunicativa dos alunos, permitindo-lhes apropriarem-se dos recursos comunicativos necessários para se desempenharem bem, e com segurança, nas mais distintas tarefas linguísticas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em língua materna: A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 74. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre a escola e a produção verbal (oral e escrita), é correto afirmar que, para a escrita ser utilizada de forma significativa pelos alunos, é preciso que ela ocorra:
R: com o intuito de dizer algo a alguém.
Questão 2/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em muitos cursos de ensino superior ou de pós-graduação, os artigos científicos servem também como documento final, caracterizando-se como monografia, trabalho de conclusão do curso (TCC), dissertação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL, M. F.; VAISZ, M. L. Artigo Científico: Percorrendo caminhos para sua elaboração. In: SCHEIBEL, M. F.; VAISZ, M. L. (Org.). Artigo científico. p. 59-78. Canoas: ULBRA, 2006. p. 57. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre os gêneros textuais, é correto afirmar que o artigo científico:
R: é um texto produzido com a finalidade de registrar os resultados de uma pesquisa realizada.
Questão 3/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma gramática – que nada mais é do que o resultado de uma (longa) reflexão sobre a língua; aquele que nunca refletiu sobre a linguagem pode decorar uma gramática, mas jamais compreenderá o seu sentido”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: Exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1996. p. 64. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre texto, textualidade e interação verbal, é correto afirmar que a unidade básica de comunicação deve ser:
R: o texto completo e contextualizado.
Questão 4/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LISPECTOR, C.; NOLASCO, E. C. Clarice Lispector: Nas entrelinhas da escritura. São Paulo: Annablume, 2001. p. 124. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre os gêneros textuais “resumo” e “resenha”, é correto afirmar que:
R: ambos são de natureza diversa e assumem diferentes configurações, em atendimento às necessidades dos usuários da língua, nos varia dos eventos de letramento.
Questão 5/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
“De fato, somente ao ganhar em fluência, graças ao processo criativo, é possível fazer as pazes com a escrita. É imprescindível a vontade firme, responsável por edificar uma nova competência”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZO, R. Escrita criativa: O prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 104. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre a resenha acadêmica, é correto afirmar que, nesse gênero textual, as críticas negativas devem ser:
R: feitas em tom objetivo e dirigidas à obra resenhada, e não ao autor da obra em questão.
Questão 6/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O estudo da variação linguística é complexo. Sua complexidade equivale à da própria ação humana, por sua vez, determinada por fatores biológicos, psicológicos, sociológicos e culturais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 49. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a gramática que tem por objeto de estudo abordar a evolução linear de uma língua ao longo do tempo é chamada:
R: gramática histórica.
Questão 7/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Todos os falantes, mesmo quando se acreditam monolíngues (que não conhecem ‘línguas estrangeiras’), são sempre mais ou menos plurilíngues, possuem um leque de competências que se estendem entre formas vernaculares e formas veiculares, mas no quadro de um mesmo conjunto de regras linguísticas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CALVET, L. J. Sociolinguística: Uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. p. 114. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre texto e textualidade, os fatores de ordem interna ao texto, ou seja, que se relacionam com o material conceitual e linguístico do texto, com a organização das partes do texto, são:
R: coesão e coerência.
Questão 8/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os gêneros textuais representam uma estabilização de comportamentos sociais padronizados e consagrados que produzem efeitos específicos. Seja na oralidade ou no letramento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita: Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. p. 44. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, são exemplos de gêneros textuais que pertencem à esfera pública:
R: o artigo de opinião e a carta do leitor.
Questão 9/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Há usos e usos linguísticos. Alguns são postos em ação apenas pelos grupos populares, e sobre eles, em geral, apenas somos advertidos de que estão errados, nada mais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLORES, O.; SILVA, M. R. da. Da oralidade à escrita: Uma busca da mediação multicultural e plurilinguística. Canoas: Ed. Ulbra, 2005. p. 13. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre os gêneros textuais, ao escrever uma resenha escolar/acadêmica é preciso levar em consideração:
R: as relações entre as ideias principais apresentadas pelo autor.
Questão 10/10 - Prática Profissional: Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Ao trabalharmos as variedades linguísticas em sala de aula, estamos contribuindo para formar cidadãos capacitados para compreender e utilizar a linguagem adequadamente em seus diversos contextos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Ariosvaldo. Variação linguística e ensino: Contribuições da Sociolinguística para a sala de aula. <http://docplayer.com.br/10573317-Variacao-linguistica-e-ensino-contribuicoes-da-sociolinguistica-para-a-sala-de-aula.html>. Acesso em: 01 ago. 2016. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior,é correto afirmar que as variações linguísticas:
R: São sociais, culturais e históricas, uma vez que a língua se transforma com o tempo.

Outros materiais